Quais cidades no Peru são boas para quem gosta de natureza e trilhas?

Quero fugir do turismo tradicional e explorar paisagens naturais e trilhas no Peru, além de Machu Picchu. Alguma sugestão de lugares menos conhecidos com belezas naturais e boa estrutura para trekking?

1 curtida

Fiz exatamente isso na minha última viagem pro Peru! Queria fugir do óbvio e acabei descobrindo a trilha de Ausangate, perto de Cusco. Cara, é surreal.

Você caminha por montanhas com neve eterna, lagos coloridos, vilarejos que parecem parados no tempo… e ainda tem a chance de passar pela famosa Montanha das Sete Cores (Vinicunca) por uma rota alternativa bem menos movimentada.

É puxado, mas vale cada passo. Tem agências em Cusco que organizam tudo, com guia, barracas e até mulas pra carregar a bagagem. Recomendo demais.

1 curtida

Quando fui ao Peru, quis evitar a rota clássica de Machu Picchu, então escolhi a Trilha Salkantay. Ela é até conhecida, mas bem menos movimentada que a Inca tradicional.

A trilha passa por geleiras, florestas tropicais e paisagens que parecem saídas de outro planeta. A estrutura é boa, com acampamentos organizados e refeições incluídas. Eu dormi uma noite num domo de vidro com vista pro céu estrelado. Foi inesquecível!”

1 curtida

Já ouviu falar de Huayhuash? É uma cordilheira no norte do Peru que poucas pessoas exploram. Fica perto de Huaraz e é considerada uma das trilhas mais bonitas do mundo!

A caminhada é longa (tipo, mais de 100 km), então tem que estar com preparo, mas cada dia é um espetáculo diferente: lagos azuis, picos nevados, campos alpinos…

Eu fui com uma empresa local que cuidou de tudo, e mesmo sendo remoto, eles oferecem uma estrutura surpreendente.

1 curtida

Eu fugi completamente do circuito turístico e fui pra Reserva Nacional de Tambopata, na região de Madre de Dios. Não é trekking de montanha, mas é um paraíso natural!

Fiquei num lodge no meio da floresta amazônica, fiz trilhas na selva, vi macacos, jacarés e até onça de longe. Pra quem curte natureza crua, é uma experiência e tanto.

E a estrutura dos lodges é excelente comida boa, guias locais super preparados.

1 curtida

Quando estive em Huaraz, conheci a trilha da Laguna 69, que é um bate-volta puxado, mas espetacular.

A laguna é de um azul quase artificial, cercada por picos nevados. É um bom treino se você está pensando em trilhas maiores, tipo Huayhuash ou Santa Cruz.

A cidade de Huaraz tem boa estrutura e vários hostels e agências oferecem os passeios com transporte e guia.

1 curtida

Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

1 curtida

Fiz a Trilha Santa Cruz na Cordilheira Branca e me apaixonei! São quatro dias de caminhada, passando por vales gigantescos, rios cristalinos, e picos nevados incríveis.

Você dorme em acampamentos organizados e o visual muda a cada dia. É uma ótima alternativa pra quem quer natureza bruta e ainda assim uma logística acessível. Huaraz é a base pra isso, e dá pra organizar tudo por lá.

1 curtida

Uma dica que quase ninguém dá é a região de Choquequirao. É tipo um ‘Machu Picchu’ mais selvagem e vazio.

A trilha até lá é intensa, com muitas subidas e descidas, mas as ruínas são impressionantes, cercadas por montanhas e vegetação densa.

Ainda estão sendo escavadas, então tem aquele ar de descoberta. E o melhor: quase não tem turistas! Fui com guia, e acampei por 4 dias. Experiência transformadora.

1 curtida

Sou apaixonado por trekking e descobri um paraíso chamado Cañón del Colca, perto de Arequipa.

Além de ver os condores voando no alto do cânion (que é um dos mais profundos do mundo!), tem trilhas que descem até o fundo, onde tem um oásis com piscinas naturais.

Fiquei em hospedagens bem simples lá embaixo, mas super acolhedoras. É um rolê mais roots, mas com paisagens impressionantes e contato com comunidades locais.

1 curtida