Vi algumas fotos incríveis do deserto e da costa em Paracas. Alguém já foi? Vale a pena o passeio até as Ilhas Ballestas? Dá pra ver muitos animais?
Eu fui pra Paracas no ano passado durante uma viagem pelo sul do Peru e, sério, foi uma das experiências mais marcantes da minha vida.
O contraste entre o deserto e o mar é surreal você olha pra um lado e vê dunas douradas sem fim, e pro outro, aquele oceano Pacífico azul profundo.
Sobre as Ilhas Ballestas: eu quase não fui, achei que não teria tanto a ver comigo, mas fui convencido e ainda bem!
O passeio de barco é rápido e superorganizado, e já no caminho você vê o “Candelabro de Paracas”, que é um geoglifo gigante esculpido na areia, tipo as Linhas de Nazca.
Lá nas ilhas, vi muitos leões marinhos, pinguins-de-Humboldt, pelicanos e outras aves marinhas parecia um documentário da National Geographic ao vivo.
Acabei indo pra Paracas meio que no improviso, depois de passar por Huacachina. Foi uma excelente surpresa!
A cidade é bem tranquila, com um centrinho cheio de barquinhos, e os passeios de lancha pras Ilhas Ballestas saem cedinho.
Achei o passeio muito legal, especialmente por causa da quantidade de vida marinha. A gente viu centenas de aves voando em formação, pinguins empoleirados nas pedras e até um leão-marinho tomando sol numa pedra super isolada.
Levei binóculo e valeu muito a pena. O deserto de Paracas também é lindo demais, fiz um tour de quadriciclo até a Playa Roja, que tem areia avermelhada por causa da composição vulcânica. Valeu cada centavo!
Sim, fui pra Paracas e recomendo demais! É um lugar que parece estar em outro planeta. Fiz o passeio às Ilhas Ballestas bem cedinho, e o barquinho vai em alta velocidade, cortando o mar com aquele vento gelado no rosto.
Logo no começo, passamos pelo Candelabro e depois seguimos pras ilhas. É impressionante a quantidade de animais.
Vi muitos leões marinhos se espreguiçando nas pedras, além dos famosos pinguins-de-Humboldt, que são bem pequenininhos, mas uma fofura.
Também me encantei com a paisagem rochas com formatos curiosos e grutas que o mar esculpiu.
Se estiver com tempo, recomendo também fazer a Reserva Nacional de Paracas. Fiz trilhas curtas com vistas maravilhosas!
Eu estive em Paracas durante minha viagem de Lima até Arequipa. Parei por dois dias lá e foi tempo suficiente pra aproveitar bem.
O passeio às Ilhas Ballestas é imperdível, principalmente pra quem ama natureza. Vi centenas de aves, pinguins, e um dos momentos mais legais foi quando o barco desligou os motores e ficamos só ouvindo os sons dos leões marinhos.
O cheiro é forte, aviso logo, mas nada que estrague a experiência. Depois fui até a Reserva de Paracas, que é uma área protegida onde o deserto encontra o mar.
A Playa Roja e a Playa Lagunillas são incríveis! Fiquei encantado com a força da natureza ali.
Fui duas vezes pra Paracas e nas duas fiz o passeio às Ilhas Ballestas é aquele tipo de experiência que não enjoa. A primeira vez foi em janeiro, com céu azul e mar calmo.
A segunda foi em agosto, mais nublado, mas igualmente bonito. Os animais estão sempre lá. Ver pinguins no Peru é uma surpresa, e eles convivem com milhares de aves e leões marinhos.
Além disso, se der sorte, dá pra ver golfinhos no caminho. A última vez fiquei hospedado num hotel perto da marina, e dava pra ouvir os barquinhos saindo de manhã bem cedo.
Ah, e comi um ceviche fresquíssimo por lá, no restaurante Frida, perto do píer. Recomendo demais.
Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
Eu fui pra Paracas num mochilão pelo Peru e sinceramente não esperava muito, mas o lugar me conquistou.
As fotos que você viu devem ser da Reserva Nacional aquele visual de deserto dourado se encontrando com o azul do mar é surreal.
E sim, o passeio pras Ilhas Ballestas vale super a pena. O barco sai bem cedo (leve casaco, o vento é forte) e logo no início a gente vê o tal Candelabro de Paracas, que ninguém sabe direito quem fez.
As ilhas são um espetáculo à parte, com muitos leões marinhos, pinguins e aves. Pra quem curte natureza, é um passeio obrigatório. E se tiver tempo, aluga uma bike e vai pedalando pela reserva!
Paracas foi uma das paradas que mais me surpreenderam na viagem. Fiquei dois dias e fiz tudo com calma.
O passeio às Ilhas Ballestas foi incrível, sim, dá pra ver MUITOS animais, parece um zoológico natural. Os leões marinhos são enormes e fazem um barulho danado.
A costa é linda, cheia de formações rochosas, e a água bate nas pedras fazendo um som hipnótico. Também fiz o tour pela Reserva Nacional de Paracas e fui até a Playa Roja.
Que lugar mágico! A combinação de areia vermelha com mar azul é de tirar o fôlego. Levei um lanche e fiz tipo um piquenique nas pedras. Recomendo muito esse combo: ilhas + reserva.