Estou indo ao Peru em julho e queria dicas sobre o que levar na mala. O frio é intenso nas regiões de serra como Cusco e Arequipa? Precisa de roupas térmicas?
Fui ao Peru em julho do ano passado e posso te garantir: Cusco e Arequipa são geladas nessa época! Principalmente de manhã cedinho e à noite.
Durante o dia, quando o sol aparece, até esquenta, mas não se engane. Eu levei uma segunda pele térmica, fleece e um casaco corta-vento impermeável, e foi a melhor decisão que tomei.
Em Cusco, cheguei a pegar 1°C às 6 da manhã. Se você pretende fazer o Vale Sagrado ou ir a Machu Picchu saindo cedo, roupa térmica é essencial, ainda mais porque no trem e nas vans costuma estar frio também. Ah, e não esquece luvas, gorro e cachecol!
Olha, estive em Arequipa e Cusco em julho de 2022 e posso dizer que o frio me surpreendeu. Eu achei que seria um frio “suportável”, mas em Cusco peguei geada pela manhã.
As casas e hotéis normalmente não têm calefação, então mesmo pra dormir, a dica é levar pijama térmico ou meias grossas.
Durante o dia dá pra ficar com uma blusa mais leve, mas sempre com uma jaqueta à mão. Levei uma calça térmica da Decathlon, e usei praticamente todos os dias.
Em Arequipa o clima é um pouco mais seco e menos extremo, mas ainda assim venta bastante.
Fui com meu namorado em julho e a gente não se preparou direito… Achamos que só um casaco daria conta, mas Cusco nos deu uma lição!
O frio é seco, mas bem cortante. Principalmente se você for fazer alguma trilha como a da Laguna Humantay ou a Montanha das 7 Cores.
A gente precisou comprar luvas e gorros por lá. Leve roupas em camadas: segunda pele, fleece e um casaco corta-vento.
Não recomendo jeans fica gelado e desconfortável. Prefira calças térmicas ou de trekking. Em Arequipa estava mais ameno, mas à noite dava pra sentir frio sim, principalmente em lugares abertos como a Plaza de Armas.
Estive no Peru em julho com minha mãe. Ficamos uma semana em Cusco e depois fomos pra Arequipa.
Cusco é bem frio de manhã cedo, mas depois o sol esquenta um pouco. Mesmo assim, leve roupa térmica, principalmente se pretende visitar Pisac ou Ollantaytambo nas primeiras horas do dia.
Já em Arequipa, o clima era mais agradável, com um friozinho tipo outono brasileiro. A vista do vulcão Misti lá em cima do Mirador de Yanahuara é linda, mas o vento é gelado. Cachecol e gorro são indispensáveis!
Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Quantos dias são ideais para conhecer o Vale Sagrado dos Incas?
- É seguro viajar pelo Peru sozinho?
- Quais cidades no Peru são boas para quem gosta de natureza e trilhas?
- É possível visitar Machu Picchu sem guia? Vale a pena ou perde muita informação?
- Quais são os principais festivais e celebrações tradicionais no Peru?
- Como é a comida de rua no Peru? Dá pra comer bem gastando pouco?
Julho é inverno no Peru e eu senti MUITO frio em Cusco! O ar é seco, então o frio é diferente do Brasil.
A primeira noite dormi com blusa, calça térmica, meias e ainda cobertor pesado. Levei um casaco forrado com pluma sintética e foi o que me salvou.
Roupas térmicas fizeram toda a diferença, especialmente nas saídas para os passeios às 4 ou 5 da manhã.
Em Arequipa estava mais tranquilo, mas ainda assim não dispensava uma jaqueta leve. Uma dica: leve hidratante labial e creme pras mãos, porque o frio resseca demais a pele!
Fiz a trilha Salkantay em julho e, sinceramente, nunca senti tanto frio como no primeiro acampamento em Soraypampa.
Estava -5°C de madrugada! Roupas térmicas foram fundamentais. Se você for fazer alguma trilha ou sair cedo de Cusco, não economize nesse tipo de roupa.
Também recomendo uma balaclava ou um cachecol grande, porque o vento nas montanhas é cruel.
Em Arequipa, fiquei encantada com o Monastério de Santa Catalina, mas mesmo lá, nas áreas abertas, sentia aquele friozinho típico de cidades altas. Leve sempre uma camada extra.