Quais são os principais festivais e celebrações tradicionais no Peru?

Queria muito participar de alguma festa típica peruana durante minha viagem. Alguém sabe quando ocorrem os principais eventos culturais ou religiosos no país?

7 curtidas

Quando estive em Cusco, por acaso cheguei bem na época do Inti Raymi, que acontece todo 24 de junho.

É uma celebração incrível ao deus sol, que remonta aos tempos dos incas. A cidade toda entra em clima de festa, com desfiles, roupas típicas, encenações históricas e muita música andina.

A cerimônia principal acontece em Sacsayhuamán, um sítio arqueológico maravilhoso nos arredores de Cusco.

Eu recomendo demais alinhar sua viagem com essa data, foi uma das experiências mais marcantes que tive no Peru.

5 curtidas

Fui ao Peru em janeiro e acabei pegando a Festa da Virgen de la Candelaria, que ocorre em Puno, às margens do Lago Titicaca.

É considerada uma das maiores festas religiosas da América do Sul! São mais de duas semanas de danças folclóricas, trajes lindíssimos e procissões impressionantes.

O auge da festa é no dia 2 de fevereiro, mas a programação vai além. Me hospedei perto do centro de Puno e pude acompanhar os cortejos saindo da Igreja de San Juan Bautista. Uma vivência intensa da cultura andina.

5 curtidas

Olha, se tiver a chance de ir ao Vale do Colca, perto de Arequipa, em maio, você pode assistir à Festa da Cruz (Cruz de Mayo).

Eu fui por curiosidade e me surpreendi. A celebração mistura elementos católicos com tradições indígenas. As pessoas levam cruzes decoradas até os montes, dançam e fazem oferendas.

Em algumas comunidades, como Coporaque ou Yanque, a festa é bem autêntica e emocionante. Além disso, os visuais do vale são deslumbrantes cheguei a ver os condores voando por ali!

5 curtidas

Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas

Se sua viagem for no final de outubro, não perca o Señor de los Milagros, em Lima. É uma das procissões religiosas mais impressionantes que já vi.

Eu estava hospedada em Barranco e fui ao centro acompanhar a multidão milhares de fiéis todos vestidos de roxo, cantando e rezando.

A procissão é lenta e carregada de emoção. A imagem do Cristo Negro vai passando pelas ruas e as pessoas jogam flores, choram, agradecem. Me emocionei de verdade. É algo muito forte espiritualmente.

4 curtidas

Quando visitei o Vale Sagrado dos Incas, me recomendaram a Festa de Qoyllur Rit’i, que acontece no final de maio ou início de junho.

Fui com um grupo de turistas e guias locais até a montanha Sinakara, perto de Ocongate. A peregrinação é puxada, envolve subida a mais de 4 mil metros de altitude, mas é de arrepiar.

Milhares de devotos andam por horas (alguns dias) para chegar ao santuário. É uma mistura de fé católica com rituais ancestrais. Ver o amanhecer lá foi mágico.

5 curtidas

Eu queria muito participar de uma festa com mais música e dança, e acabei descobrindo o Carnaval de Cajamarca, em fevereiro.

Que surpresa boa! A cidade fica toda colorida, com comparsas (grupos de dançarinos), carros alegóricos, bandas tocando pelas ruas, e claro, muitas guerras de tinta e água!

Se prepare, porque ninguém escapa de ser pintado. É bem diferente do carnaval brasileiro, mas tem uma alegria contagiante. Cajamarca também é linda, cheia de história e igrejas coloniais.

6 curtidas