Quais cidades não podem faltar em um roteiro pela Itália de 10 dias?

Tenho 10 dias para explorar a Itália e estou tentando montar um roteiro equilibrado entre cidades históricas e lugares mais tranquilos. Roma e Veneza são obrigatórias, mas queria saber o que mais vale a pena incluir.

1 curtida

Quando estive na Itália com meu marido, a gente tentou exatamente esse tipo de roteiro misto. Começamos por Roma (3 noites), que é intensa e cheia de coisa pra ver.

Depois, pegamos um trem até Orvieto, na Umbria uma cidadezinha no alto de um penhasco, super charmosa e bem tranquila. Ficamos uma noite lá, foi quase uma pausa da correria.

De lá, fomos pra Florença (2 noites) e depois pra Veneza (2 noites). Nosso último dia foi em Verona, que é mais romântica e menos cheia.

Recomendo muito Orvieto se você quiser algo mais calmo, sem deixar de ser interessante. E a comida lá… meu Deus, que delícia!

1 curtida

Meu conselho é: se puder, alugue um carro por pelo menos parte da viagem. Eu fiz isso quando saí de Roma e fui explorando a Toscana.

Passei por cidades como San Gimignano e Montepulciano vinhedos, vilarejos medievais, comida maravilhosa e quase nenhum turista (dependendo da época). Dormi em uma vinícola, foi uma experiência surreal.

Depois devolvi o carro em Florença e segui de trem até Veneza. É uma forma de ver um lado da Itália que a maioria dos turistas não vê. E os italianos do interior são muito receptivos.

1 curtida

Eu também queria um roteiro que misturasse história com lugares mais tranquilos e acabei encaixando Lago di Como nos meus 10 dias.

Comecei em Roma (3 dias), depois peguei trem pra Florença (2 dias), Veneza (2 dias) e terminei com 3 noites no Lago di Como.

Aluguei um Airbnb em Varenna, que é bem mais pacata do que Como ou Bellagio. Acordar com vista pro lago e tomar café ao som das gaivotas foi o equilíbrio que eu precisava depois do ritmo intenso de Roma. Se tiver como, considere esse desvio!

1 curtida

Fiz um roteiro bem parecido com o que você está pensando. Roma e Veneza foram os pontos fixos e, no meio, coloquei Bolonha por sugestão de um amigo.

É uma cidade universitária, animada mas não lotada, com um centro histórico belíssimo e uma gastronomia fora do comum.

É fácil chegar de trem de Roma ou Florença, então serve como base também. Fiquei 2 dias lá e consegui ver bastante coisa sem pressa. E o melhor: é menos turística, então os preços também são mais amigáveis.

1 curtida

Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

1 curtida

Se você quiser algo histórico e mais tranquilo ao mesmo tempo, minha dica de ouro é Assis. Pouca gente coloca no roteiro, mas é uma cidade linda, cheia de espiritualidade e muito bem preservada.

Dá pra sentir a Itália medieval ali, e tudo é mais calmo do que nas grandes cidades. No meu roteiro, fiz: Roma (3 dias), Assis (1 dia), Florença (2), Veneza (2), e ainda encaixei um dia em Pádua antes de ir embora. Ficou corrido, mas compensou muito!

1 curtida

Acabei de voltar de uma viagem de 11 dias na Itália e o que mais me marcou foi o contraste entre Roma e Dolomitas. Roma é puro passado museus, ruínas, história viva em cada canto. Já os Dolomitas são paz total.

Eu fui pra uma cidade chamada Ortisei, que é tipo um vilarejo de conto de fadas no meio das montanhas.

Caminhadas, comida típica do Tirol, tudo muito diferente do resto do país. Foi como ter duas viagens em uma. Claro que a logística é mais complicada, mas valeu cada segundo.

1 curtida

Acho que ninguém falou de Siena, e é um crime deixar de fora! Ela fica pertinho de Florença e tem uma arquitetura medieval muito bem preservada.

É menor, então dá pra conhecer com calma. No meu roteiro, fiz: Roma (4 dias, porque amo história), Siena (1 dia), Florença (2), e Veneza (3).

Se eu pudesse mudar algo, tiraria 1 dia de Roma pra dormir em Siena a cidade à noite é outra coisa, toda iluminada e silenciosa. Muito romântica.

1 curtida