Estou querendo explorar a Sicília, mas não conheço muito bem a região. Quais cidades são mais indicadas para quem quer misturar praias, cultura e boa comida?
Ah, a Sicília… Eu estive lá no verão passado e foi uma das melhores experiências da minha vida! Se você quer combinar praias incríveis, cultura e uma comida que é de chorar de emoção, não pode deixar de visitar Taormina.
A cidade fica no alto de uma colina com vista para o mar Jônico e tem ruínas greco-romanas de tirar o fôlego.
Dá pra passar o dia na praia de Isola Bella e à noite curtir um jantar com frutos do mar fresquíssimos num restaurante com vista pro Etna. Eu ainda sonho com o cannolo que comi lá!
Eu fui pra Sicília numa viagem meio sem planejamento, só com o desejo de comer bem e relaxar, e acabei completamente apaixonado por Siracusa.
A parte da Ortígia, que é a ilha histórica, tem uma energia única… Ruas de pedra, piazzas com cafés, mercados com temperos e queijos locais.
E ao redor da cidade tem várias praias pequenas, mais escondidas, com aquele mar azul-turquesa que parece Photoshop. Se eu pudesse, voltava amanhã!
Fui com minha esposa no início da primavera e, olha, a Sicília nos surpreendeu demais. Uma cidade que nos encantou foi Cefalù.
É mais tranquila do que Taormina, mas tem uma praia lindíssima e um centrinho histórico super charmoso.
A gente subiu até a Rocca de Cefalù, que é tipo uma trilha com uma vista absurda da cidade e do mar.
E a comida… nossa! Um dos melhores arancini da viagem a gente comeu ali, numa vendinha simples perto da praça principal.
Você precisa considerar Palermo, principalmente se gosta de uma cidade mais agitada. É meio caótica, mas muito viva!
A mistura de influências árabes, normandas, espanholas e italianas está por toda parte nos edifícios, nas igrejas, nos mercados de rua (o de Ballarò é imperdível!).
Fora isso, a comida de rua é uma atração à parte: prove o pane con la milza se tiver coragem! E como bônus, tem praias próximas, como Mondello, que dá pra chegar de ônibus.
Eu sou o tipo de viajante que gosta de experiências autênticas, e por isso me apaixonei por Trapani e pela vila próxima chamada Erice.
Trapani tem um centro histórico lindo, um porto com barcos coloridos e, de lá, você consegue pegar um teleférico até Erice, que é como uma cidade medieval congelada no tempo.
A vista lá de cima é surreal. E falando de comida… o cuscuz de peixe típico da região é uma herança árabe maravilhosa que eu nunca tinha provado antes.
Se você quer praias de cair o queixo e ainda curtir cultura, não deixe de fora Noto. A cidade é um espetáculo do barroco siciliano, super bem preservada, e fica pertinho de algumas das praias mais lindas que eu já vi na Europa, como Calamosche e San Lorenzo.
Durante o dia a gente curtia o mar e à noite andava pelas ruelas iluminadas da cidade, tomando sorvete artesanal e ouvindo música ao vivo nas praças. Foi mágico!
Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- É necessário comprar ingressos antecipados para os museus na Itália?
- Quais cuidados devo tomar com golpes comuns na Itália?
- Posso usar o mesmo chip de celular em várias cidades da Itália?
- É possível viajar de trem pela Itália sem gastar muito?
- Como funciona a taxa de hospedagem na Itália?
- Quais são as cidades mais românticas da Itália para uma viagem a dois?
- Quanto se gasta em média por dia na Itália como turista?
- Preciso saber italiano para viajar pela Itália?
Minha dica é montar base em Catania. A cidade tem um lado bem autêntico, com um centro histórico que mistura decadência e beleza, mercados tradicionais e uma vibe mais urbana.
Mas o legal é que de lá dá pra fazer bate-voltas incríveis: subir o Monte Etna, visitar Taormina, ou até conhecer as praias da Riviera dei Ciclopi. A gente alugou um carro e rodou bastante.
E em termos de comida, é impossível se decepcionar. O pasta alla Norma é típico dali e muito saboroso.
Quando estive na Sicília, fiz questão de passar por Agrigento, por causa do Vale dos Templos um dos sítios arqueológicos mais impressionantes que já visitei.
Mas o que me pegou de surpresa foi o contraste entre a parte histórica e as praias próximas, como Scala dei Turchi.
É uma formação rochosa branca, linda, que parece esculpida à mão. Dá pra curtir o mar e ainda voltar pra cidade e jantar um peixe fresco com vinho local. Foi uma combinação perfeita.