Como são os trens noturnos na Itália? Vale a pena usar?

Viajar de trem pela Itália já é, por si só, uma experiência encantadora. Mas recentemente, decidi experimentar uma aventura diferente: os trens noturnos. Confesso que sempre tive uma pontinha de curiosidade sobre como seria dormir em movimento, cruzando paisagens italianas ao luar. Depois de vivenciar isso, posso dizer: foi surpreendente! E é sobre isso que quero compartilhar com você neste post.

O que são os trens noturnos italianos?

Os trens noturnos na Itália são chamados de Intercity Notte, operados pela Trenitalia. Eles conectam várias cidades importantes durante a noite, permitindo que você viaje enquanto dorme e economize uma diária de hospedagem.

Principais rotas dos trens noturnos

As rotas mais comuns incluem:

• Milão ↔ Nápoles
  • Roma ↔ Bolzano
  • Torino ↔ Lecce
  • Veneza ↔ Sicília (sim, até a ilha!)

Eles partem geralmente à noite (por volta das 21h ou 23h) e chegam ao destino final pela manhã (entre 6h e 8h).

Como é a experiência a bordo?

Antes de embarcar, eu estava cheia de dúvidas: “Será confortável?”, “Vou conseguir dormir?”, “É seguro?”. Então resolvi testar por conta própria, em um trecho Roma ↔ Lecce, e aqui vai um resumo da minha experiência:

Tipos de acomodações disponíveis

Você pode escolher entre diferentes categorias, que variam em conforto e preço:

Tipo de Assento Descrição Ideal para
Poltrona Assento reclinável simples, estilo avião Quem quer economizar ao máximo
Cabine Cuccetta (4 ou 6 camas) Compartilhada com outros passageiros, com beliches Grupos ou viajantes solo que topam dividir
Cabine Comfort (Deluxe) Cabine dupla ou individual, com cama e banheiro privativo Casais ou quem prefere mais privacidade

Eu optei pela cuccetta de 4 camas. Para minha surpresa, foi bem tranquila! A cama tinha lençóis limpos, uma pequena luz de leitura e havia silêncio na maior parte do trajeto. Dormi melhor do que imaginava.

Vantagens de usar o trem noturno

Vou listar aqui o que mais gostei da experiência:

• Economia de tempo: enquanto dormia, cruzava o país. Acordei já no meu destino.
  • Hospedagem economizada: uma noite de hotel a menos no orçamento.
  • Paisagens ao amanhecer: ver o sul da Itália acordando pela janela foi especial.
  • Boa pontualidade: meu trem chegou no horário certinho.

Desvantagens e pontos de atenção

Claro, nem tudo são flores. Algumas coisinhas podem incomodar:

• Privacidade limitada nas cabines compartilhadas;
  • Alguns trens são antigos, especialmente em rotas menos turísticas;
  • Chacoalha bastante – se você tem sono leve, pode ser um problema;
  • Não há muito o que fazer durante o trajeto, então leve um bom livro.

Dicas pessoais para aproveitar melhor

Depois dessa primeira viagem, fiz outras duas e peguei algumas manhas:

1. Reserve com antecedência se quiser uma cabine privativa.
  2. Leve fones de ouvido com música relaxante para ajudar a dormir.
  3. Use uma bolsa pequena com itens essenciais ao alcance da cama.
  4. Evite malas grandes, pois o espaço é apertado.
  5. Leve um lanchinho, pois nem sempre há serviço de bordo ativo durante a noite.

Então, vale a pena usar?

Se você me perguntar se eu voltaria a usar os trens noturnos na Itália, minha resposta é: sim! Claro que depende do estilo de viagem de cada um. Para quem gosta de praticidade, quer economizar uma diária de hotel, e está disposto a abrir mão de um pouco de conforto em troca de uma experiência diferente, é uma ótima pedida.

Mas se você é do tipo que só dorme em cama king-size com travesseiro de pluma, talvez prefira um hotel mesmo.

Usar os trens noturnos na Itália foi uma das experiências mais interessantes que já tive em viagens. Me senti em um filme europeu antigo, com aquele clima de mistério e encanto da noite. É uma forma diferente de viver o país, mais próxima do cotidiano italiano, com menos turistas e mais praticidade.

Se você tiver a chance, não deixe de experimentar ao menos uma vez. Talvez, como eu, você se surpreenda.

Adorei o post! Estava mesmo pensando em usar esse tipo de trem na minha próxima viagem pra Itália. Só fiquei com uma dúvida: *tem lugar pra carregar celular dentro das cabines?

1 curtida

Depende da categoria, viu? Eu fui numa cuccetta de 6 pessoas de Roma pra Palermo e só tinha uma tomada por cabine. Já minha esposa foi numa cabine deluxe com banheiro e tinha até USB. Então é bom levar powerbank por precaução!

1 curtida

Que post bom, vai me ajudar muito quando eu for pra lá!

1 curtida

Alguém sabe se esses trens são seguros pra quem viaja sozinho? Sempre tenho receio de dormir em transporte público à noite…

1 curtida

Olha, eu viajei sozinho de Milão até Nápoles e me senti seguro o tempo todo. Fiquei numa cabine feminina de 4 camas. Achei tranquilo, e o pessoal da Trenitalia passou conferindo bilhetes durante o percurso. Eu só me certifiquei de trancar a porta por dentro antes de dormir.

1 curtida