Vou passar por várias regiões italianas e queria muito aproveitar a gastronomia local. Existe algum prato típico imperdível em cidades como Nápoles, Florença e Milão?
Ah, essa pergunta me fez lembrar da viagem dos meus sonhos! Quando estive em Nápoles, não consegui resistir à tradicional pizza margherita. Mas não é qualquer pizza, viu?
Lá é um verdadeiro ritual: massa leve, molho de tomate San Marzano, mussarela de búfala e manjericão fresco.
E o forno a lenha dá aquele sabor defumado inconfundível. Já em Florença, o que me ganhou foi a bistecca alla fiorentina.
É uma carne alta, mal passada, grelhada com sal grosso e mais nada. E em Milão, o clássico é o risotto alla milanese cremoso, amarelinho por causa do açafrão, perfeito com um bom vinho branco.
Viajar pela Itália é uma experiência para todos os sentidos, especialmente o paladar. Em Nápoles, tive a melhor pizza da minha vida no bairro Spaccanapoli.
Sério, até hoje me emociono só de lembrar. Já em Florença, fiquei encantada com a simplicidade da ribollita, uma sopa espessa de pão e vegetais reconfortante e cheia de história.
Em Milão, fui direto ao ponto com o cotoletta alla milanese, uma espécie de bife empanado grosso e suculento. Uma delícia!
Sim, super recomendo explorar a culinária local! Quando fui pra Nápoles, além da pizza, experimentei um doce chamado sfogliatella, com massa crocante e recheio de ricota com toque cítrico… foi amor à primeira mordida!
Em Florença, pedi uma pappa al pomodoro, um prato rústico de tomate e pão, típico da cozinha toscana parecia comida de vó!
Em Milão, provei um ossobuco com risotto alla milanese, uma combinação clássica, super saborosa e muito bem servida.
Estive nessas três cidades no verão passado e fiz questão de provar os pratos mais autênticos. Em Nápoles, fui direto ao L’Antica Pizzeria da Michele, e não me arrependi: a pizza tinha só dois sabores no cardápio e ainda assim era surreal.
Em Florença, pedi a bistecca alla fiorentina para dividir com amigos. O garçom até trouxe a carne pra mostrar antes de preparar!
Já em Milão, me surpreendi com a leveza do risotto alla milanese o açafrão dá um sabor único, bem diferente do que temos no Brasil.
Fui à Itália justamente com essa intenção: explorar a gastronomia de cada região! Em Nápoles, descobri que a pizza lá é levada tão a sério que tem até regras para ser considerada “napolitana verdadeira”.
Comi uma de marguerita com borda inflada e o meio mais molinho… sensacional. Em Florença, provei a famosa bisteca mal passada e com bastante sabor, nada parecida com a carne que eu estava acostumado.
E Milão me ganhou com o ossobuco, cozido lentamente e servido com risotto. Uma combinação que fica na memória.
Olha, eu sou apaixonado por comida e acho que cada uma dessas cidades tem seus tesouros gastronômicos.
Em Nápoles, por exemplo, me deliciei com uma pizza fritta que comprei na rua é tipo uma pizza recheada e empanada, bem diferente e deliciosa.
Em Florença, comi uma lampredotto, um sanduíche feito com o quarto estômago da vaca (sim, é diferente, mas muito tradicional e saboroso!).
Em Milão, além do risoto, provei uma panettone artesanal mesmo fora da época de Natal nunca mais quis comer os industrializados.
Fui pra Itália fazendo um roteiro só pra provar os pratos típicos de cada região. Em Nápoles, foi a pizza, claro, mas o que me surpreendeu mesmo foi o cuoppo, um cone de frituras que se compra na rua, cheio de frutos do mar empanados perfeito pra comer caminhando.
Em Florença, me apaixonei pela simplicidade dos ingredientes. A pappa al pomodoro que comi parecia algo feito em casa, mas com um sabor incrível.
Em Milão, não resisti ao risotto alla milanese com ossobuco o tutano derretendo no arroz é uma coisa indescritível.
Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- É necessário comprar ingressos antecipados para os museus na Itália?
- Quais cuidados devo tomar com golpes comuns na Itália?
- Posso usar o mesmo chip de celular em várias cidades da Itália?
- É possível viajar de trem pela Itália sem gastar muito?
- Como funciona a taxa de hospedagem na Itália?
- Quais são as cidades mais românticas da Itália para uma viagem a dois?
- Quanto se gasta em média por dia na Itália como turista?
- Preciso saber italiano para viajar pela Itália?
- Quais são as melhores cidades para conhecer na Sicília?
Se você ama comida como eu, prepare o estômago e o coração. Em Nápoles, a pizza é praticamente uma instituição, mas não pare por aí. Prove o babà, um doce embebido em rum que é tão tradicional quanto a pizza.
Em Florença, fiquei impressionada com a bistecca, mas também com os crostini toscani, torradinhas com patê de fígado de frango.
Em Milão, me esbaldei com o risotto, mas a sobremesa que me pegou foi o panettone artesanal recheado com creme de pistache. Uma coisa de outro mundo.
Fiz esse roteiro em 2023 e te digo com toda sinceridade: aproveite cada refeição. Em Nápoles, cheguei a comer pizza duas vezes no mesmo dia.
A da pizzaria Sorbillo foi inesquecível. Em Florença, experimentei a trippa alla fiorentina, que é tripa cozida com tomate e queijo parece estranho, mas é tradicional e bem saboroso.
E em Milão, comi num restaurante mais elegante um risotto alla milanese tão bom que quase pedi um segundo prato. A cremosidade e o perfume do açafrão são marcantes.