Estou planejando uma viagem para Bariloche e gostaria de saber quando ir para esquiar ou aproveitar o verão.
Se você ama esportes na neve, tem que ir entre julho e setembro. Se trilhas preferem, lagos e temperaturas mais amenas, vá no verão, entre dezembro e fevereiro. Eu diria que não há época ruim, só experiências diferentes.
A escolha da melhor época depende do que você quer fazer, no inverno, Bariloche é perfeita para esquiar no Cerro Catedral, fazer passeios de trem e brincar na neve.
Se for no verão, pode conhecer o Circuito Chico, explorar a Rota dos Sete Lagos e até curtir praias algumas de lago. Além disso, no verão os dias são bem mais longos, com sol até 21h, o que permite aproveitar mais.
Se o seu objetivo principal é ver neve e esquiar, recomendo ir entre o final de junho e agosto. Julho é o auge da temporada, mas também a época mais cara e movimentada.
Olha, um amigo meu foi para Bariloche no inverno e amou a neve, mas disse que os preços eram bem altos e que a cidade estava lotada. Já outro foi no verão e se encantou com as trilhas e os lagos cristalinos, além de gastar bem menos.
Se você quiser evitar multidões, minha sugestão é evitar julho, porque a cidade fica cheia de turistas, especialmente brasileiros.
Para esquiar com menos pessoas, vá entre a segunda quinzena de agosto e o começo de setembro. Agora, se preferir tranquilidade sem neve, o outono (abril e maio) e a primavera (outubro e novembro) são ótimas escolhas.
No inverno, entre junho e setembro, você pode esquiar, ver a cidade coberta de neve e sentir aquele clima europeu.
Escolher a melhor época para ir a Bariloche também depende do seu orçamento. O inverno, principalmente julho, é a alta temporada, com preços mais elevados para hospedagem e passeios, além da cidade estar cheia de turistas, principalmente brasileiros.
Já no verão, os preços caem, há menos gente e você pode aproveitar melhor as atrações ao ar livre sem precisar gastar tanto.
Se seu foco para esquiar, agosto pode ser uma alternativa mais econômica do que julho, mas se quer um destino bonito e mais barato, o verão é uma ótima.
Olha, eu já fui para Bariloche no inverno e no verão, e posso te garantir que são duas viagens completamente diferentes.
Oi, tudo bem? Bariloche é um destino incrível e muda completamente de acordo com a época do ano!
Se você quer esquiar, o ideal é viajar entre o final de junho e setembro, quando as estações de esqui estão abertas e há maior chance de neve.
Julho é o mês mais movimentado e caro por causa das férias escolares, então, se possível, agosto ou o começo de setembro podem ser boas opções para pegar neve sem tanta lotação.
Agora, se você prefere aproveitar o verão, com dias longos, temperaturas mais amenas e passeios ao ar livre, os meses de dezembro a fevereiro são ideais.
Dá para fazer trilhas, andar de caiaque nos lagos e curtir paisagens incríveis, embora algumas noites possam ser frias. Além disso, os preços são mais acessíveis do que no inverno.
A melhor época para ir a Bariloche depende do que você quer fazer e do tipo de experiência que busca.
Verão (Dezembro a Fevereiro)
Esse é o período ideal para quem gosta de caminhadas, passeios de barco e atividades ao ar livre.
As temperaturas são temperaturas, com médias em torno de 14ºC, podendo passar dos 20ºC nos dias mais quentes.
Além disso, a vegetação é exuberante, tornando essa uma ótima época para conhecer a Patagônia.
Inverno (Junho a Setembro)
Se o seu objetivo é esquiar ou praticar snowboard, o inverno é a melhor escolha. Com temperaturas variando entre 2,5ºC e -3ºC, a neve geralmente começa a se acumular a partir de julho, deixando a cidade com aquele cenário típico de inverno europeu.
É o período mais movimentado do ano, especialmente em julho, quando as férias escolares lotam as estações de esqui. Para quem busca neve, mas quer evitar multidões, agosto costuma ser uma opção melhor.
Primavera e Outono (Abril, Maio, Outubro e Novembro)
Essas estações são ideais para quem deseja explorar Bariloche com temperaturas mais amenas e um menor fluxo de turistas.
O clima pode variar bastante ao longo do dia, com temperaturas variando de 0°C a 20°C, então é bom estar preparado para mudanças repentinas. Além disso, por ser baixa temporada, os preços de hospedagem e passeios costumam ser mais acessíveis.
Independentemente da época do ano, uma ótima dica para economizar na viagem é procurar restaurantes baratos em Bariloche .
A cidade tem diversas opções de refeições acessíveis, desde tradicionais até cafeterias aconchegantes.
Confira aqui outros conteúdos interessantes:
https://viajantes.net/t/onde-e-mais-frio-bariloche-ou-ushuaia/1754
https://viajantes.net/t/qual-e-o-melhor-bairro-para-ficar-em-bariloche/2393