Gente quero saber o que acontece se eu perder o voo?
Amigo, você tem três opções:
- Você pode se encaixar no próximo voo disponível.
- Você pode remarcar o seu voo para outro dia.
- Você pode cancelar a sua passagem e solicitar reembolso.
Se perder um voo, você pode se apresentar ao próximo voo disponível, remarcar para outro dia ou cancelar e solicitar reembolso, mas podem haver multas.
A Gol, por exemplo, cobra R$ 350 ou 100% da tarifa para remarcar. Não cancelar a reserva pode resultar em taxa de no-show. Se perder uma conexão, suas malas podem ser despachadas para o destino final; procure o balcão da companhia e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).
Com mais de uma hora de espera, a companhia deve oferecer comunicação gratuita; após duas horas, alimentação; e após quatro horas, hospedagem e transporte.
Amigo, eu acho melhor você entrar em contato com a companhia aérea o mais rápido possível, porque já tive amigos que se lascaram com essa situação.
Amigo, entre em contato com a companhia aérea e remarque o voo o mais rápido possível. Se você esperar, pode acabar enfrentando multas ou outras complicações. Já vi pessoas passarem por isso e é melhor resolver logo para evitar problemas maiores.
Se perder um voo, você pode:
- Solicitar o reembolso da passagem aérea.
- Pedir realocação no próximo voo para o mesmo destino e com a mesma programação de escalas.
- Solicitar o reembolso da taxa de embarque.
A companhia aérea deve fornecer assistência material se o voo for perdido por overbooking ou falha da companhia. Regras específicas podem variar entre as companhias:
- Gol: Permite apresentação até uma hora após a decolagem. Se houver um voo disponível em até 6 horas, você pode embarcar no próximo voo, mas com uma taxa adicional.
- Latam: Oferece um reembolso de 30% se menos de 70% dos pontos utilizados vencerem.
- A taxa de remarcação não pode exceder 5% do valor do bilhete, conforme o artigo 733 do Código Civil.
Se forem cobradas taxas abusivas, você pode registrar uma queixa no Procon ou em um Juizado Especial de Pequenas Causas.

já perdi um voo este ano e acabei embarcando em outro voo com a Gol. Apesar do perrengue inicial, deu tudo certo no final!
Nunca perdi um voo porque sempre fico atenta à data e hora, mas é bom ler essas dicas para estar preparado caso isso aconteça.
Eu já perdi um Voo por apenas 5 minutos de atraso devido ao trânsito em São Paulo. Consegui embarcar em outro voo, mas tive que pagar uma taxa. Vocês sabiam que, nessa situação, o passageiro tem o direito de cancelar o bilhete e solicitar reembolso? É possível que uma taxa seja cobrada, mas a multa não pode ultrapassar 10% do valor do bilhete.
Sei que o passageiro tem direito ao reembolso da taxa de embarque, que é destinada à manutenção dos aeroportos. Esse reembolso pode ser solicitado no prazo de até um ano a partir da data de emissão do bilhete.
Pessoal, sobre remarcação: o passageiro tem a opção de remarcar o voo, porém pode ser necessário pagar uma taxa. Caso sinta que seus direitos foram violados, é possível registrar uma queixa formal no Procon ou até mesmo entrar com um processo judicial contra a companhia aérea. Para evitar perder o voo, é fundamental chegar ao aeroporto com antecedência. A recomendação é de, pelo menos, 2 horas e 30 minutos antes para voos nacionais e 3 horas e 30 minutos para voos internacionais.
Aqui vai uma dica para vocês: quando você perde o voo, é possível ter direito a um reembolso. Nesse caso, entre em contato com a companhia aérea para verificar a possibilidade de reembolso ou de embarcar em outro voo. A maioria das companhias cobra uma multa, taxas de remarcação e a diferença tarifária para oferecer essa opção.