Pretendo incluir uma passada pela Bolívia entrando por Rondônia, mas tô em dúvida sobre como funciona a travessia da fronteira. Precisa de passaporte? Vacinas? Tem alguma dica pra não ter dor de cabeça?
Sim, é possível atravessar a fronteira para a Bolívia a partir de Rondônia.
Para brasileiros, normalmente não é exigido visto, mas é obrigatório apresentar um documento de identificação válido, como o RG em bom estado ou o passaporte, além de atender aos demais requisitos exigidos para a entrada no país.
Se você pretende cruzar a fronteira para a Bolívia por Rondônia, a travessia mais comum é pelo porto de Guajará-Mirim até a cidade boliviana de Guayaramerín. Para brasileiros, normalmente não é necessário visto para entrar na Bolívia a turismo por até 90 dias.
Basta apresentar um documento de identificação válido, que pode ser RG em bom estado (com foto recente) ou passaporte.
Além disso, é obrigatória a apresentação do comprovante da vacina contra febre amarela, tomada pelo menos 10 dias antes da viagem o Certificado Internacional de Vacinação pode ser emitido gratuitamente pela Anvisa.
Em situações normais, a travessia é feita de barco, pois ainda não existe uma ponte ligando os dois lados, embora já exista um projeto em andamento, vale a pena verificar antes da viagem se o porto está funcionando normalmente, porque já houve casos de fechamento temporário da fronteira por crises locais.
Dicas para evitar dor de cabeça:
- Leve sempre o RG ou passaporte original (cópias não são aceitas).
- Tenha o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela em mãos.
- Leve dinheiro em espécie (reais ou bolivianos), pois cartões podem não ser aceitos.
- Informe-se sobre o funcionamento da fronteira no dia anterior à sua passagem.
- Evite comprar produtos em excesso ou proibidos para não ter problemas na volta ao Brasil.
Recomendo dá uma olhada nesses conteúdos aqui abaixo:
Eu cruzei essa fronteira no ano passado saindo de Guajará-Mirim para Guayaramerín e achei bem tranquilo. Você precisa ter no mínimo o RG original e em bom estado.
Outra coisa importante é a vacina contra febre amarela, eles podem exigir o comprovante, principalmente se você for seguir viagem para outras cidades na Bolívia.
Fui pra Bolívia partindo de Rondônia pra fazer umas comprinhas em Guayaramerín, e foi bem simples atravessar.
Eu usei meu RG, mas me avisaram que precisa estar bem conservado, senão eles podem barrar. Se você tem passaporte, melhor ainda. Também levei meu cartão de vacinação com a febre amarela atualizada.
Eu e minha esposa fizemos essa travessia em 2023 e foi uma experiência diferente, porque não tem ponte, a travessia é feita de barco mesmo.
A gente levou o passaporte, mas vimos muita gente usando só o RG. Não pode esquecer a vacina da febre amarela, algumas pessoas foram barradas por causa disso.
Eu fui de carro até Guajará-Mirim com meus amigos e queríamos atravessar só pra conhecer Guayaramerín. Não precisa de visto, mas eles exigem documento oficial.
Eu amo essas travessias de fronteira e a da Bolívia por Rondônia foi uma das mais tranquilas que já fiz.
Não precisa visto pra turismo de até 90 dias, e eu usei só meu RG mesmo. Mas tem que estar em bom estado, porque eles conferem bem.