Pretendo visitar Rondônia, mas estou em dúvida sobre qual época é melhor. Tem estação chuvosa? Muito calor? Se alguém já foi em meses diferentes, pode compartilhar como é o clima por lá?
O clima em Rondônia é predominantemente equatorial úmido, marcado por temperaturas elevadas e alta umidade ao longo do ano. As médias anuais variam entre 25°C e 27°C. A melhor época para visitar a região é durante a estação seca, que ocorre entre os meses de junho e agosto.
Durante todo o ano, o clima em Rondônia é quente e abafado. As temperaturas geralmente variam entre 21 °C e 34 °C, raramente ficando abaixo dos 18 °C ou ultrapassando os 36 °C.
Sim, Rondônia tem duas estações bem definidas, a chuvosa e a seca, e entender essas diferenças pode te ajudar bastante a escolher o melhor momento para visitar.
Estação Seca (maio a setembro)
Esse é o período mais indicado para turismo, principalmente se você pretende explorar trilhas, cachoeiras, parques e fazer passeios de barco.
As chuvas são raras, o clima é um pouco mais ameno embora ainda quente e as estradas estão em boas condições. É ideal para visitar lugares como o Parque Nacional da Serra dos Pacaás Novos e aproveitar eventos como o Festival de Inverno de Ouro Preto do Oeste, que acontece em julho.
Estação Chuvosa (outubro a abril)
Nessa época, as chuvas são frequentes e intensas, especialmente em janeiro e fevereiro. A umidade é alta e o calor pode ficar bem opressivo.
Por outro lado, a paisagem fica super verde e algumas cachoeiras ganham força, criando cenários lindíssimos. Mas atenção: algumas trilhas e acessos a áreas naturais podem ficar comprometidos por causa das chuvas.
O clima em Rondônia é quente o ano todo, com temperaturas geralmente entre 21 °C e 34 °C, raramente abaixo de 18 °C ou acima de 36 °C. A sensação térmica pode ser ainda mais alta devido à umidade.
Caso tenha interesse, dá uma olhada nesses conteúdos aqui:
Eu já fui a Rondônia algumas vezes a trabalho e também para turismo, e posso dizer que o clima é basicamente quente e úmido o ano todo.
Durante o verão amazônico, que é mais ou menos de junho a setembro, tem pouca ou quase nenhuma chuva, então é bem melhor pra quem quer visitar pontos turísticos, parques cachoeiras.
Já entre novembro e março, chove quase todo dia, principalmente à tarde. A natureza fica mais bonita, mas nem sempre dá pra fazer trilha ou dirigir em estrada de terra.
Estive em Rondônia em julho do ano passado e achei uma época excelente pra visitar. Peguei dias ensolarados, calor suportável e sem aquela umidade sufocante que normalmente me incomoda em clima tropical.
Fui em fevereiro e, sinceramente, não recomendo pra quem não gosta de chuva. Chovia praticamente todos os dias.
Eu costumo viajar com a família nas férias escolares, e fomos pra Rondônia em julho.
Achei ótimo porque o clima estava mais seco, o que ajudou muito com crianças pequenas. Visitamos vilarejos, fizemos passeio de barco, conhecemos algumas cachoeiras.
Sou de São Paulo e fui pra Rondônia a trabalho em abril, achei o clima bem pesado muito quente e úmido. Não era a época mais chuvosa, mas ainda assim peguei bastante pancada de chuva no fim da tarde.
Durante o dia era sol forte, e no fim da tarde vinha aquele temporal clássico. Foi interessante, porque não chegou a atrapalhar tanto os passeios, mas me deixou em alerta pra programar bem os horários.
Já fui a Rondônia em diferentes épocas por causa de parentes que moram lá. Na minha opinião, o melhor período é entre junho e agosto mesmo, quando tem menos chuva.