Tenho vontade de explorar Rondônia, mas viajando sozinho. Queria saber como é a questão de segurança nas cidades e nas áreas mais afastadas. Alguém já foi sozinho e pode compartilhar como foi a experiência?
Viajar sozinho por Rondônia pode ser tranquilo, sim desde que você tome os cuidados básicos, como em qualquer lugar.
As principais cidades e áreas turísticas costumam ser seguras, mas é sempre bom ficar atento ao redor e evitar andar sozinho à noite em locais pouco movimentados. Com um pouco de planejamento e cautela, dá pra aproveitar bastante a viagem.
Oi, eu viajei sozinho por Rondônia e posso te dizer que, com os cuidados certos, dá pra curtir bastante e com segurança. As cidades maiores, como Porto Velho têm estrutura e, no geral, são seguras durante o dia mas como em qualquer lugar, é bom evitar áreas isoladas ou mal iluminadas à noite.
Nas áreas mais afastadas, como regiões de floresta ou comunidades ribeirinhas, o ideal é ir com alguma agência local ou guia de confiança, tanto pela segurança quanto pela experiência mais rica. O pessoal por lá costuma ser bem receptivo, e me senti acolhido na maior parte do tempo.
Viajei sozinho por Rondônia no ano passado e tive uma experiência muito positiva. A segurança vai muito de como você se organiza.
Olha, também tive essa dúvida antes de ir, mas acabei encarando e não me arrependi. Rondônia tem muitos lugares incríveis, mas nem sempre tem estrutura turística como em destinos mais famosos.
Morei em Rondônia por alguns anos e ainda volto lá de vez em quando. Para quem vai viajar sozinho, o mais importante é pesquisar bem os lugares que pretende visitar.
Viajei de ônibus entre cidades e fiquei em pousadas mais simples. Em todos os lugares fui muito bem tratado.
Claro, tem que ter atenção como em qualquer lugar eu evitava sair à noite em locais que não conhecia, e tentava sempre conversar com os moradores sobre o que era ou não seguro.
O estado é grande, e algumas atrações ficam bem longe uma das outras. Em termos de segurança urbana, não tive problemas, mas usei transporte por aplicativo ou mototáxi de confiança sempre que possível.
Passamos por Rondônia numa rota maior pela Amazônia. Rondônia me surpreendeu positivamente encontrei gente acolhedora, paisagens lindas e muita tranquilidade.
Segurança em Rondônia vai depender muito do seu perfil de viagem. Se for turismo urbano e cultural, dá pra ir sozinho tranquilamente, só tendo cuidado com áreas mais isoladas das cidades.
Olha, aqui no site Viajantes temos muitos conteúdos interessantes, dá uma olhada:
- É tranquilo viajar de carro pelo interior de Rondônia? As estradas são boas?
- Alguém já fez um mochilão por Rondônia? Quais cidades vale incluir no roteiro?
- Quais são os museus ou centros culturais mais interessantes em Rondônia?
- Quais cidades de Rondônia são mais indicadas para quem gosta de turismo rural?
- Tem algum passeio de barco legal nos rios da região de Rondônia?