[color=red]Viajar com mais conforto e exclusividade[/color] é um dos desejos mais comuns de quem acumula milhas e status em programas de fidelidade de companhias aéreas.
No Brasil, algumas companhias se destacam ao oferecer upgrades ilimitados para seus clientes elite, proporcionando uma experiência mais agradável e sofisticada.
Neste artigo, [color=blue]compartilho um pouco da minha própria experiência e trago detalhes sobre as empresas que tornam isso possível[/color]. Vamos lá! ![]()
O que são upgrades ilimitados?
Antes de falar sobre as companhias, é importante entender o conceito.
Upgrades ilimitados permitem que passageiros frequentes de uma determinada companhia [color=purple]possam ser promovidos a uma classe superior[/color] (como executiva ou primeira classe) sem custo adicional, desde que haja assentos disponíveis e que cumpram os requisitos do programa de fidelidade.
Agora, vamos ver como essas políticas funcionam nas companhias que operam aqui no Brasil.
Aeromexico Rewards: Uma Experiência Internacional
A Aeromexico é uma das companhias que surpreende com sua política de upgrades. Como membro do Aeromexico Rewards, você pode ter acesso a upgrades ilimitados, mas é claro, isso depende do seu nível no programa.
- Nível Prata: Upgrades de cortesia para rotas domésticas, mas com última prioridade. Eu mesmo já estive nessa situação e, embora a espera possa ser longa, valeu a pena para um voo mais confortável.
- Nível Ouro: Um grande benefício aqui é poder solicitar upgrades 24 horas antes do voo, e ainda pode levar um acompanhante!

- Nível Platinum: Com mais antecedência (72 horas antes do voo), você já garante seu upgrade e de seu acompanhante.
- Nível Titânio: Esse é o topo do topo! Solicitação de upgrades 120 horas antes do voo, o que dá tranquilidade para viajar sempre com conforto.
Dica Pessoal: Uma vez, consegui um upgrade de última hora com meu status Platinum, e posso dizer que a experiência foi incrível, principalmente em voos longos.
Azul Fidelidade: Conforto Garantido no Espaço Azul
Se você é cliente fiel da Azul, já deve conhecer o Espaço Azul, que oferece mais espaço para as pernas e embarque prioritário, quase uma “premium economy”.
- Como viajar usando pontos?
- Tem voo low cost no Brasil?
- Tem como escolher assento no avião sem pagar?
- 5 Estratégias para acelerar o acúmulo de Milhas!
Os clientes Diamante têm acesso ilimitado a esses assentos nos voos domésticos, o que [color=red]torna cada viagem um pouco mais agradável[/color], especialmente para quem viaja frequentemente.
Eu uso bastante esse benefício, e confesso que poder embarcar antes e garantir um assento mais espaçoso faz toda a diferença, principalmente nos voos curtos pelo Brasil.
GOL Smiles: Conforto nas Primeiras Fileiras
Assim como a Azul, a GOL oferece aos seus clientes Diamante o acesso ilimitado aos assentos GOL + Conforto em voos nacionais.
[color=gree]Esses assentos ficam nas primeiras fileiras do avião e incluem embarque prioritário[/color], o que facilita muito a vida de quem está sempre correndo de um voo para outro, como eu.
Sabe aquele voo no final da tarde, em que você só quer um pouco mais de espaço para relaxar?
Os assentos GOL + Conforto são perfeitos para isso, e a melhor parte é que, como cliente Diamante, você pode usufruir desse benefício sem limites. ![]()
LATAM Pass: Generosidade nos Upgrades
A LATAM é, sem dúvida, [color=purple]uma das companhias mais generosas[/color] em relação a upgrades para clientes elite.
Se você é Black ou Black Signature, está em vantagem, especialmente se viaja pela América do Sul.
- Clientes Black Signature: Para voos dentro da América do Sul, os trechos de upgrade são ilimitados para o titular e 6 trechos para acompanhantes. Em voos fora da América do Sul, o titular tem 14 trechos disponíveis para compartilhar com acompanhantes.
- Clientes Black: Dentro da América do Sul, o titular tem também trechos ilimitados, mas são apenas 4 trechos para acompanhantes. Fora da América do Sul, são 8 trechos para o titular, compartilháveis.
Já tive a oportunidade de experimentar um upgrade pela LATAM em um voo para o Chile, e posso garantir que a experiência foi de outro nível. As poltronas mais largas e o atendimento diferenciado realmente fazem valer a pena o status no programa LATAM Pass.
Minhas dicas finais
Como alguém que viaja bastante e já experimentou alguns desses programas, posso afirmar que os upgrades ilimitados podem transformar a maneira como você viaja.
Claro, é sempre bom lembrar que esses benefícios estão sujeitos à disponibilidade, mas com um pouco de planejamento, é possível aproveitar ao máximo.
- Programe-se com antecedência: Em alguns programas, quanto mais cedo você solicitar o upgrade, maiores são as chances de conseguir.
- Leve um acompanhante: Muitos desses benefícios se estendem a um acompanhante, o que é ótimo para quem viaja com amigos ou familiares.
- Aproveite cada upgrade: Não deixe de usar seus benefícios. Afinal, eles estão aí para melhorar sua experiência de viagem!

E você, já experimentou algum desses upgrades ilimitados? Tem alguma dica ou experiência para compartilhar? Estou curioso para saber como foi sua jornada!