Gostaria de conhecer mais sobre a produção de vinho em Santa Catarina. Como posso explorar isso?
Ah, você vai adorar explorar a produção de vinho em Santa Catarina! Eu fui para a Serra Catarinense no ano passado e visitei algumas vinícolas incríveis.
Comecei minha jornada em São Joaquim, uma das regiões mais famosas por seus vinhos de altitude.
Fui à vinícola Villa Francioni, onde fiz um tour pelos vinhedos e participei de uma degustação de vinhos.
Eles têm rótulos maravilhosos e o ambiente é super acolhedor. Além disso, visitei a vinícola Monte Agudo, que oferece uma experiência diferenciada com direito a piquenique nos vinhedos.

A vista é de tirar o fôlego, principalmente ao pôr do sol! Recomendo que você reserve um tempo para explorar essas vinícolas e aproveitar cada momento
Eu tive uma experiência incrível explorando a rota dos vinhos em Santa Catarina. Uma das melhores partes da viagem foi conhecer a vinícola Pericó, em São Joaquim.
Lá, aprendi muito sobre como o clima e a altitude da região influenciam na qualidade das uvas e, consequentemente, dos vinhos.
Outra parada imperdível foi na vinícola Leone di Venezia, que tem uma produção inspirada nos métodos italianos.
O passeio pelos vinhedos e a degustação dos vinhos me fizeram sentir na Toscana!
Se você gosta de enoturismo, vale a pena também visitar a vinícola Quinta da Neve, famosa pelos seus vinhos brancos de alta qualidade. Cada visita foi única e enriquecedora.
Santa Catarina tem se destacado muito na produção de vinhos de qualidade, especialmente na região de São Joaquim e Urubici.
Quando fui, fiz questão de incluir no meu roteiro a vinícola D’Alture, que oferece um tour super completo pelos vinhedos e pela área de produção.
O que achei mais interessante foi a oportunidade de provar vinhos que estão em desenvolvimento, diretamente dos barris.
Também passei pela vinícola San Michele, que é menor, mas oferece uma experiência muito intimista.
O pessoal lá foi super atencioso e compartilhou muitas histórias sobre a evolução da produção de vinho na região.
A gastronomia local também é um espetáculo à parte, com pratos que harmonizam perfeitamente com os vinhos
Santa Catarina é um local que possui diversos pontos turísticos. Além das vinícolas, tenho certeza que você vai se maravilhar com outros locais.
Inclusive, se você quiser enriquecer ainda mais o tempo que vai passar no local, recomendo bastante a leitura desses tópicos aqui:
Se você ama vinho tanto quanto eu, Santa Catarina é um destino que não pode faltar no seu roteiro.
Quando estive lá, explorei várias vinícolas, e o que mais me chamou a atenção foi a diversidade de estilos de produção.
Comecei pelo Vale dos Vinhedos, onde visitei a vinícola Vinhedos do Monte Agudo. Além da degustação, eles oferecem um passeio guiado pelos vinhedos com direito a uma explicação detalhada sobre o processo de produção.
Depois, fui até Urupema, onde conheci a vinícola Villaggio Bassetti. Fiquei encantado com a paixão da família que cuida de cada detalhe da produção.
Para finalizar, se puder, reserve um tempo para fazer o Caminho dos Vinhos em São Joaquim, que é uma rota com várias vinícolas em sequência, permitindo um dia inteiro de imersão no mundo do vinho.
Se você gosta de enoturismo, vale a pena também visitar a vinícola Quinta da Neve, famosa pelos seus vinhos brancos de alta qualidade. Cada visita foi única e enriquecedora. Santa Catarina tem se destacado muito na produção de vinhos de qualidade, especialmente na região de São Joaquim e Urubici.