O que esperar da culinária holandesa? Tem pratos típicos que valem a pena provar?

Estou curioso sobre a gastronomia da Holanda. Sei que não é um destino muito famoso pela comida, mas será que existem pratos típicos interessantes? Queria saber se vale a pena experimentar o arenque cru, as batatas com maionese, stroopwafel, entre outros. Também aceito dicas de restaurantes acessíveis!

4 curtidas

A culinária da Holanda se destaca pela simplicidade e por pratos fartos, fortemente influenciados pelas tradições agrícolas e pesqueiras do país.

3 curtidas

Sim, a gastronomia da Holanda pode surpreender e muito, o país não seja o mais lembrado quando se fala em destinos gastronômicos na Europa, ele oferece uma culinária única, com sabores marcantes, pratos substanciais e uma boa dose de curiosidade para quem gosta de experimentar coisas novas.

Você vai encontrar pratos típicos que refletem a história agrícola e pesqueira do país, com ingredientes como batatas, peixes, queijos e carnes defumadas no centro das preparações.

Vale a pena experimentar o arenque cru?

Sim, o arenque holandês, é um dos pratos mais tradicionais e autênticos da culinária local. Ele é servido cru, geralmente com cebola picada e picles.

As famosas batatas com maionese?

As batatas fritas holandesas crocantes, e ganham destaque pelos molhos diferenciados. Você encontra essas delícias facilmente nas ruas, feiras e quiosques, principalmente nas regiões turísticas.

Stroopwafel

Um verdadeiro clássico holandês, é formado por duas camadas finas de massa crocante recheadas com caramelo.

Outros pratos típicos que valem a pena

• Stamppot: Purê de batata com vegetais, servido com linguiça defumada.
  • Bitterballen: Croquetes de carne cremosos por dentro e crocantes por fora perfeitos com uma cerveja.
  • Erwtensoep (Snert): Sopa espessa de ervilha com carne de porco e batata, muito consumida no inverno.
  • Kibbeling: Pedaços de peixe empanado servidos com molho de alho ou tártaro. Um sucesso nas feiras de rua.

Restaurantes bons e acessíveis na Holanda:

Se você estiver em Amsterdam, há várias opções para curtir a culinária local sem gastar muito:

• Cafe Sonneveld – Um restaurante charmoso e com comida holandesa tradicional, ideal para quem quer provar pratos como stamppot ou bitterballen. Avaliação altíssima e clima acolhedor.

• Restaurant Wilde Zwijnen – Para quem busca uma experiência contemporânea com ingredientes típicos da Holanda, em um ambiente moderno e acessível.

• Humphrey’s Amsterdam – Uma opção com ótimo custo-benefício e cardápio variado, reconhecido no restaurante Guia MICHELIN, excelente para quem quer um jantar agradável sem exagerar no orçamento.

3 curtidas

Sinceramente, eu não tinha grandes expectativas com a gastronomia da Holanda, mas fui positivamente surpreendida.

3 curtidas

A gastronomia holandesa gira muito em torno de ingredientes simples como batata, queijo e peixe, mas isso não quer dizer que seja sem graça. Pelo contrário, a Patat com maionese de amendoim virou um vício pra mim.

3 curtidas

Se você gosta de explorar sabores de rua, vai se dar bem por lá. As cidades estão cheias de barraquinhas.

2 curtidas

Uma coisa que gostei foi que dá pra comer bem na Holanda sem gastar muito.

Em Amsterdã, por exemplo, fui ao Café Sonneveld e comi um prato holandês tradicional por um preço justo e com sabor de comida caseira.

3 curtidas

Durante minha viagem a Holanda, uma das melhores surpresas foi o jantar no De Pizzabakkers Willemsparkweg.

O lugar é uma graça, com clima acolhedor e uma vibe moderna, tinha visto boas avaliações e realmente entregou tudo o que prometia.

3 curtidas

Tive uma experiência muito legal no Il Sogno The Italian Conceptstore.

É aquele tipo de lugar diferente, que mistura loja, café e restaurante, super estiloso.

3 curtidas

Fui no Miduo Chinese Cuisine por indicação de uma amiga que mora em Amsterdam e foi simplesmente uma das refeições mais gostosas da viagem.

O lugar é pequeno, super acolhedor, e você percebe que tudo é feito com muito cuidado, ambiente tranquilo e a comida maravilhosa. Uma experiência excelente e com certeza voltaria.

3 curtidas

Se você quiser um restaurante mais sofisticado com pratos típicos, com ambiente elegante e animado, recomendo o Mr Porter.

Recomendo dá uma olhada nessa tabela, aqui temos tópicos que valem a pena conferir.

Dica para sua viagem Confiram
Como funciona o transporte público na Holanda, incluindo trens, ônibus e metrôs. Transporte público na Holanda
Festivais e eventos culturais que acontecem ao longo do ano nas principais cidades holandesas. Eventos culturais na Holanda
Maneiras de visitar museus famosos pagando menos ou até de graça com cartões turísticos. Como economizar nas entradas de museus na Holanda
Não fala holandês? Saiba como se virar com o inglês na Holanda e dicas úteis de comunicação. É fácil viajar para a Holanda sem falar holandês
3 curtidas