Alguém aqui já tentou fazer o trekking do Monte Roraima sem contratar uma excursão ou guia? Vi algumas agências oferecendo pacotes, mas queria saber se é realmente obrigatório ir com guia ou se dá pra organizar tudo por conta própria com mais liberdade.
Você até pode tentar organizar algo mais personalizado, tipo contratar só o guia e negociar direto com ele, sem agência. Mas ainda assim, tem que ter guia local credenciado, sem exceção. Não existe a opção de subir sozinho.
Quando fui, fiz um grupo com mais três pessoas e contratamos um guia direto em Boa Vista, saiu mais barato e ainda assim 100% dentro das normas.
Estive lá esse ano e posso dizer com certeza não dá pra ir sozinho. O controle é rígido, a entrada é feita por território indígena e eles são bem organizados com isso.
Tem que apresentar documento, autorização e nome do guia credenciado. A galera que vende pacote já inclui tudo isso. E pensa que são 6 a 10 dias de trilha, sem sinal de celular, sem posto de apoio, com variações climáticas extremas.
Visitar o Monte Roraima por conta própria não é permitido. A realização da trilha exige, obrigatoriamente, a contratação de um guia local ou de uma agência de turismo autorizada.
Por se tratar de uma área protegida, o acesso só é permitido mediante autorização e com o acompanhamento de guias credenciados, geralmente pertencentes às comunidades indígenas da região.
Além da exigência legal, a travessia envolve desafios naturais e logísticos que tornam indispensável o apoio de profissionais para garantir a segurança e o sucesso da expedição.
Leia aqui também, vale muito a pena:
- Roraima é um destino tranquilo para viajar sozinho?
- Qual é a melhor época do ano para visitar Roraima sem pegar muita chuva?
- Como é o clima em Roraima no mês de julho?
- Como é a culinária típica de Roraima? O que não posso deixar de provar?
- É possível acampar em áreas naturais de Roraima?
- Preciso de vacinas ou cuidados especiais para viajar a Roraima?
Cara, impossível fazer por conta própria. Eu estive lá no ano passado e a regra é clara: só entra com guia credenciado.
E olha, mesmo se fosse liberado, eu não arriscaria. São dias de caminhada, clima instável, risco de se perder.
Eu também queria fazer de forma independente, curto esse estilo mais livre, sabe? Mas no caso do Monte Roraima, não rola mesmo. Além de ser ilegal entrar sem guia, tem a questão do respeito aos povos indígenas da região. Eles vivem ali e organizam esse turismo de forma sustentável.
E mesmo se tentasse, seria muito perigoso: as condições do terreno mudam rápido, tem neblina, e se perder lá pode ser fatal.
Já viajei muito de forma independente, sou mochileiro raiz, mas o Monte Roraima é outra história. Você precisa passar por comunidades indígenas que fazem esse controle rigoroso, justamente pra preservar o ambiente e garantir o sustento deles.
Estive lá esse ano e posso dizer com certezanão dá pra fazer o trekking sozinho. O controle é rígido, a entrada é feita por território indígena e eles são bem organizados com isso.