Como é o clima em Roraima no mês de julho?

Estou pensando em ir pra Roraima em julho, mas queria saber como costuma estar o clima nessa época. Muito calor? Chove muito? A trilha pro Monte fica muito comprometida ou é tranquilo de fazer nessa época do ano?

5 curtidas

Olha, estive em Roraima em julho do ano passado e posso dizer que o clima é quente e úmido. Chove bastante, principalmente no fim da tarde e à noite.

4 curtidas

Durante o dia, apesar da chuva, faz bastante calor, chega fácil aos 33 °C. Se for fazer trilha ou acampar, tem que se preparar bem, porque o solo pode ficar bem escorregadio e há muitos insetos por causa da umidade.

4 curtidas

Fui pra lá em julho e fiquei em Boa Vista e depois fui conhecer algumas cachoeiras e subidas na serra. O que percebi é que o clima varia conforme a altitude.

Em Boa Vista, é muito quente o tempo todo, e a umidade é bem alta. Já nas áreas de serra, como no caminho pro Monte Roraima, o clima muda, tem neblina, chove quase todo dia e a temperatura cai um pouco, principalmente à noite.

4 curtidas

Eu moro em Roraima e posso dizer que julho é um dos meses mais chuvosos aqui. A gente costuma dizer que é “inverno amazônico”, mesmo sendo no meio do ano.

4 curtidas

Aqui em Boa Vista, o clima é meio abafado, chega fácil nos 34 °C. Se você vier em julho, venha com roupas leves, capa de chuva e prepare-se pra umidade alta. Em áreas rurais ou de floresta, o solo costuma estar encharcado.

4 curtidas

Tivemos que cruzar trechos com água até a canela e enfrentar neblina densa. Por outro lado, foi uma aventura incrível e ver o monte envolto em nuvens é mágico.

4 curtidas

Fui pra Roraima em julho achando que o clima seria mais fresco por ser época de chuva, mas me enganei.

4 curtidas

Julho em Roraima é meio complicado pra trilhas longas, especialmente pro Monte Roraima. O clima é instável, com chuva quase todos os dias, o que torna o terreno difícil. Mesmo assim, tem grupos que sobem e conseguem curtir bastante.

4 curtidas

O clima em julho é típico da Amazônia, chuvoso, quente e com a natureza em pleno vigor.

4 curtidas

Oi, tudo bem? Que legal que você está pensando em visitar Roraima em julho é uma experiência única e cheia de paisagens incríveis!

Sobre o clima em julho, é importante saber que esse mês está dentro do período chuvoso no estado, que vai de abril a setembro.

Ou seja, sim, costuma chover bastante em julho, especialmente nas regiões de serra, como no entorno do Monte Roraima.

Inclusive, os meses de junho e julho são os mais chuvosos do ano por lá. Apesar disso, a temperatura continua elevada em áreas mais baixas, a média fica em torno de 26°C a 35°C, com bastante sensação de abafamento, já que a umidade do ar também é alta.

Agora, sobre a trilha para o Monte Roraima, é bom ter um pouco mais de atenção. Em julho, a trilha costuma estar mais úmida, o que pode deixar o trajeto mais desafiador, principalmente em trechos de subida ou descida.

O risco de neblina, chuvas intensas e enxurradas nos rios também aumenta e isso pode atrasar ou dificultar um pouco o percurso. Ainda assim, muitas pessoas fazem a expedição nessa época, com o devido preparo e acompanhamento de guias experientes.

5 curtidas

Confira esses conteúdos aqui, caso tenha interesse:

4 curtidas