Pessoal, gostaria de saber quais são os requisitos e o processo necessário para conseguir a cidadania italiana?
Para conseguir a cidadania italiana, existem três principais caminhos:
Via administrativa nos consulados italianos: Método mais comum, mas pode ser demorado devido às longas filas de espera.
Via judicial: Para quem deseja evitar as filas dos consulados. Embora seja seguro, pode levar mais tempo por conta dos prazos processuais.
Via administrativa na Itália: Necessário provar residência na Itália durante o processo.
Documentos Necessários
Os documentos essenciais incluem:
- Certidões civis brasileiras (nascimento, casamento, etc.)
- Certidão de nascimento do ascendente italiano
- Certidão negativa de naturalização do ascendente italiano
- Requerimento ao consulado italiano, com uma árvore genealógica.
Passos para Solicitar
- Verificar o direito à cidadania, geralmente aplicável a descendentes de italianos.
- Reunir todos os documentos necessários, garantindo que estejam corretos.
- Protocolar o processo no consulado da sua jurisdição ou diretamente na Itália, se optar por residir lá durante o processo.
Eu consegui a minha cidadania italiana por meios judiciais e, embora tenha levado quase um ano, deu tudo certo, graças a Deus! Foi um processo mais demorado, mas valeu a pena. Agora posso explorar minhas raízes e aproveitar todas as vantagens de ser cidadã italiana!
Gente, estou em processo para a minha cidadania italiana! Estou seguindo pela via administrativa nos consulados italianos e já faz alguns meses que estou nesse processo, mas tenho fé de que vai dar certo, hehe! Estou animada e confiante de que logo terei novidades!
Amigos, depois de quase dois anos, consegui minha cidadania italiana! Foi muito difícil, mas valeu a pena esperar. Hoje estou morando na Itália e realizando meu sonho! Estou tão feliz por estar aqui e poder explorar tudo o que esse país incrível tem a oferecer.

Para solicitar a cidadania italiana, é necessário: Ser descendente de família italiana, Reunir todos os documentos necessários, Comprovar a residência na Itália.
A cidadania italiana também pode ser concedida a:
- Cidadãos europeus que residam na Itália há pelo menos dois anos
- Estrangeiros fora da União Europeia que residam na Itália há pelo menos 10 anos
- Pessoas que serviram o estado italiano, apátridas, refugiados ou filhos adotados por italianos
A dupla cidadania italiana permite morar, estudar e trabalhar na Itália e em qualquer país membro da União Europeia.
Que legal, amigo! Parabéns! Eu estou começando agora o processo da minha cidadania italiana. Que Deus me ajude, kkk! Sei que a caminhada vai ser longa, mas estou confiante de que vai dar certo. Vamos em frente!
Gente, vocês sabiam que se você se casou com um(a) italiano(a), tem o direito de solicitar a cidadania por meio do processo de naturalização? O período de matrimônio necessário para isso varia conforme as leis italianas vigentes. É uma ótima oportunidade para quem quer se conectar ainda mais com a cultura e as raízes italianas!
Mas lembre-se de que o casal precisa demonstrar um convívio de pelo menos 2 anos, ou apenas 1 ano se tiver filhos juntos.
Em ambos os casos, é necessário comprovar proficiência em italiano, com um nível mínimo de B1. E atenção: nos processos de cidadania por descendência, não é exigido o conhecimento do idioma.
Essas normas se aplicam tanto a casamentos civis de casais heterossexuais quanto homoafetivos. É importante destacar que, na Itália, a união estável não é considerada equivalente ao casamento civil, como acontece no Brasil.
Colega, eu vi esses dias que há outra exceção para a obtenção da cidadania por meio do casamento, se o matrimônio foi celebrado antes de 27 de abril de 1983, a cidadania será automaticamente reconhecida assim que o cônjuge italiano obtiver a sua. Para os casamentos realizados após essa data e fora da Itália, a solicitação da cidadania italiana só poderá ser feita após o cônjuge se tornar cidadão italiano e o casamento ser registrado em um Comune italiano.
Moro na Itália há anos e sei que a cidadania italiana pode ser adquirida por meio da residência no país, desde que sejam atendidos alguns requisitos, como:
- Ter residência fixa na Itália por pelo menos 10 anos
- Apresentar boa conduta moral
- Conhecer a língua italiana
- Não ter antecedentes criminais
- Possuir rendimentos suficientes para se sustentar
- Não ter impedimentos relacionados à segurança da República.
@Heloisabonfim temos mais dicas sobre a cidadania-italiana.
A cidadania italiana pode ser obtida de forma administrativa ou judicial. No Brasil, o processo administrativo é feito nos consulados italianos através do sistema PRENOT@Mi, mas costuma ser demorado. Na Itália, é realizado diretamente no Comune, onde é necessário residir por 2 a 6 meses, sendo mais rápido, porém mais caro. Também é possível obter a cidadania por naturalização, se casado com um cidadão europeu, cumprindo requisitos como fluência em italiano (nível B1) e tempo de casamento. Além disso, a cidadania italiana pode ser transmitida por descendência através da cidadania jure sanguinis, sem limite de gerações.