Gente quero saber em quais países posso morar com a cidadania italiana?
Amiga, eu sei que, além dos países da União Europeia, a cidadania italiana também oferece a liberdade de viajar, morar e trabalhar em países do Espaço Schengen que não são membros da UE, como Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein. Essa possibilidade de viver sem fronteiras internas torna a experiência de morar na Europa ainda mais rica e acessível. É uma oportunidade incrível para quem busca mais mobilidade e oportunidades no continente!
Com a cidadania italiana, é possível morar legalmente em todos os países da União Europeia (UE):
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha.
Além disso, a cidadania italiana também permite morar em outros países, como: Canadá, Estados Unidos, Suíça.
A cidadania italiana confere ao cidadão o status de cidadão europeu, com todos os direitos e deveres assegurados. Uma das vantagens mais evidentes é a liberdade de circular livremente dentro da UE. Os cidadãos italianos também podem trabalhar em qualquer país membro da UE sem a necessidade de vistos específicos.

O continente americano oferece diversas oportunidades para quem possui cidadania italiana, proporcionando uma gama de experiências únicas e vantagens. Destacamos dois países distintos: Estados Unidos e Canadá.
Gente, eu sei que brasileiros com cidadania italiana ou portuguesa podem morar nos EUA. Isso acontece porque cidadãos da União Europeia, como Itália e Portugal, podem se beneficiar de alguns acordos que facilitam a entrada e a permanência nos Estados Unidos. Mas claro, sempre é importante verificar os detalhes e exigências de visto, porque não é simplesmente chegar e ficar. Existem algumas burocracias que precisam ser resolvidas, mas a cidadania europeia pode abrir mais portas nesse sentido.
@Vanessa temos mais dicas da cidadania-italiana.