Estou planejando uma viagem de carro e quero levar meu cachorro. Existe alguma regra ou dica que eu deveria seguir?
Oi! Eu viajo bastante com meu golden e aprendi que existem sim regras para viajar com cachorro de carro.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (art. 252, inciso II), não é permitido levar o animal solto no carro, nem no colo do motorista. O ideal é usar equipamentos de segurança adequados.
Tipos de transporte permitidos:
-
Cinto de segurança para cães (com peitoral adaptado);
-
Caixa de transporte (ótima pra cães pequenos);
-
Grade divisória (pra quem vai no porta-malas do SUV);
-
Assento de elevação com cinto (para cachorros de até 10 kg).
Ah! E sempre leve água, tapete higiênico e fraldinha pra emergências.
Se a viagem for longa, faça paradas a cada 2 horas pra ele se alongar e fazer necessidades.
Cara, regra mesmo é não deixar o dog solto e nada de janela aberta com ele pra fora, beleza? ![]()
Eu sempre boto o meu no banco de trás com um cinto de segurança próprio pra cachorro, custa tipo R$ 50 e já te livra de multa (e de susto também).
Dica de ouro: antes de sair pra uma viagem longa, faz um testezinho curto (tipo 30 min de carro) pra ver como ele reage. O meu enjooava no começo, agora ama!
E ó, evita ração antes da estrada… dá só um lanchinho leve e muita água. Essas são boas regras para viajar com cachorro de carro.
Amei teu post!
Eu e o Thor (meu border collie) vivemos na estrada.
Sempre levo nosso kit de viagem pet, que tem:
-
garrafinha de água portátil
-
toalha
-
cobertorzinho
-
saquinho higiênico
-
brinquedo preferido
Outra coisa: se for se hospedar, confere antes se o hotel é pet friendly!
Eu costumo usar o site booking pra achar lugares que aceitam cachorro.
Ah, e deixa o ar-condicionado ligado em temperatura amena, eles sentem calor rápido.
Sim, há regras e penalidades.
Segundo o CTB, transportar animal de forma inadequada é infração média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.
Ou seja, nada de cachorro no colo, na janela, ou solto.
O que é permitido:
| Tipo de transporte | Indicado para | Exemplo |
|---|---|---|
| Caixa de transporte | Pequenos | Gatos, pinschers |
| Cinto de segurança | Médios e grandes | Labrador, border |
| Grade divisória | SUVs | Golden, pastor alemão |
Sugestão: procure o site da PRF — lá tem orientações atualizadas sobre transporte de animais.
Guia completo para viajar de carro com cachorro — o que a lei exige e o que realmente funciona!
Viajar com o cachorro é uma delícia, mas exige planejamento e cuidado com a segurança — tanto por amor ao seu pet quanto para evitar multas e acidentes.
Veja abaixo tudo o que é importante saber antes de cair na estrada com seu companheiro de quatro patas.
Robson na sua divisória, espaço preparado para ele
O que diz a lei sobre transporte de pets no carro
De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido dirigir com animal solto no veículo, inclusive no colo.
Quem for pego nessa situação pode receber:
- Multa média: R$ 130,16
- 4 pontos na CNH
Além disso, a Resolução nº 14/98 do Contran reforça que o transporte deve ser feito sem comprometer a segurança do condutor e dos passageiros.
Ou seja, nada de cachorro pendurado na janela, solto entre os bancos ou no porta-malas sem proteção.
Tipos de transporte seguros e indicados
| Tipo | Indicado para | Vantagens | Observações |
|---|---|---|---|
| Cinto de segurança canino | Cães médios e grandes | Mantém o cão preso com liberdade de movimento | Deve ser usado com peitoral, nunca na coleira |
| Caixa de transporte | Cães pequenos e gatos | Protege em freadas bruscas | O tamanho deve permitir que o animal fique em pé e dê uma volta completa |
| Grade divisória | SUVs e peruas | Evita o acesso ao banco da frente | Ideal para cães de grande porte |
| Assento elevado com cinto | Pequenos e médios | Dá conforto e visibilidade | Necessita fixação dupla (no cinto e no banco) |
Antes de sair: checklist essencial
Como você já deve ter entendido, existem algumas regras para viajar com cachorro de carro. Abaixo, vou explicar um pouco melhor sobre um checklist essencial:
1. Identificação e documentos:
Leve a carteira de vacinação atualizada e uma etiqueta com telefone no peitoral.
Se a viagem cruzar estados, o atestado veterinário de saúde pode ser exigido.
2. Alimentação e hidratação:
Evite dar ração logo antes da viagem — ofereça comida leve 3 horas antes e água durante as paradas.
3. Paradas programadas:
A cada 2 horas, pare para alongar, fazer xixi e dar uma voltinha. Isso alivia o estresse e evita enjoos.
4. Climatização:
Mantenha o ambiente ventilado. Ar-condicionado em temperatura amena é o ideal, principalmente em dias quentes.
5. Conforto e distração:
Leve cobertor, brinquedo favorito e petiscos leves — ajudam o pet a associar o carro a algo prazeroso.
Dicas extras para viagens longas
- Faça um treino gradual: comece com trajetos curtos antes da grande viagem.
- Jamais deixe o cachorro sozinho no carro, mesmo com janela aberta.
- Em caso de paradas para almoço, busque restaurantes pet friendly (existem apps que mostram rotas adaptadas, como PetFriendly e 4Pets).
- Se o animal for ansioso, o veterinário pode indicar fitoterápicos calmantes. Evite sedativos sem prescrição.
Olha esse vídeo: como preparar o cachorro para a estrada
Esse vídeo mostra o passo a passo de adaptação do pet ao carro, os tipos de cinto e como acostumar o cão a ficar tranquilo durante a viagem. Vale muito assistir antes de pegar estrada!
Com um pouco de organização, viajar com seu cachorro pode ser seguro, tranquilo e muito divertido.
O segredo está em seguir as regras, respeitar o ritmo do animal e garantir o conforto dele durante o trajeto.
Diferente do Robson, Pelúcia não gosta de divisória e prefere o bom e velho cinto de segurança
Já viajei várias vezes com minha poodle idosa, a Mel. O segredo é preparar o ambiente pra ela se sentir segura.
Coloco a caminha dela no banco traseiro e prendo com o cinto adaptado. Assim, ela dorme tranquila.
Outra coisa importante: não use sedativo sem orientação veterinária!
Eu levo também uma bolsinha térmica com água e snacks leves.
Ah, e sempre que paro pra lanchar, deixo ela dar uma voltinha e cheirar o lugar — isso ajuda muito na ansiedade.
Cara, viajo com meu husky pra trilhas e praias direto. Uma coisa que aprendi: nem todo cachorro aguenta longas distâncias no carro.
Treina antes! Começa com trajetos curtos e aumenta aos poucos.
E, se for em região quente, leva toalhas geladas ou tapete refrescante — faz diferença.
Também gosto de usar o app PetFriendly e o Meu Pet Comigo, eles mostram postos, restaurantes e hotéis que aceitam pets no caminho.
Funciona super bem!
Gente, que respostas incríveis! ![]()
Nem imaginava que existia multa pra quem leva o cachorro solto
já ia errar logo aí.
Anotei todas as dicas e já baixei o app PetFriendly — muito útil!
Ah, aproveitando que o pessoal aqui é experiente, encontrei outros tópicos ótimos sobre o assunto:
- Como comprar passagem aérea para pet?
- Como comprar passagem aérea para cachorro?
- Explorando o Mundo com o Melhor Amigo: A Ascensão das Acomodações Pet Friendly!
Obrigada mesmo a todos! ![]()