Olá pessoal gostaria de saber qual o prazo para o reembolso de uma passagem aérea?
O prazo de reembolso de uma passagem aérea depende do período de aquisição e da proximidade do voo. Se a companhia aérea cancelar o voo, o reembolso integral deve ser feito em sete dias. Se o consumidor desistir do voo, o reembolso também deve ser feito no mesmo prazo, mas pode haver cobrança de multa e diferença tarifária.
O tempo de reembolso também varia muito de companhia aérea para companhia aérea. Por exemplo, a Gol reembolsa voos após 1 de janeiro de 2022 em até 7 dias da solicitação. A LATAM permite solicitar um reembolso dentro de 7 dias a partir do momento da compra, se a passagem for comprada pelo menos 180 dias antes da hora de partida do primeiro voo.
Quando o pagamento é feito em cartão de crédito, o reembolso é estornado da fatura do cliente em até 7 dias úteis. Outra forma de não perder o valor da passagem cancelada é ficar com um crédito na companhia aérea para fazer outro voo.
De acordo com as normas da Anac, o reembolso de passagem aérea deve ser efetuado em até sete dias após a solicitação. O reembolso será processado conforme o método de pagamento utilizado na compra:
- Pagamento à vista: O valor é devolvido diretamente para a conta bancária do titular.
- Cartão de crédito: O reembolso é encaminhado para a operadora do cartão dentro de sete dias e aparecerá na próxima fatura.
- Cartão de débito: O montante é creditado na conta do titular.
- Compra através de agência de viagem: O prazo de reembolso pode variar.
Além dessas opções, é possível optar por receber o reembolso em créditos para futuras passagens. Neste caso, a companhia aérea deve informar, por escrito, o valor e a validade dos créditos, permitindo sua livre utilização para compra de passagens tanto para o titular quanto para terceiros.
Lembre-se também que as tarifas de embarque e impostos pagos devem ser reembolsados integralmente se você não embarcar.
Pessoal, eu já precisei cancelar uma viagem e minha experiência foi tranquila. Paguei à vista e o reembolso foi depositado na minha conta bancária em apenas cinco dias, sem nenhum problema. Achei o processo eficiente e rápido.
Eu também já passei por um processo de reembolso com uma compra parcelada. Devolveram o valor do primeiro pagamento e as parcelas restantes foram suspensas. Achei que foi uma solução justa e funcionou bem para mim.
Eu já precisei cancelar cerca de três voos e, felizmente, recebi o reembolso em apenas seis dias. Fiquei bastante satisfeito com a rapidez e eficiência do processo. Parece que tudo estava bem organizado e pronto para resolver a situação o mais rápido possível.
As empresas aéreas têm um prazo de até sete dias para reembolsar uma passagem aérea a partir da solicitação do passageiro. O reembolso é feito da mesma forma de pagamento utilizada na compra. Por exemplo, se a transação foi feita com cartão de crédito, o valor será estornado da fatura do cliente em até 7 dias úteis.
No entanto, o tempo de reembolso pode variar muito de companhia aérea para companhia aérea. Por exemplo, a Gol afirma que o reembolso acontece normalmente em até 7 dias da solicitação para voos após 01-Jan-22.
Se o cancelamento for feito pela companhia aérea, o reembolso deve ser integral. Se o consumidor for quem desistir do voo, o reembolso também deve ser feito no mesmo prazo, mas pode haver cobrança de multa e diferença tarifária.
Outra opção é ficar com um crédito na companhia aérea para fazer outro voo. O crédito pode ser válido por até 18 meses.