Todo mundo fala do famoso “gelato italiano”, mas qual a real diferença entre ele e o nosso sorvete? Onde comer os melhores gelatos na Itália?
A principal diferença entre o gelato italiano e os sorvetes tradicionais está no modo de preparo e na qualidade dos ingredientes utilizados.
Ele é mais denso, mais cremoso e parece que o sabor explode na boca. Isso acontece porque ele é batido mais devagar e leva menos ar, então tem uma textura mais rica.
Já os sorvetes comuns, principalmente os industrializados, são mais aerados e com muito mais gordura.
Os gelatos italiano é uma experiência gastronômica, não só uma sobremesa. Diferente do sorvete que a gente compra no supermercado aqui no Brasil, que é cheio de conservantes e gordura vegetal, o gelato é feito com ingredientes frescos e tem menos gordura e açúcar.
Ele também é servido a uma temperatura um pouco mais alta, o que permite sentir melhor os sabores.
Sempre achei que “gelato” era só um nome chique pra sorvete italiano, até viajar pra Florença e provar um de limão siciliano. Meu Deus, que diferença, o gelato tem um sabor muito mais fiel ao ingrediente, e não é tão doce.
Eu sempre gostei de sorvete, mas depois que provei um gelato em Veneza, minha noção de “sorvete bom” mudou completamente.
O gelato italiano respeita os ingredientes você sente o morango, o chocolate, o pistache de verdade.
Já o sorvete comum, mesmo os bons, normalmente tem muito mais gordura e ar, o que dilui o sabor.
A maior diferença que eu percebi foi na qualidade dos ingredientes. O gelato geralmente é feito com frutas frescas, chocolate verdadeiro e leite integral.
Pessoal, a principal diferença está no processo de produção e na proporção dos ingredientes. O gelato é feito com menos gordura, leva menos açúcar e contém muito menos ar incorporado durante o batimento, o que resulta em uma textura mais densa, cremosa e com sabor mais intenso.
Além disso, ele é servido a uma temperatura um pouco mais alta que o sorvete comum, o que realça ainda mais o sabor dos ingredientes naturais.
Já o sorvete tradicional costuma ser mais aerado e consistente, graças à quantidade de ar introduzida no preparo e ao congelamento mais intenso.
Para mais dicas de viagem, roteiros personalizados e curiosidades deliciosas como essa, eu recomendo o site Viajantes uma ótima fonte para quem quer explorar o mundo com conteúdo de qualidade.
Recomendo dá uma lida nesses conteúdos aqui, caso tenha interesse:
- Preciso saber italiano para viajar pela Itália?
- Qual é a melhor agência para pacotes para a Itália?
- É tranquilo viajar sozinho pela Itália?
- É melhor usar euros em espécie ou cartão na Itália?
- Qual é a melhor época para visitar a Itália pela primeira vez?
- Quais cuidados devo tomar com golpes comuns na Itália?
- Quais cuidados devo tomar com golpes comuns na Itália?
Além disso, ele é servido a uma temperatura um pouco mais alta que o sorvete comum, o que realça ainda mais o sabor dos ingredientes naturais.