Vi que Natal tem várias praias urbanas como Ponta Negra, Areia Preta e do Meio. Qual a diferença entre elas? Qual é mais recomendada para banho, e qual é mais tranquila?
Olha, eu morei em Natal por dois anos e posso te dizer com tranquilidade que cada uma dessas praias tem seu charme e seu público. Ponta Negra é a mais famosa e turística, com o Morro do Careca ao fundo cartão-postal mesmo.
Dá pra tomar banho sim, principalmente nas áreas mais ao sul, longe das pedras. Já a Praia do Meio é mais frequentada pelos locais, tem uma vibe mais tranquila, menos agitada, mas o mar ali costuma ser um pouco mais bravo.
Areia Preta, sinceramente, eu acho linda por causa daquelas formações rochosas escuras e a vista dos prédios, mas não recomendo tanto pra banho não. Eu costumo ir lá só pra caminhar no fim de tarde ou tomar uma água de coco.
Estive em Natal no início do ano e fiz questão de visitar todas essas praias. A que eu mais gostei pra banho foi a de Ponta Negra, sem dúvida.
A estrutura ao redor é muito boa, tem quiosques, restaurantes, e até barraquinhas com pastel e água de coco por todo lado.
A Praia do Meio tem um calçadão ótimo, é bem mais vazia, e vi muitos natalenses lá. É um lugar bom pra quem quer sossego.
Já Areia Preta me passou uma impressão mais elitizada, por causa dos prédios luxuosos ao redor, mas o mar estava um pouco agitado quando fui. Se for pra curtir com crianças, recomendo mais Ponta Negra mesmo.
Sou guia turístico em Natal e sempre explico isso pros visitantes: Ponta Negra é pra quem quer movimento, estrutura, e aquele visual turístico.
Dá pra alugar stand up paddle, tem barraquinhas o dia todo, e à noite vira point de barzinhos. A Praia do Meio é mais central, mais tranquila, tem um público mais local e menos muvuca.
Areia Preta, que é bem próxima, é bonita sim, mas como tem muitas pedras, não é ideal pra banho.
Eu mesmo levo minha família pra Ponta Negra quando quero curtir o mar, e pra Areia Preta só quando queremos fazer uma caminhada e ver o pôr do sol.
Moro no bairro de Petrópolis, bem perto da Areia Preta, e sempre vou até lá fazer minha caminhada matinal.
É uma praia com um charme próprio, bem urbana mesmo, com prédios altos e uma vista bonita. Mas olha, não acho muito segura pra banho não tem muitas pedras e dependendo da maré, a correnteza pode ser traiçoeira.
Já na Praia do Meio, que é mais abaixo, dá pra tomar banho sim, principalmente na maré baixa. Mas se eu quiser mar tranquilo, vou até Ponta Negra. Lá é bem mais calmo, especialmente nos trechos mais afastados do Morro do Careca.
Acabei de voltar de uma viagem de 10 dias por Natal e fui nas três praias. Ponta Negra é onde tudo acontece: feirinha, música ao vivo, turistas de todo canto.
Areia Preta é mais “cidade grande”, com calçadão de luxo e prédios altos. Mas o mar, achei meio perigoso. Praia do Meio me surpreendeu, sabia?
Mais tranquila, cheia de famílias locais, e tem vários barzinhos simples que servem peixe frito na hora. Achei ótimo pra passar uma tarde mais calma, fugindo da agitação de Ponta Negra.
Eu e minha esposa ficamos hospedados em um hotel na Praia do Meio. Foi uma experiência bem legal. Acordávamos com vista pro mar, íamos caminhar no calçadão e depois tomávamos café com tapioca na beira da praia.
O mar é mais agitado em alguns trechos, mas tem áreas boas pra banho sim. Fomos também à Ponta Negra, que é bem mais movimentada, e realmente tem uma estrutura ótima, mas preferimos a tranquilidade da Praia do Meio.
Areia Preta, passamos por ela a pé, tiramos umas fotos, mas não animamos entrar no mar por lá.
Sou de Recife e conheço Natal desde a adolescência. Ponta Negra é a mais “família com criança”, se você me entende.
Já levei meus sobrinhos e a gente ficava ali perto do Morro do Careca, onde tem umas piscininhas naturais.
Areia Preta nunca me atraiu pra banho, mas gosto de ir lá ver o mar, tomar um açaí. A Praia do Meio eu gosto pra ficar de boa, lendo um livro, sem barulho de vendedor ou música alta.
Vai depender do que você quer no dia: agito? Vai pra Ponta Negra. Quer calmaria? Praia do Meio. Só curtir o visual? Areia Preta.
Visitei Natal sozinho e fiz um “tour das praias urbanas” a pé mesmo, indo de uma a outra. Achei isso muito legal, porque são relativamente próximas.
Areia Preta foi a que achei mais elegante, mas também a mais “distante” do mar não no sentido literal, mas no clima mesmo.
Ponta Negra é pura energia: gente fazendo exercício, criança brincando, turistas animados. A Praia do Meio foi uma surpresa: comi um peixe na brasa num quiosque pé na areia, e o mar tava calminho, perfeito pra um mergulho. Fiquei lá a tarde toda com meu livro.
Fui com amigos de mochila nas costas conhecer o litoral do RN, e Natal foi nosso ponto de descanso. Ficamos num hostel pertinho de Ponta Negra.
Que vibe incrível! À noite, a praia continua viva, com barracas, artesanato e forró. Mas vou dizer que, pra relaxar mesmo, a Praia do Meio foi nossa preferida.
Ficamos jogando altinha, ouvindo música e sem aquela sensação de “pegar lugar cedo”. Areia Preta a gente só passou, tirou umas fotos e continuou. Nem pensamos em banho lá.
Aqui no Forúm Viajantes temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Natal tem opções de vida noturna para quem curte forró ou música ao vivo?
- Onde se hospedar em Ponta Negra: pousada ou hotel?
- O que fazer em Natal durante um dia chuvoso?
- Tem passeios acessíveis para idosos no Rio Grande do Norte?
- O que não posso deixar de fazer no litoral norte do Rio Grande do Norte?
- Como funciona o passeio de buggy nas dunas de Genipabu?
- Quanto custa, em média, uma viagem de 5 dias para o Rio Grande do Norte?
Tenho uma pousada perto da Praia do Meio e sempre recebo hóspedes querendo entender a diferença entre as praias.
Explico que Ponta Negra é mais voltada pro turismo, muito boa pra banho, mas cheia especialmente em feriados.
Areia Preta, apesar do nome charmoso, não é boa pra mergulhar. Já a Praia do Meio é o meio termo, literalmente: mais calma, com partes boas pra banho e bem central.
Quem quer mais silêncio e ainda assim estrutura, geralmente curte ela mais.
Natal tem essa vantagem incrível: praias urbanas lindas e com características muito diferentes. A Ponta Negra é como se fosse a “Copacabana potiguar”, sabe?
Muita coisa acontecendo, restaurantes e turistas. A Praia do Meio é quase um refúgio no meio da cidade, boa pra quem quer apenas ouvir o som do mar.
Já Areia Preta… é mais pra contemplação, fotografia, ou no máximo uma caminhada com ventinho no rosto. Eu mesmo evito entrar no mar lá.