Quais são os pratos típicos do Espírito Santo que não posso deixar de experimentar?

Queria conhecer mais da culinária local além da moqueca capixaba. Tem outros pratos típicos que são tradicionais do Espírito Santo? Onde posso experimentar os melhores?

5 curtidas

Ao visitar o Espírito Santo, não deixe de saborear as delícias da culinária local. Experimente a moqueca capixaba, reconhecida internacionalmente por seu sabor único diferente da versão baiana, ela é feita sem azeite de dendê e sem leite de coco.

Outra iguaria típica é a torta capixaba, preparada com uma combinação de frutos do mar e bacalhau.

Prove também a muma de siri, a tradicional caranguejada, os famosos bolinhos de aipim de Guarapari, o peixe peroá frito e a refrescante salada de palmito.

4 curtidas

A moqueca capixaba é realmente o prato mais famoso, mas a culinária do Espírito Santo vai muito além dela e é riquíssima em sabores. Se você quer mergulhar nessa gastronomia incrível, aqui vão algumas delícias tradicionais que valem muito a pena conhecer:

• Torta capixaba – Tradicional na Semana Santa, essa torta leva uma mistura generosa de frutos do mar como siri, camarão e bacalhau. É cremosa, saborosa e muito típica da região.

• Caranguejada – Um prato forte e cheio de personalidade, feito com caranguejos frescos cozidos em um caldo bem temperado. Ideal para quem gosta de comer com as mãos e saborear cada pedaço.

• Bobó de camarão – Cremoso e reconfortante, combina camarões suculentos com aipim (mandioca) e temperos marcantes. É uma explosão de sabor!

• Pirão de peixe – Um acompanhamento que não pode faltar. Feito com o caldo do peixe engrossado com farinha de mandioca, é perfeito para acompanhar a moqueca ou o ensopado.

Onde experimentar os melhores pratos?

Você encontra esses pratos facilmente em cidades como Vitória, Vila Velha e Guarapari, que têm uma excelente cena gastronômica voltada à culinária local.

• Restaurante Pirão (Vitória) – Famoso pelos pratos capixabas, especialmente a moqueca e o pirão.
  • Moqueca do Garcia (Vila Velha) – Super tradicional, com vista para o mar e pratos autênticos.
5 curtidas

Além da famosa moqueca capixaba que é maravilhosa, por sinal, eu recomendo muito provar a torta capixaba.

4 curtidas

A moqueca capixaba é obrigatória, claro, mas também não deixe de experimentar o pirão de peixe é simples, mas feito com o caldo da moqueca e farinha, e o sabor é sensacional.

Eu também adorei o bobó de camarão, que tem aquele cremoso feito com mandioca e leite de coco. A comida no Espírito Santo é de uma leveza que conquista qualquer um.

4 curtidas

Para mim, o destaque vai para o ensopado de siri, também chamado de muma de siri. Ele é super típico da região e tem um sabor único, com tempero bem capixaba.

4 curtidas

Eu sou do tipo que ama comida com história, então fiquei encantada com a torta capixaba. É um prato que simboliza muito da tradição do Espírito Santo.

4 curtidas

Se você for a Vitória ou Vila Velha, não deixe de pedir a moqueca capixaba com pirão e arroz. É um trio imbatível.

E nos restaurantes mais tradicionais, tipo o Pirão ou o Gaeta, eles servem tudo bem fresquinho. Também recomendo o bobó de camarão, que é mais cremoso e cheio de sabor.

4 curtidas

Além da moqueca, recomendo o bobó de camarão e a farofa de banana da terra como acompanhamento. São pratos que, mesmo simples, têm muito sabor e representam bem a região.

4 curtidas

A caranguejada, por exemplo, é diferente de tudo que já tinha provado.

4 curtidas

Pessoal, aqui na comunidade Viajantes temos muitos conteúdos que valem muito conferir:

4 curtidas