Queria conhecer mais da culinária local além da moqueca capixaba. Tem outros pratos típicos que são tradicionais do Espírito Santo? Onde posso experimentar os melhores?
Ao visitar o Espírito Santo, não deixe de saborear as delícias da culinária local. Experimente a moqueca capixaba, reconhecida internacionalmente por seu sabor único diferente da versão baiana, ela é feita sem azeite de dendê e sem leite de coco.
Outra iguaria típica é a torta capixaba, preparada com uma combinação de frutos do mar e bacalhau.
Prove também a muma de siri, a tradicional caranguejada, os famosos bolinhos de aipim de Guarapari, o peixe peroá frito e a refrescante salada de palmito.
A moqueca capixaba é realmente o prato mais famoso, mas a culinária do Espírito Santo vai muito além dela e é riquíssima em sabores. Se você quer mergulhar nessa gastronomia incrível, aqui vão algumas delícias tradicionais que valem muito a pena conhecer:
-
Torta capixaba – Tradicional na Semana Santa, essa torta leva uma mistura generosa de frutos do mar como siri, camarão e bacalhau. É cremosa, saborosa e muito típica da região.
-
Caranguejada – Um prato forte e cheio de personalidade, feito com caranguejos frescos cozidos em um caldo bem temperado. Ideal para quem gosta de comer com as mãos e saborear cada pedaço.
-
Bobó de camarão – Cremoso e reconfortante, combina camarões suculentos com aipim (mandioca) e temperos marcantes. É uma explosão de sabor!
-
Pirão de peixe – Um acompanhamento que não pode faltar. Feito com o caldo do peixe engrossado com farinha de mandioca, é perfeito para acompanhar a moqueca ou o ensopado.
Onde experimentar os melhores pratos?
Você encontra esses pratos facilmente em cidades como Vitória, Vila Velha e Guarapari, que têm uma excelente cena gastronômica voltada à culinária local.
- Restaurante Pirão (Vitória) – Famoso pelos pratos capixabas, especialmente a moqueca e o pirão.
- Moqueca do Garcia (Vila Velha) – Super tradicional, com vista para o mar e pratos autênticos.
Além da famosa moqueca capixaba que é maravilhosa, por sinal, eu recomendo muito provar a torta capixaba.
A moqueca capixaba é obrigatória, claro, mas também não deixe de experimentar o pirão de peixe é simples, mas feito com o caldo da moqueca e farinha, e o sabor é sensacional.
Eu também adorei o bobó de camarão, que tem aquele cremoso feito com mandioca e leite de coco. A comida no Espírito Santo é de uma leveza que conquista qualquer um.
Para mim, o destaque vai para o ensopado de siri, também chamado de muma de siri. Ele é super típico da região e tem um sabor único, com tempero bem capixaba.
Eu sou do tipo que ama comida com história, então fiquei encantada com a torta capixaba. É um prato que simboliza muito da tradição do Espírito Santo.
Se você for a Vitória ou Vila Velha, não deixe de pedir a moqueca capixaba com pirão e arroz. É um trio imbatível.
E nos restaurantes mais tradicionais, tipo o Pirão ou o Gaeta, eles servem tudo bem fresquinho. Também recomendo o bobó de camarão, que é mais cremoso e cheio de sabor.
Além da moqueca, recomendo o bobó de camarão e a farofa de banana da terra como acompanhamento. São pratos que, mesmo simples, têm muito sabor e representam bem a região.
A caranguejada, por exemplo, é diferente de tudo que já tinha provado.
Pessoal, aqui na comunidade Viajantes temos muitos conteúdos que valem muito conferir:
- Como posso visitar uma fazenda de produção de pimenta no Espírito Santo?
- É possível fazer turismo de vinho no Espírito Santo?
- Como é viajar com crianças pelo Espírito Santo? Tem atrações para os pequenos?
- Tem alguma ilha no Espírito Santo que vale a visita?
- É seguro viajar pelo Espírito Santo de carro? Como estão as estradas?
- Quais são os melhores locais para observação de tartarugas no Espírito Santo?