Gosto de ciclismo e estarei na Ilha de Santa Catarina e também vou explorar o estado. Quais rotas vocês sugerem?
Eu diria o Vale Europeu. Sei que é uma das rotas mais famosas de Santa Catarina, acredito que até a mais famosa e é uma escolha óbvia, mas para mim é a melhor escolha. Entre outras maravilhas e paisagens, em especial, por conta da excelente sinalização.
São 300 km de percurso e sete dias de viagem, então vale a pena se planejar e estar bem preparado fisicamente. Se não me engando rota passa por nove cidades, as mais conhecidas são Pomerode, Indaial e Blumenau.
Assim, dá para ter um mergulho nas tradições alemã e italiana e eu recomendo ir aproveitando a gastronomia também. Outra coisa legal é o chamado Passaporte do Cicloturista para ter a viagem ficar ainda mais marcada. Recomendo dar uma olhada no site, é muito bem estruturado e com certeza vai dar mais segurança.
Dicas para rotas de ciclismo
- Capacete
- Bolsas laterais ou alforjes
- Roupas e calçados adequados
- Protetor solar, labial e repelentes
- Jaqueta corta-vento e peças sobressalentes
Se buscar algo mais histórico e campos abertos, vá à Rota dos Tropeiros. Fica na região de Lages e remonta aos antigos caminhos feito pelos tropeiros entre sul e sudeste do país. São muitos campos abertos, então a vista, claro, compensa.
Na rota, você passa por Coxilha Rica. Ainda nessa região, vale muito a pena saber mais sobre o Queijo Artesanal Serrano de Santa Catarina. Com toda certeza irá encontrar em sua rota!
Se estiver buscando conhecer Florianópolis por completo, faça a conhecida rota Volta à Ilha. Esse roteiro é um verdadeiro sonho para os aventureiros. Nela tu consegue passar por trilhas, praias e estradas e a cidade em si.
Algo em torno de 150 km.
Eu recomendo o vídeo desse rapaz mostra de uma forma muito legal tudo o que tem pra conhecer na tão falada Ilha de Santa Catarina, a nossa Florianópolis.
Olha, vou fazer uma lista básica para ti por tudo o que temos em questão de rotas para ciclismo aqui no nosso estado.
- Rota dos Tropeiros – Região de Lages
- Caminho das Araucárias – De São Joaquim a Urubici
- Circuito das Araucárias – São Bento do Sul, Corupá e região
- Volta à Ilha – Florianópolis
- Vale Europeu de Cicloturismo
Se quiser algo mais tranquilo, sem dúvidas vá de Circuito das Araucárias. Na outra ponta, se quiser algo mais desafiador Caminho das Araucárias.Volta à Ilha também é muito intressante!
Estava em dúvida qual rota fazer em SC, mas acho que já me decidi. Parece ser boa, puxada, mas boa. Obrigado pela indicação e também pelas dicas!