Onde posso aprender sobre a produção de queijo artesanal em Santa Catarina?

Quero aprender sobre a produção de queijo em Santa Catarina. Onde posso fazer isso?

2 curtidas

A produção do Queijo Artesanal Serrano em Santa Catarina é algo realmente espetacular. Estive no sul há algum tempo e recomendo passar em um local chamado Tropeiro Velho, na região de Coxilha Rica.

O local é pura tradição e dá pra ter uma dimensão muito boa do que é o processo para chegar nesse queijo artesanal. As vacas são livres e os queijos são premiados. Me lembro, inclusive ter aprendido a receita, que na real é bem simples.

• Leite cru de vaca
  • coalho
  • sal

E a maturação é em tábuas de araucária. Por mais que possa parecer simples, o processo é extremamente cauteloso, me disseram que qualquer coisinha muda tudo na produção, sabor, tudo.

1 curtida

No ano passado, o Prêmio Queijo Brasil aconteceu em Blumenau, no mesmo lugar onde acontece a Oktoberfest. Eu estive lá e cara, nunca aprendi tanto, de verdade. Estive presente em todos os dias e consegui conversar com pessoas envolvidas na produção, chefs e outros apaixonados.

Achei uma experiência muito diferente, ainda mais para mim que sou só um entusiasta, sabe. Por lá eu descobri ainda a Formação Queijista, que ensina muito sobre os queijos artesanais brasileiros. Para 2026, eu não sei se vão repetir em Santa Catarina, mas vale a pena demais procurar mais sobre.

2 curtidas

Boa tarde, amigo! Como está? Cara, não sei ao certo o quão aprofundado tu busca saber sobre os queijos catarinenses, mas de modo geral a Epagri é a referência no sentido de apoio ao produtor. São diversos cursos na questão de fabricação, maturação e até pra questões de venda.

É super amplo, mas se essa for tua visão, é a resposta ideal. De todo modo, se for algo mais turístico eu diria que na Serra Catarinense você consegue, tem ótimos lugares de venda, muito provável que consiga trocar ideias e conhecer mais sobre o famoso Queijo Artesanal Serrano.

2 curtidas

Em Ponte Alta, eu recomendo as queijarias Tobias e Maciel. São negócios bem familiares e é muito interessante ver como algo simples pode ser incrível e muito bem trabalhado. Acho que isso é muito da essência da produção.

2 curtidas

Os queijos catarinenses são ótimos, as produções que são menores e de família são simplesmente as melhores. Nunca me esqueço uma vez que fui em Minas Gerais em um lugar com produção de família, uma lembrança inesquecível.

Ir a lugares assim é certeza de boas memórias e gente receptiva!

1 curtida