Quero fazer uma verdadeira imersão gastronômica em Sergipe! Quais pratos típicos não posso deixar de experimentar? Onde encontro os melhores?
Alguns pratos típicos de Sergipe incluem o caranguejo, a queijada, o bricelet, o manauê, o amendoim cozido, o sarapatel, a buchada, a fatada e o tradicional cuscuz.
Em cidades como Simão Dias e Porto da Folha, o pessoal faz fatada e sarapatel como se fosse arte. E os ingredientes são frescos, direto do campo. Em Aracaju, não deixe de visitar o Mercado Thales Ferraz.
Pra mim, o melhor de Sergipe é essa mistura de sabores do sertão e do litoral. De manhã, um cuscuz com leite ou manteiga de garrafa em qualquer padaria já é uma delícia.
Sergipe me conquistou pela simplicidade e sabor dos pratos. O amendoim cozido, por exemplo, parece simples, mas é feito com cuidado fica macio, salgadinho no ponto certo.
Comi na feira de Itabaiana com um copo de suco de umbu. Aliás, essas feiras são ótimas pra encontrar delícias típicas manauê, queijada, bolos de puba.
Se quer algo típico e rústico, a pedida é o sarapatel do Alto Sertão Sergipano. Provei em Canindé de São Francisco, numa venda simples à beira da estrada, e foi uma das melhores experiências que já tive.
Se você quer fazer uma verdadeira imersão gastronômica em Sergipe, prepare-se para uma viagem de sabores autênticos e cheios de identidade regional! Aqui estão alguns pratos que você não pode deixar de experimentar:
Litoral
-
Caranguejo: Um clássico da culinária sergipana, especialmente apreciado nas praias de Aracaju. Vá até a Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia, onde você encontra diversas barracas especializadas.
-
Queijada e bricelet: Delícias da doçaria local, perfeitas para acompanhar um café. Você pode encontrá-las em feiras, mercados e confeitarias tradicionais da capital.
Sertão e Agreste
- Carne de bode e carneiro: Bastante consumidas no Sertão sergipano, essas carnes são preparadas de forma rústica e saborosa. Para uma experiência autêntica, vale visitar restaurantes em Nossa Senhora da Glória ou Ribeirópolis, que são referência.
-
Buchada e sarapatel: Feitos com miúdos de bode ou carneiro, esses pratos são fortes e cheios de sabor. São originários do Agreste Central e do Alto Sertão Sergipano perfeitos para quem gosta de explorar sabores intensos.
-
Fatada: Prato específico feito com as vísceras da ovelha, típico do interior. Se estiver por cidades como Poço Redondo ou Monte Alegre, pergunte aos moradores por locais tradicionais que sirvam a receita.
- Manauê e amendoim cozido: São quitutes simples, mas muito presentes na culinária regional, principalmente durante as festas juninas. Experimente nas feiras livres e eventos culturais.
Para viver essa imersão completa, vale a pena visitar também o Mercado Municipal Antônio Franco e o Mercado Thales Ferraz, em Aracaju, onde você pode provar vários desses sabores em um único lugar.
Se você quer mergulhar nos sabores típicos de Sergipe, Pitú com Pirão da Eliane é parada obrigatória.
O robalo com camarão estava divino, e o pirão tinha aquele gosto caseiro que lembra comida de vó. Fica lotado no almoço, então recomendo chegar cedo.
Fui ao Restaurante Rendeiro por indicação de um local e fiquei encantado. Eles servem frutos do mar fresquíssimos e tudo vem muito bem servido.
Pedi o peixe grelhado com arroz de polvo e salada, e foi uma explosão de sabores, a vibe do lugar também é bem tranquila.
Uma experiência que recomendo demais é o Camarada Camarão, no Shopping Riomar. Apesar de estar dentro de um shopping, o ambiente é sofisticado e o atendimento impecável.
Quem quer algo diferente e sofisticado precisa ir ao Di Vino.
Eles servem pratos com frutos do mar super bem elaborados, com ingredientes regionais e uma pegada mais moderna.
Confiram esses conteúdos aqui abaixo, caso tenha interesse:
https://viajantes.net/t/onde-encontro-forro-autentico-em-sergipe/4041
https://viajantes.net/t/qual-a-diferenca-entre-as-praias-do-litoral-norte-e-sul-de-sergipe/4039
https://viajantes.net/t/da-pra-conhecer-os-dois-estados-sergipe-e-alagoas-na-mesma-viagem/4038