Olá, posso levar bateria portátil na bagagem de mão?
Sim, é possível levar um carregador portátil (power bank) em um avião, mas existem algumas restrições. Ele pode ser transportado apenas na bagagem de mão, e não na bagagem despachada.
Além disso, o power bank deve ter uma capacidade de até 100 Wh (watt-hora) para ser permitido sem a necessidade de aprovação especial.
Para baterias com capacidade entre 100 Wh e 300 Wh, é possível levar até dois dispositivos, mas é necessário que a companhia aérea aprove o transporte.
Oi, tudo bem? Sim, você pode levar bateria portátil (power bank) na bagagem de mão, mas existem algumas regras a serem seguidas.
As baterias de íon-lítio, bem como as quedas em bancos de energia, não são permitidas na bagagem despachada por questões de segurança. Isso ocorre porque, em caso de incêndio ou superaquecimento, não há como controlar a situação rapidamente no compartimento de carga, já que não há acesso direto durante o voo.
As baterias de até 100 Wh (watt-hora) podem ser transportadas sem grandes restrições, desde que sejam externas para uso pessoal e protegidos para evitar curtos-circuitos.
Se a capacidade for entre 100 Wh e 160 Wh, é permitido levar até duas unidades, mas você precisa entrar em contato com a companhia aérea para obter uma autorização especial.
Se a bateria ultrapassar 160 Wh, ela não será permitida nem na bagagem de mão nem na despachada.
Sim, pode levar bateria portátil na bagagem de mão, eu sempre levo a minha, mas é bom ficar atento ao limite de capacidade, que geralmente é de até 100 Wh.
Sim, pode levar, mas tem que ser na bagagem de mão. As regras da ANAC são bem claras sobre isso, porque as baterias de lítio podem pegar fogo, e não há como controlar isso no porão do avião. Fique atento ao limite de 100 Wh, que é o mais comum, e se for maior, você pode solicitar autorização da companhia.
Sim, pode levar sim, mas tem que estar na cabine, não pode ser na mala despachada. Isso é por uma questão de segurança.
Sim, pode, pessoal eu sempre levo minha bateria portátil na bagagem de mão. A única coisa é que você precisa verificar a capacidade da bateria, que deve ser de até 100 Wh para não ter problemas.
Se por um pouco maior, você pode precisar de uma autorização especial da companhia aérea e, de forma geral, não pode ser colocado na mala despachada por questões de segurança.
E sim, você pode levar power bank em avião internacional, desde que siga as mesmas regras de capacidade e transporte na bagagem de mão.
Pessoal, pode levar uma bateria portátil na bagagem de mão, só não pode colocar na bagagem despachada.
As baterias de até 100 Wh são liberadas sem problemas, mas se for maior, você pode precisar pedir uma autorização para a companhia aérea.
Confira aqui abaixo alguns tópicos, dá uma olhada:
https://viajantes.net/t/qual-carregador-portatil-pode-levar-no-aviao/3754/7
https://viajantes.net/t/pode-levar-carregador-de-celular-no-aviao/3762/6
https://viajantes.net/t/e-permitido-transportar-carregadores-portateis-a-bordo-da-aeronave/1576/7
A bateria precisa estar dentro do limite de 100 Wh para ser permitido sem autorização especial. Se for maior, você pode precisar avisar a companhia aérea.