O que revisar no carro antes de viajar?

Vou fazer uma viagem de carro junto com a família. Mas, pra evitar problemas, o que eu deveria revisar no carro antes de viajar?

8 curtidas

Sou mecânico há mais de 15 anos e a primeira coisa que eu recomendo é revisar freios, pneus e óleo do motor. São os três pontos que mais dão problema em viagem.
Além disso, confere nível de água do radiador, palhetas do limpador e sistema elétrico (bateria e luzes). Se o carro tiver correia dentada perto do prazo de troca, não vacila, manda trocar antes.

Além da revisão mecânica, confere a documentação do carro e da viagem. Já vi gente perder tempo em blitz porque o licenciamento tava vencido. E aproveita pra testar o limpador de para-brisa e ver se as luzes de freio e faróis estão ok.

9 curtidas

Eu sempre faço uma revisão básica antes de pegar a estrada, não só pra evitar dor de cabeça, mas pra garantir que o carro esteja realmente em ordem. Costumo conferir tudo que pode dar problema de última hora:

• Óleo, água e calibragem dos pneus e do estepe (muita gente acaba esquecendo dessa parte).
  • Kit de emergência, com triângulo, macaco e chave de roda — já precisei usar e agradeci por ter tudo certinho.

Esses cuidados simples fazem toda a diferença, principalmente em viagens mais longas. Uma checada rápida pode evitar um grande perrengue na estrada.

8 curtidas

Levei minha família pro litoral mês passado e, mesmo com o carro novo, pedi uma revisão completa. O mecânico trocou o óleo, alinhou, balanceou, revisou freios e suspensão. Sai mais caro, mas evita dor de cabeça na estrada.

8 curtidas

Pra quem tem criança, vale conferir também se o ar-condicionado tá gelando bem e se os cintos de segurança estão funcionando direitinho. Eu reviso tudo com calma uma semana antes da viagem, pra dar tempo de arrumar qualquer coisa.

8 curtidas

Se o carro for automático, confere o fluido de transmissão. É uma coisa que quase ninguém lembra, mas é essencial pra evitar dor de cabeça no meio da viagem.

9 curtidas

Segurança é mais do que importante na hora de viajar! Pensando nisso, selecionamos alguns assuntos interessantes:

8 curtidas

Recomendo passar numa oficina e pedir aquele “check-up de viagem”. Eles olham de tudo e te avisam se algo tá pra vencer, tipo correia dentada ou pastilha de freio.

7 curtidas

Cara, aprendi do pior jeito que fazer revisão antes de viajar não é luxo, é necessidade. Fui com minha esposa e meus dois filhos pra Florianópolis achando que tava tudo certo, e no meio da estrada o carro começou a esquentar.

Parei num posto e o mecânico disse que o fluido de arrefecimento tava quase seco. A sorte é que ele conseguiu resolver na hora, mas podia ter dado um problemão no motor. Desde então, antes de qualquer viagem, passo na oficina e peço pra olhar tudo: óleo, freio, água, bateria e até as correias. Gasto uns R$ 200, mas viajo tranquilo.

9 curtidas

Sou meio neurótico com carro, então antes de qualquer viagem eu faço uma revisão completa. Já vi muito amigo passar perrengue por causa de bateria fraca ou pneu careca. Uma vez, um deles furou o pneu e o estepe tava sem ar.

Ele teve que esperar 3 horas até alguém aparecer pra ajudar. Eu uso um aplicativo que lembra quando revisar o carro e até onde tem posto ou oficina no caminho.

Recomendo pra quem quer viajar tranquilo. E outra: se for pegar estrada longa, confere também o seguro.

9 curtidas

Ano passado fomos pra Minas visitar uns parentes e o carro começou a dar uns estalos estranhos logo no segundo dia. No fim das contas, era problema no rolamento da roda.

O mecânico disse que era algo simples de prevenir se eu tivesse feito a revisão antes. Desde então, não saio mais sem fazer um check-up completo.

9 curtidas

Uma coisa que pouca gente lembra é revisar o sistema de iluminação. Eu sempre viajo de madrugada, e já aconteceu de uma lâmpada queimar no meio da estrada. Fiquei morrendo de medo de ser parado ou causar um acidente. Desde então, troco as lâmpadas antes de cada viagem longa e levo uma reserva.

9 curtidas

Cara, ótima pergunta. Antes de qualquer viagem, principalmente se for com a família, eu costumo fazer uma revisão completa no carro — não só pra evitar imprevistos, mas também pra economizar combustível e rodar com mais segurança.

Primeiro, confiro o nível de óleo, fluido de freio e água do radiador, além de garantir que as correias estejam em boas condições. Uma vez viajei sem perceber que a correia do alternador estava gasta e acabei ficando parado no meio da estrada — nunca mais deixei passar.

Outro ponto importante é o sistema de arrefecimento e o estado dos pneus, inclusive o estepe. Tem um vídeo que explica bem o que olhar antes de pegar a estrada e que me ajudou muito na última revisão:

Depois disso, também verifico luzes, palhetas do limpador, bateria e alinhamento. E se o carro for automático, é bom checar o fluido do câmbio, porque em viagem longa ele trabalha o tempo todo.

Por fim, vale montar um mini kit de emergência com lanterna, cabos de chupeta, triângulo, colete e manômetro. Pode parecer exagero, mas quem já ficou parado na estrada sabe como esses detalhes fazem diferença.

8 curtidas

Cara, dá pra evitar muita dor de cabeça com uma revisão básica:

• Freios – pastilhas, discos e fluido.
  • Óleo e filtros – troque se estiver perto do vencimento.
  • Sistema de arrefecimento – verifique água e aditivo do radiador.
  • Pneus e estepe – calibragem, desgaste e alinhamento.
  • Iluminação – faróis, lanternas e pisca funcionando.
  • Palhetas e reservatório do limpador – chuva na estrada é traiçoeira.

Se a viagem for longa, vale conferir também bateria e correias. Uma oficina de confiança faz tudo isso rapidinho.

8 curtidas

Eu sempre dou uma boa olhada nos pneus e no óleo antes de pegar estrada. Já tive problema com calibragem errada e o carro ficou gastando mais combustível.

Também confiro o estepe, macaco e triângulo, porque ninguém quer passar aperto na estrada por causa de coisa simples.

9 curtidas

Aprendi na marra que o principal é não confiar só no “acho que tá bom”.
Uma vez fui pra o interior e o carro ferveu no meio da estrada por causa de uma mangueira rachada.

Então hoje eu sempre olho:

• Água e aditivo
  • Vazamentos
  • Correias
  • Pressão dos pneus
  • E levo um galão de água extra no porta-malas :sweat_smile:
7 curtidas