Olá amigos quero dicas sobre o que fazer na Serra do Cipó: O destino favorito de Minas Gerais?
Amiga, o Parque Nacional da Serra do Cipó fica a apenas 100 km de Belo Horizonte e é repleto de cachoeiras e paisagens deslumbrantes.
Esse destino é perfeito para quem ama ecoturismo, oferecendo diversas trilhas que passam por cânions, rios e cascatas incríveis. Dá para explorar a região a pé, de bicicleta ou até a cavalo. Além disso, a Serra do Cipó é ideal para quem curte aventura, com opções para praticar rapel, canoagem e alpinismo.
Amiga, você não pode deixar de conhecer a Cachoeira Véu da Noiva! É uma das mais famosas da região, com um poço amplo e profundo, ideal para um mergulho refrescante.
Além do mergulho, o cenário ao redor da cachoeira é simplesmente encantador, perfeito para relaxar e tirar fotos incríveis.
A trilha até lá é tranquila e permite apreciar a beleza natural da Serra do Cipó. Vale muito a pena incluir essa parada no seu roteiro!
Eu recomendo a Cachoeira Véu da Noiva também. É um ótimo lugar para fazer trilhas e nadar em cachoeiras. Já estive lá várias vezes. O único ponto negativo é que as trilhas não são muito bem sinalizadas. Na minha primeira visita, meu amigo e eu quase tivemos que voltar porque acabamos entrando em trilhas não sinalizadas. Apesar de algumas melhorias recentes, lugares como a Cachoeira da Andorinha ainda carecem de sinalização adequada.
A entrada asfaltada (secundária) facilita o acesso às Cachoeiras do Gavião, da Andorinha, Congonhas e Tombador. Já a entrada principal, que é de terra e fica antes da ponte de entrada da cidade, leva à Cachoeira da Farofa e aos Cânions.
Amiga, não deixe de ir na Cachoeira Grande, é super famosa, com águas cristalinas e um visual de tirar o fôlego. Eu simplesmente amei a Serra do Cipó, tem muitos lugares incríveis e cachoeiras maravilhosas. Vale muito a pena conhece.
Eu gostei bastante dessa cachoeira e considero a melhor de Santana do Riacho em termos de acessibilidade. A estrada principal tem calçamento em boa parte, mas ainda precisa de melhorias, especialmente na chegada às cachoeiras, onde seria ideal ter escadas e corrimãos. A entrada custa R$ 50 por pessoa, e é proibido levar produtos de beleza (com exceção de protetor solar), caixas de som e churrasqueiras. Essas restrições ajudam a manter o ambiente mais tranquilo e perfeito para curtir a natureza em paz.
A Cachoeira Véu da Noiva é, na minha opinião, a melhor cachoeira de Minas! O local conta com uma piscina natural, música ao vivo e um restaurante super agradável para aproveitar o dia. Para acessar a cachoeira, é preciso fazer uma trilha de 200 metros com muitas pedras. Ela é linda, mas achei um pouco perigosa porque as pedras são bem escorregadias. Fui em um feriado, então o espaço estava bem cheio.
A água é geladíssima, mas infelizmente a cachoeira está bem seca
. Precisamos de chuvas com urgência! No geral, gostei muito da experiência e espero voltar à Serra do Cipó em breve para explorar outras cachoeiras.
Dica: chegue o mais cedo possível! Nós chegamos às 10h30 e tivemos que esperar quase uma hora na fila para entrar, mas isso foi porque era feriado.
Gente, a beleza da Serra do Cipó é incrível! Águas claras e limpas, fácil acesso, boa sinalização e várias lixeiras espalhadas pelo local. O único ponto que poderia melhorar é o custo da entrada, que poderia ser mais acessível. Mas, mesmo assim, vale muito a pena visitar o complexo e aproveitar todas as belezas naturais que ele oferece!
Na Serra do Cipó, em Minas Gerais, você pode fazer diversas atividades, como:
- Visitar cachoeiras, como a Véu da Noiva, a Grande, a do Gavião, a Farofa, a Serra Morena e a Andorinhas.
- Fazer trilhas, como a dos Escravos e a que leva ao topo da Serra.
- Praticar esportes de aventura, como rapel, escalada, mountain bike, quadriciclo, jeep 4×4 e motocross.
- Fazer passeios de barco e de caiaque.
- Observar aves.
- Explorar o Parque Nacional da Serra do Cipó.
- Visitar Conceição do Mato Dentro.
Para aproveitar a Serra do Cipó, é importante:
- Planejar a viagem com antecedência.
- Reservar as acomodações.
- Levar calçados confortáveis e seguros.
- Levar água e lanches, principalmente para trilhas mais longas.
- Contratar um guia experiente para atividades como rapel e escalada.
- Respeitar os animais e as plantas.
- Evitar fogueiras.
Que massa, vou para a Serra do Cipó agora no carnaval com uns amigos, esse ano vamos fugir dos agitos da folia para foliar na Serra de Minas gerais. Espere por nós seus mineiros malucos.