Queria boas recomendações do que fazer em Alto Paraiso de graça.
Eu me apaixonei por Alto Paraíso! Uma das melhores coisas que fiz por lá foi explorar as trilhas e cachoeiras gratuitas.
Por exemplo, o caminho até a Cachoeira dos Cristais é simplesmente mágico. Você anda pela mata e, de repente, surge aquela queda d’água incrível, onde dá pra tomar um banho revigorante.
Outro lugar maravilhoso é o Morro da Baleia, que tem uma vista panorâmica surreal e um pôr do sol de tirar o fôlego.
Essas experiências são totalmente de graça e são uma verdadeira conexão com a natureza!
Quando fui pra Alto Paraíso, um dos meus passeios favoritos foi conhecer o Vale da Lua. Ok, oficialmente o acesso tem uma pequena taxa, mas é tão simbólica que praticamente conta como um passeio gratuito, né?
E vale a pena! O lugar tem formações rochosas que parecem mesmo uma paisagem lunar, e é muito divertido explorar as pequenas piscinas naturais que se formam nas pedras.
Para quem quer economizar ainda mais, explorar o céu estrelado à noite é de graça e único! A cidade é pequena, então é fácil encontrar lugares escuros pra observar o céu.
Se tem uma coisa que Alto Paraíso oferece de graça e com abundância é paz e tranquilidade.
Eu amei caminhar pelo centro da cidade, que tem uma energia diferente, com muitas lojas esotéricas e pessoas sempre dispostas a bater um papo.
Também descobri a Feira do Produtor, que rola geralmente aos sábados. A vibe é incrível, cheia de pessoas vendendo artesanato, comida caseira, frutas frescas e tudo mais. Mesmo que você não compre nada, só andar por lá e sentir a energia já é muito gostoso.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
Eu sou do tipo que adora uma aventura ao ar livre, então em Alto Paraíso eu fiz trilhas o tempo todo.
Uma das minhas preferidas foi a trilha da Cachoeira Loquinhas. A entrada pra trilha em si é gratuita, e você pode aproveitar vários poços com águas cristalinas no caminho.
É um verdadeiro paraíso escondido, perfeito pra quem quer um lugar tranquilo pra relaxar.
Além disso, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é acessível em algumas áreas sem cobrança de entrada, e o cenário é cinematográfico!
Quando estive em Alto Paraíso, tirei um dia só para conhecer a Vila de São Jorge, que fica ali pertinho.
Dá pra chegar de carona (que é uma prática comum por lá), e a vila tem uma energia mística.
Mesmo sem gastar nada, é incrível andar pelas ruelas, conversar com os moradores e sentir a vibe alternativa do lugar.
E se você estiver por lá à noite, a quantidade de estrelas no céu é um show gratuito que faz tudo valer a pena!
Galera quais os melhores restaurantes em Alto Paraíso?
Quando fui pra Alto Paraíso, um restaurante que ficou na memória foi o Cantinho das Delícias.
Eles servem comida caseira, simples e cheia de sabor, perfeita pra recarregar as energias depois de explorar as cachoeiras.
Comi uma feijoada maravilhosa lá e o preço é bem em conta, principalmente se você comparar com outras opções turísticas da região.
A sensação é de estar comendo na casa de um amigo, sabe? Recomendo muito, especialmente pra quem gosta de comida sem frescura e bem-feita.