É tranquilo dirigir no Reino Unido sendo brasileiro?

Estou pensando em alugar um carro para conhecer algumas cidades menores e regiões mais afastadas no Reino Unido. Mas tenho receio por causa da direção do lado direito e das regras locais. Alguém que já fez isso pode compartilhar como foi a experiência?

5 curtidas

Assim como em grande parte da Europa, dirigir na Inglaterra é uma experiência tranquila, com sinalizações claras e regras de trânsito semelhantes às do Brasil.

A principal diferença está no fato de que, por lá, dirige-se pela mão inglesa ou seja, do lado esquerdo da via, com o volante localizado no lado direito do veículo.

4 curtidas

Olha, eu também tive essa dúvida antes de viajar, e posso te dizer que alugar um carro para explorar cidades menores e regiões mais afastadas do Reino Unido foi uma das melhores decisões que tomei.

A direção com o volante do lado direito e a circulação pela esquerda (mão inglesa) assustam no começo, mas a adaptação é mais rápida do que parece.

As sinalizações são bem claras, as estradas são excelentes e tudo é muito organizado. Em poucas horas de direção você já começa a se sentir mais confiante, principalmente se já tiver experiência com estrada.

Alguns pontos importantes da minha experiência:

• Trocar a marcha com a mão esquerda exige um pouco de atenção no começo, mas para quem já dirige câmbio manual no Brasil, logo vira automático.

• Os limites de velocidade são em milhas por hora (mph), então vale se acostumar: 70 mph equivalem a cerca de 112 km/h.

• As estradas principais (motorways) são ótimas, bem sinalizadas e interligam quase todo o país. É bem fácil planejar um roteiro por lá.

• O uso do acostamento é exclusivo para emergências, e ultrapassagens devem ser feitas apenas pela pista certa.

• Estacionar nas cidades menores é tranquilo, e o sistema de parquímetro é bem simples de usar.

Além disso, se você quiser economizar no aluguel, vale muito a pena usar comparadores de preços. Consegui descontos de até 70% pesquisando com antecedência em sites que comparam as maiores locadoras como Hertz, Europcar, Avis e Alamo.

5 curtidas

No começo parece estranho, claro principalmente as rotatórias, que giram no sentido horário mas depois de uns 30 minutos ao volante, tudo flui.

4 curtidas

As estradas são muito boas, sinalizadas, e o GPS ajuda bastante.

4 curtidas

Dirigir no Reino Unido foi mais tranquilo do que eu imaginava.

A maior dificuldade mesmo foi no início, por conta dos reflexos automáticos tipo olhar pro lado errado no cruzamento ou querer entrar na faixa da esquerda na hora errada.

4 curtidas

O aluguel do carro compensou demais, principalmente pra visitar os vilarejos e regiões mais afastadas, que são difíceis de acessar de trem.

3 curtidas

Fiquei com um certo medo por conta da tal mão inglesa, mas foi só os primeiros 20 minutos de nervoso, depois, tudo foi se encaixando.

O que me ajudou foi fazer trechos curtos nos primeiros dias, até pegar confiança. As sinalizações são parecidas com as do Brasil, e os motoristas lá são bem mais pacientes e educados no trânsito.

3 curtidas

Dirigir no Reino Unido sendo brasileiro é mais fácil do que parece. O carro que aluguei era automático, o que facilitou demais a adaptação.

3 curtidas

A única coisa que me deixou tensa no início foram as rotatórias, porque tem que entrar e sair pelo lado contrário do que a gente está acostumado no Brasil.

3 curtidas

@isabelaalves, aqui no site Viajantes temos muitas dicas, confira aqui:

3 curtidas