Estou pensando em alugar um carro para conhecer algumas cidades menores e regiões mais afastadas no Reino Unido. Mas tenho receio por causa da direção do lado direito e das regras locais. Alguém que já fez isso pode compartilhar como foi a experiência?
Assim como em grande parte da Europa, dirigir na Inglaterra é uma experiência tranquila, com sinalizações claras e regras de trânsito semelhantes às do Brasil.
A principal diferença está no fato de que, por lá, dirige-se pela mão inglesa ou seja, do lado esquerdo da via, com o volante localizado no lado direito do veículo.
Olha, eu também tive essa dúvida antes de viajar, e posso te dizer que alugar um carro para explorar cidades menores e regiões mais afastadas do Reino Unido foi uma das melhores decisões que tomei.
A direção com o volante do lado direito e a circulação pela esquerda (mão inglesa) assustam no começo, mas a adaptação é mais rápida do que parece.
As sinalizações são bem claras, as estradas são excelentes e tudo é muito organizado. Em poucas horas de direção você já começa a se sentir mais confiante, principalmente se já tiver experiência com estrada.
Alguns pontos importantes da minha experiência:
-
Trocar a marcha com a mão esquerda exige um pouco de atenção no começo, mas para quem já dirige câmbio manual no Brasil, logo vira automático.
-
Os limites de velocidade são em milhas por hora (mph), então vale se acostumar: 70 mph equivalem a cerca de 112 km/h.
-
As estradas principais (motorways) são ótimas, bem sinalizadas e interligam quase todo o país. É bem fácil planejar um roteiro por lá.
-
O uso do acostamento é exclusivo para emergências, e ultrapassagens devem ser feitas apenas pela pista certa.
-
Estacionar nas cidades menores é tranquilo, e o sistema de parquímetro é bem simples de usar.
Além disso, se você quiser economizar no aluguel, vale muito a pena usar comparadores de preços. Consegui descontos de até 70% pesquisando com antecedência em sites que comparam as maiores locadoras como Hertz, Europcar, Avis e Alamo.
No começo parece estranho, claro principalmente as rotatórias, que giram no sentido horário mas depois de uns 30 minutos ao volante, tudo flui.
As estradas são muito boas, sinalizadas, e o GPS ajuda bastante.
Dirigir no Reino Unido foi mais tranquilo do que eu imaginava.
A maior dificuldade mesmo foi no início, por conta dos reflexos automáticos tipo olhar pro lado errado no cruzamento ou querer entrar na faixa da esquerda na hora errada.
O aluguel do carro compensou demais, principalmente pra visitar os vilarejos e regiões mais afastadas, que são difíceis de acessar de trem.
Fiquei com um certo medo por conta da tal mão inglesa, mas foi só os primeiros 20 minutos de nervoso, depois, tudo foi se encaixando.
O que me ajudou foi fazer trechos curtos nos primeiros dias, até pegar confiança. As sinalizações são parecidas com as do Brasil, e os motoristas lá são bem mais pacientes e educados no trânsito.
Dirigir no Reino Unido sendo brasileiro é mais fácil do que parece. O carro que aluguei era automático, o que facilitou demais a adaptação.
A única coisa que me deixou tensa no início foram as rotatórias, porque tem que entrar e sair pelo lado contrário do que a gente está acostumado no Brasil.
@isabelaalves, aqui no site Viajantes temos muitas dicas, confira aqui:
- Como é o clima no Reino Unido em cada estação?
- Como funciona a imigração no Reino Unido para turistas brasileiros?
- Compensa usar o trem no Reino Unido ou é melhor alugar carro?
- Quais profissões estão em falta no Reino Unido?
- Vale a pena comprar um chip local ou usar eSIM no Reino Unido?
- É possível viajar pelo Reino Unido com orçamento limitado?
- É seguro viajar sozinho pelo Reino Unido?
- Quais são os melhores castelos para visitar no Reino Unido?