Viajar pela Holanda foi uma das experiências mais encantadoras que já tive. Quando decidi conhecer o país, também me fiz essa pergunta: será que dá tempo de ver o essencial em apenas 7 dias? A boa notícia é que sim, é possível conhecer muita coisa em uma semana, desde que o roteiro seja bem planejado. Vou compartilhar aqui como montei o meu roteiro e o que eu aprendi no caminho.
- É fácil se virar na Holanda sem falar holandês?
- Quais cidades da Holanda valem a pena além de Amsterdã?
- É caro viajar pela Holanda? Dá pra fazer uma viagem econômica?
- Como é o clima na Holanda em cada estação do ano?
- É possível conhecer a Holanda em 7 dias? Como montar um roteiro?
Por onde começar: entendendo o tamanho da holanda
A Holanda é um país relativamente pequeno. Para se ter uma ideia, você consegue cruzá-la de ponta a ponta de trem em menos de 4 horas. Isso facilita muito na hora de montar um roteiro compacto e eficiente.
Dica pessoal: usei trem em todos os meus deslocamentos e foi super tranquilo! A malha ferroviária holandesa é excelente.
Como distribuir os 7 dias: roteiro completo e otimizado
Depois de algumas tentativas e pesquisas, cheguei a um roteiro que encaixou perfeitamente no meu tempo. Veja como ficou:
Roteiro sugerido: 7 dias na holanda
| Dia | Destino | Atividades sugeridas |
|---|---|---|
| 1 | Amsterdã | Chegada, passeio pelo centro histórico, Dam Square, Bairro da Luz Vermelha |
| 2 | Amsterdã | Museu Van Gogh, Rijksmuseum, passeio de barco pelos canais |
| 3 | Zaanse Schans + Volendam | Vilarejos com moinhos de vento e casinhas típicas holandesas |
| 4 | Utrecht | Visita à Dom Tower, canais únicos com calçadas rebaixadas, atmosfera universitária |
| 5 | Rotterdam | Arquitetura moderna, Markthal, ponte Erasmus, museus contemporâneos |
| 6 | Haia (Den Haag) | Parlamento holandês, Palácio da Paz, e praia de Scheveningen |
| 7 | Delft + retorno | Cidade natal de Vermeer, cerâmica azul, passeio relaxante antes de voltar |
Como me organizei: dicas práticas que funcionaram comigo
Confesso que fazer um roteiro enxuto exigiu alguns cuidados. Abaixo, listo algumas estratégias que fizeram diferença para mim:
- Usei hospedagens centrais: principalmente em Amsterdã e Rotterdam. Isso economizou tempo com deslocamentos.
- Comprei o passe de trem Holland Travel Ticket, que cobre o transporte por todo o país — super prático!
- Evitei carregar malas grandes, já que troquei de cidade várias vezes.
- Reservei entradas de museus com antecedência, especialmente em Amsterdã.
O que vale mesmo a pena ver?
A Holanda vai muito além de Amsterdã. Claro que a capital é incrível, mas o que mais me encantou foi:
- Zaanse Schans, com seus moinhos típicos funcionando como séculos atrás.
- Utrecht, com aquele clima jovem e menos turístico, que me fez sentir como uma moradora.
- Haia, onde visitei o Tribunal Internacional e vi de perto a política holandesa funcionando.
Meu veredito: vale a pena em 7 dias?
Sim! Você não vai ver tudo, mas verá o melhor. Com sete dias, é possível montar um roteiro que equilibra:
- Cultura (museus, arte, história)
- Paisagens (canais, moinhos, campos de flores — se for na época certa)
- Cidades vibrantes e vilarejos tranquilos
Importante: vá com o coração aberto e com a disposição de caminhar bastante. Leve bons sapatos e uma mochila leve. Isso me salvou mais de uma vez!
Vale a pena alugar carro?
Eu optei por não alugar, e sinceramente? Não senti falta. A malha ferroviária é eficiente, pontual e cobre praticamente todas as cidades mencionadas acima. Além disso, evita dor de cabeça com estacionamento (que é caríssimo) e trânsito em centros históricos.
Não existe um roteiro “perfeito”, mas sim o roteiro ideal pra você. Se você ama arte, talvez valha a pena passar mais tempo em Amsterdã. Se você curte cidades tranquilas, inclua Giethoorn (a “Veneza holandesa”) e fique mais tempo por lá.
O segredo está no equilíbrio. Para mim, os 7 dias foram suficientes para me apaixonar pela Holanda e ainda sair com vontade de voltar.