Conheça as Termas de Puritama: Oásis no Deserto do Atacama

As Termas de Puritama são um verdadeiro refúgio no meio do Deserto do Atacama, um dos lugares mais áridos do planeta.

Eu, pessoalmente, sempre busquei destinos que mesclam aventura e relaxamento, e essa foi uma das experiências mais inesquecíveis que já tive.

Imagine só: águas cristalinas e quentinhas, cercadas por uma paisagem desértica e encantadora.

Não tem como não se apaixonar! Vamos conhecer juntos o que torna esse lugar tão especial e como você pode aproveitar ao máximo sua visita.

O que são as Termas de Puritama?

As Termas de Puritama são um conjunto de piscinas termais naturais localizadas a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama, no norte do Chile.

A água, com uma temperatura média de 33°C, é rica em minerais e oferece uma experiência relaxante e revitalizante.

O próprio nome “Puritama” significa “água quente” em língua indígena, e não é por acaso! Essas águas têm propriedades terapêuticas, ajudando a aliviar tensões e dores musculares.

Eu lembro perfeitamente do momento em que entrei pela primeira vez em uma das piscinas. O contraste entre a água morna e o vento seco do deserto é algo indescritível. Não é só um banho, é uma experiência para os sentidos!

Propriedades Terapêuticas

Se você, como eu, adora se cuidar e relaxar, vai amar saber que as águas dessas termas são ricas em minerais como o lítio e o magnésio, famosos por reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea.

E, claro, quem não gosta de relaxar em um ambiente natural e ainda cuidar da saúde ao mesmo tempo?

Como Chegar nas Termas de Puritama?

Existem duas formas principais de visitar esse paraíso, e cada uma tem suas vantagens.

1. Tour Organizado

Optar por um tour organizado é a maneira mais prática. Essas excursões saem diretamente de San Pedro de Atacama, e muitas vezes incluem transporte, guias e ingressos.

O lado bom é que você não precisa se preocupar com nada: eles cuidam de toda a logística. Além disso, essa opção é ideal para quem prefere comodidade.

• Vantagens: Praticidade, guia explicativo, transporte incluído.
  • Preço Médio: Entre 40 e 60 dólares por pessoa, dependendo da temporada.

2. Visita Independente

Agora, se você gosta de uma dose extra de liberdade, pode alugar um carro e fazer a viagem por conta própria. Foi o que eu fiz, e confesso que adorei a experiência!

A estrada é tranquila, e dirigir pelo deserto com aquela paisagem incrível foi algo que tornou o passeio ainda mais especial. O bom de ir de carro é que você pode aproveitar as termas no seu próprio ritmo, sem pressa.

• Vantagens: Liberdade de horários, explorar no seu tempo.
  • Dica Pessoal: Alugue um carro com bom desempenho em subidas leves.

Estrutura das Termas

Quando você chega, logo percebe a estrutura simples, mas eficiente. Existem oito piscinas conectadas por passarelas de madeira, cada uma com diferentes níveis de profundidade e temperaturas.

Eu recomendo que você comece pelas piscinas mais rasas e vá explorando conforme o tempo passa. Isso dá uma sensação gradual de relaxamento e bem-estar.

Cada piscina oferece uma perspectiva única da paisagem ao redor, e se você curte fotografia, vai encontrar ótimas oportunidades para capturar momentos incríveis. Aliás, não esqueça de levar um bom chapéu e protetor solar, o sol do Atacama não brinca!

Dicas para Visitar as Termas

Aqui estão algumas dicas essenciais para garantir que sua visita às Termas de Puritama seja perfeita:

• Leve toalhas e roupas de banho confortáveis – as termas não oferecem toalhas.
  • Chegue cedo para evitar multidões e aproveitar melhor as piscinas.
  • Reserve sua visita com antecedência se for durante a alta temporada, já que o número de visitantes é limitado.
  • Considere visitar de manhã para aproveitar as tarifas mais baratas e o clima ameno.

Quanto Custa Visitar as Termas?

O valor para entrar nas Termas de Puritama varia dependendo da época do ano e se você vai por conta própria ou com um tour organizado. Aqui está uma tabela rápida com os valores aproximados:

Tipo de Visita Preço por Pessoa
Tour Organizado 40 a 60 dólares
Entrada Individual 20 a 30 dólares
Horário da Manhã Menor preço
Horário da Tarde (Finais de Semana) Preço mais alto

Uma coisa importante a mencionar é que o local está em uma propriedade privada, então, você precisa pagar para entrar. Além disso, a capacidade de visitantes é limitada, então reserve com antecedência, especialmente durante a alta temporada.

Vale a Pena?

Sem dúvida, as Termas de Puritama foram um dos pontos altos da minha viagem ao Deserto do Atacama. A combinação de relaxamento, paisagens deslumbrantes e a sensação de estar imerso em algo tão natural fez dessa experiência algo inesquecível.

Se você está buscando um momento de paz em meio à vastidão árida do Atacama, eu recomendo 100%.

:glowing_star: Dica Extra: Combine o passeio com uma visita ao Valle de la Luna ou ao Valle de la Muerte para um dia completo de aventura e relaxamento.

Então, já está convencido a dar um mergulho nas águas de Puritama? Me conte depois como foi sua experiência, e quem sabe a gente não se encontra por lá algum dia!

6 curtidas

Nossa, que post incrível! :heart_eyes: Eu estive no Atacama ano passado, mas infelizmente não consegui visitar as Termas de Puritama. Agora estou me arrependendo de não ter reservado um dia para isso.

Parece ser uma experiência única! Para quem já foi, é necessário levar toalhas ou o local oferece algum tipo de estrutura nesse sentido?

7 curtidas

Eu fui no início do ano e, olha, vale MUITO a pena! Quanto às toalhas, o local não oferece, então é melhor levar a sua própria.

A estrutura é bem simples, mas super funcional. Uma dica é chegar cedo para evitar a muvuca nas piscinas. :blush:

6 curtidas

Eu já estou convencido! Só uma dúvida: essas águas termais realmente têm efeito terapêutico? Tenho algumas dores nas costas e ouvi dizer que as águas ricas em minerais ajudam bastante nesse tipo de situação. Alguém aqui sentiu alguma diferença depois de mergulhar lá? :man_in_steamy_room:

7 curtidas

Alguém aqui sabe se tem algum horário melhor para visitar? Tipo, tem muita diferença de preço entre manhã e tarde? Estou planejando ir no próximo mês e estou meio perdido sobre o melhor horário para visitar.

6 curtidas

Olha, eu não sou médico, mas posso te dizer que, pra mim, foi ótimo! Eu estava com os ombros super tensionados da viagem e, depois de um tempo relaxando nas piscinas, senti um alívio considerável.

Além disso, o ambiente todo ajuda a desconectar e relaxar. Eu recomendo sim, especialmente se você está buscando algo mais terapêutico! :wink:

6 curtidas

Sim, tem diferença sim! Pela manhã, os preços são mais baixos e o lugar tende a ser menos lotado, então você consegue aproveitar melhor as piscinas. Se você puder, recomendo ir cedinho. Durante a tarde, principalmente nos fins de semana, fica mais cheio e o preço pode aumentar um pouco. Ah, e reserva com antecedência, viu? Na alta temporada as vagas são limitadas.

6 curtidas