Fiquei confuso com esse lance de gorjeta nos EUA. Em Miami é obrigatório? Quanto é o valor ideal pra deixar? E se eu não quiser pagar? Vi relatos diferentes e queria entender melhor como funciona.
Em Miami, assim como na maioria dos restaurantes dos Estados Unidos, é comum deixar uma gorjeta entre 15% e 20% do valor total da conta.
Em alguns estabelecimentos de Miami Beach, essa taxa de serviço já pode estar incluída automaticamente. Por isso, vale a pena conferir a conta com atenção antes de adicionar qualquer valor extra.
A gorjeta é uma prática comum não apenas em restaurantes, mas também para taxistas e funcionários de hotel que auxiliam com as malas. Em geral, recomenda-se oferecer entre 15% e 20% do valor do serviço como gratificação.
Nos Estados Unidos, a gorjeta não é obrigatória por lei, mas é fortemente esperada em praticamente todos os serviços especialmente em restaurantes. Isso porque os garçons recebem um salário-base muito abaixo do mínimo (às vezes menos de US$ 5 por hora), contando com as gorjetas para completar a renda.
Em restaurantes
-
O valor esperado da gorjeta é entre 15% e 20% do total da conta.
-
Em Miami Beach, muitos restaurantes já incluem automaticamente a gorjeta (geralmente 18%) na conta, principalmente em áreas turísticas como Lincoln Road.
-
Fique atento: mesmo com a gorjeta já incluída, o recibo do cartão costuma vir com um espaço extra para escrever uma “additional tip” (gorjeta adicional). Isso pode confundir e levar muita gente a pagar duas vezes.
Outros serviços:
- Táxis, motoristas de app, carregadores de malas e camareiras também esperam gorjeta. Algo entre US$ 1 a US$ 5 é comum, dependendo do serviço.
Se quiser entender mais sobre dicas de viagem, o site Viajantes, tem conteúdos excelentes e atualizados sobre o assunto!
Estive em Miami no mês passado e fiquei um pouco confusa com essa questão da gorjeta. Em quase todos os restaurantes que fui, principalmente em Miami Beach, a gorjeta já estava incluída na conta.
Cara, esse lance de gorjeta em Miami é bem diferente do Brasil. Aqui a gente só deixa se quiser, mas lá é cultural, quase obrigatório.
Em Miami, além de esperarem entre 15% e 20% de gorjeta, alguns restaurantes já colocam direto na conta, sem te perguntar nada.
É o seguinte: nos EUA, a gorjeta é parte do salário do garçom, então eles contam com isso. Em Miami, o normal é 15% a 20%, mas muitos restaurantes já incluem 18% automaticamente na conta, principalmente se perceberem que você é turista.
Achei esse sistema de gorjeta nos EUA super confuso, principalmente em Miami. Eu entendo que os garçons dependem disso, mas achei falta de transparência em muitos lugares.
Em um restaurante, me cobraram 20% de gorjeta sem me avisar, e ainda deixaram espaço pra eu colocar mais.
Fui em Miami com a família e já sabia da cultura da gorjeta, mas me surpreendi com o jeito que fazem por lá.
A gente sabia da gorjeta de 15% a 20%, mas não esperava que fosse cobrada automaticamente.