Brasil exige visto de outros países?

Quais nacionalidades podem entrar no Brasil sem necessidade de visto? Gostaria de conhecer as facilidades do Brasil para turistas internacionais.

5 curtidas

Sei que pra América-do-Sul, como Argentina, Chile e Uruguai, é mais fácil. Do mesmo jeito que podem só com RG eles também conseguem só com a identidade.

5 curtidas

O Brasil tem uma política relativamente aberta para turismo. Então países como Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia geralmente têm isenção de visto para estadias curtas.

Mas mesmo sem visto, normalmente é exigido uma passagem de saída, comprovação de hospedagem e meios financeiros. Ou seja, a entrada é ok, mas ainda existe um controle básico na imigração.

5 curtidas

Algo que muita gente não sabe é que cidadãos de alguns países fora das Américas também entram no Brasil sem visto, tipo a Austrália.

Mas é sempre bom verificar antes da viagem, porque essas regras podem mudar com o tempo

5 curtidas

Eu já conversei com turistas de diferentes países que vieram ao Brasil e muitos comentaram como o processo de entrada foi simples, principalmente américa-latina por causa dos acordos entre os países e tudo mais.

Inclusive, se quiser saber mais sobre vistos, a comunidade Viajantes.net tem muito tópico relevante:

https://viajantes.net/t/paises-sem-visto-brasileiro/1911
https://viajantes.net/t/quais-paises-na-europa-e-possivel-visitar-sem-visto/1916
https://viajantes.net/t/lugares-para-viajar-sem-visto-e-passaporte/1919

5 curtidas

Artur, os colegas já responderam perfeitamente, mas uma coisa que eu acho importante destacar é que o Brasil permite entrada sem visto para turismo de curta duração em muitos casos, mas isso não significa entrada automática.

Turistas de países com isenção, como África do Sul e alguns países europeus, ainda passam pela imigração normalmente.

O processo costuma ser simples se estiver tudo certo com documentação :wink:

5 curtidas

Eu já pesquisei bastante sobre isso, principalmente ajudando amigos de fora a planejarem viagens para o Brasil, e posso dizer que o país tem uma política relativamente aberta para turismo, com muitas nacionalidades podendo entrar sem visto para estadias curtas.

Eu organizei as principais informações em tabela para facilitar a visualização, porque realmente ajuda muito a entender quem pode entrar no Brasil sem visto:

Região / Países Exemplos Precisa de visto? Tempo de permanência Observações
Europa Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido Não Até 90 dias Entrada simples com passaporte
América do Sul Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia Não Até 90 dias Alguns entram só com RG
Ásia / Outros Japão, Coreia do Sul, Israel Não Até 90 dias Japão voltou a acordo de isenção
África / Oceania África do Sul, Nova Zelândia Não Até 90 dias Sem grandes restrições
EUA, Canadá e Austrália Sim (eVisa) Até 90 dias Obrigatório visto eletrônico antes da viagem

Além disso, mesmo quando não é exigido visto, existem alguns requisitos básicos que eu sempre vejo sendo pedidos na entrada:

Exigência comum Detalhes
Passaporte válido Obrigatório na maioria dos casos
Passagem de saída Pode ser solicitada na imigração
Comprovante de hospedagem Hotel ou carta convite
Comprovação financeira Mostrar que consegue se manter durante a viagem

Na prática, o que eu percebo é que o Brasil facilita bastante a entrada de turistas, principalmente da Europa e da América do Sul. Isso torna a viagem bem mais simples de organizar, já que não precisa passar por aquele processo mais burocrático de solicitação de visto antes de viajar.

7 curtidas

Ih! A Austrália tá na lista negra tem um tempo rs

O governo voltou a pedir visto dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Tem uma publicação do Senado sobre isso: Brasil volta a exigir vistos para cidadãos dos EUA, Austrália e Canadá

5 curtidas