Quais nacionalidades podem entrar no Brasil sem necessidade de visto? Gostaria de conhecer as facilidades do Brasil para turistas internacionais.
Sei que pra América-do-Sul, como Argentina, Chile e Uruguai, é mais fácil. Do mesmo jeito que podem só com RG eles também conseguem só com a identidade.
O Brasil tem uma política relativamente aberta para turismo. Então países como Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia geralmente têm isenção de visto para estadias curtas.
Mas mesmo sem visto, normalmente é exigido uma passagem de saída, comprovação de hospedagem e meios financeiros. Ou seja, a entrada é ok, mas ainda existe um controle básico na imigração.
Algo que muita gente não sabe é que cidadãos de alguns países fora das Américas também entram no Brasil sem visto, tipo a Austrália.
Mas é sempre bom verificar antes da viagem, porque essas regras podem mudar com o tempo
Eu já conversei com turistas de diferentes países que vieram ao Brasil e muitos comentaram como o processo de entrada foi simples, principalmente américa-latina por causa dos acordos entre os países e tudo mais.
Inclusive, se quiser saber mais sobre vistos, a comunidade Viajantes.net tem muito tópico relevante:
https://viajantes.net/t/paises-sem-visto-brasileiro/1911
https://viajantes.net/t/quais-paises-na-europa-e-possivel-visitar-sem-visto/1916
https://viajantes.net/t/lugares-para-viajar-sem-visto-e-passaporte/1919
Artur, os colegas já responderam perfeitamente, mas uma coisa que eu acho importante destacar é que o Brasil permite entrada sem visto para turismo de curta duração em muitos casos, mas isso não significa entrada automática.
Turistas de países com isenção, como África do Sul e alguns países europeus, ainda passam pela imigração normalmente.
O processo costuma ser simples se estiver tudo certo com documentação ![]()
Eu já pesquisei bastante sobre isso, principalmente ajudando amigos de fora a planejarem viagens para o Brasil, e posso dizer que o país tem uma política relativamente aberta para turismo, com muitas nacionalidades podendo entrar sem visto para estadias curtas.
Eu organizei as principais informações em tabela para facilitar a visualização, porque realmente ajuda muito a entender quem pode entrar no Brasil sem visto:
| Região / Países | Exemplos | Precisa de visto? | Tempo de permanência | Observações |
|---|---|---|---|---|
| Europa | Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido | Não | Até 90 dias | Entrada simples com passaporte |
| América do Sul | Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia | Não | Até 90 dias | Alguns entram só com RG |
| Ásia / Outros | Japão, Coreia do Sul, Israel | Não | Até 90 dias | Japão voltou a acordo de isenção |
| África / Oceania | África do Sul, Nova Zelândia | Não | Até 90 dias | Sem grandes restrições |
| EUA, Canadá e Austrália | — | Sim (eVisa) | Até 90 dias | Obrigatório visto eletrônico antes da viagem |
Além disso, mesmo quando não é exigido visto, existem alguns requisitos básicos que eu sempre vejo sendo pedidos na entrada:
| Exigência comum | Detalhes |
|---|---|
| Passaporte válido | Obrigatório na maioria dos casos |
| Passagem de saída | Pode ser solicitada na imigração |
| Comprovante de hospedagem | Hotel ou carta convite |
| Comprovação financeira | Mostrar que consegue se manter durante a viagem |
Na prática, o que eu percebo é que o Brasil facilita bastante a entrada de turistas, principalmente da Europa e da América do Sul. Isso torna a viagem bem mais simples de organizar, já que não precisa passar por aquele processo mais burocrático de solicitação de visto antes de viajar.
Ih! A Austrália tá na lista negra tem um tempo rs
O governo voltou a pedir visto dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Tem uma publicação do Senado sobre isso: Brasil volta a exigir vistos para cidadãos dos EUA, Austrália e Canadá