Meu pedido de visto foi negado sem uma explicação clara. Quais podem ser os motivos ocultos para essa decisão?
Olá! Já tive meu visto negado uma vez há um tempo e sei como é complicado, eles realmente não explicam nada ![]()
![]()
Na época, pesquisei bastante e acabei entendendo melhor como funciona essa questão de negativa. Então vou te passar o que aprendi.
Debora, pelo que entendi, existe uma trindade que costuma pesar bastante:
1. Vínculo fraco com o Brasil
Se o consulado entende que você não tem um motivo consistente pra voltar, isso pesa. Aqui entra emprego estável, estudos, bens, rotina, etc.
2. Inconsistência nas informações
É aquela regra básica: o que você coloca no formulário (DS-160) precisa bater com o que você fala na entrevista. Qualquer divergência pode gerar desconfiança e acabar em negativa.
3. Perfil financeiro incompatível com a viagem
Se a renda declarada não condiz com o custo de uma viagem internacional, isso também levanta questionamentos.
Uma coisa importante que aprendi: não ter viagem definida NÃO costuma ser motivo de negativa. Muita gente tira o visto antes de planejar tudo e dá certo. No fim, o foco deles é muito mais no seu perfil e nos seus vínculos do que na viagem em si ![]()
Fica tranquila que essa salinha não dá medo não rsrs
Que pena que tu teve o visto negado… espero que não tenha atrapalhado grandes planos. De fato, não existem muitas explicações quando um visto é negado, mas uma coisa que muita gente subestima, e que pode ter acontecido, é o comportamento na entrevista do visto americano para os Estados Unidos.
A entrevista em si é rápida, é verdade. Mas postura, segurança e clareza são importantes demais. Conheço pessoas com perfil ok que acabaram sendo negadas por passar insegurança, sabe?
Alguns pontos que podem pesar:
• Respostas curtas demais ou confusas
• Contradições na hora de falar
• Nervosismo
• Falta de objetividade
Se parece que você não tem clareza sobre a sua própria viagem ou situação, fica difícil. Não dá pra titubear.
Boa tarde! Como vai? Imagino que esteja chateada por ter tido o visto negado. Vai dar bom na próxima ![]()
Olha, pode ser que o seu perfil não tenha sido considerado forte no momento. Assim, a análise do visto para os Estados Unidos tem um certo nível de subjetividade, mas histórico, perfil e o conjunto da obra podem ter levado à negativa.
A entrevista é a última etapa do processo, então suas informações já são conhecidas.
Às vezes, se tu estava em um momento de vida pouco definido, com troca recente de emprego ou falta de renda estável, podem ter impactado. Se for tentar de novo, o ideal é fortalecer o perfil antes: mais estabilidade e mais clareza na sua situação.
Pelo que conheço, a negativa costuma ser muito mais pela combinação de fatores que não transmitiu segurança suficiente naquele momento do que por um erro isolado.
Sendo bem sincera, acho que não tem como definir com certeza absoluta os motivos por trás de um visto negado pros Estados Unidos. Mas, se for tentar de novo, dá pra melhorar bastante a parte da entrevista com alguns cuidados básicos:
• Fale sempre a verdade
• Mantenha a calma durante toda a entrevista
• Evite demonstrar dúvida
• Deixe o cônsul conduzir a conversa
• Seja coeso e objetivo nas respostas
Sobre a parte prática:
• Leve todos os documentos obrigatórios
• Tenha comprovantes de vínculo com o Brasil organizados
• Só apresente documentos se forem solicitados
Ah, bom lembrar, não tem fórmula mágica para tirar o visto haha
Oi Debora, tudo bem, minha querida? Já tive meu visto negado uma vez também, então sei bem como é essa frustração… mas, se posso te animar, na segunda tentativa deu certo. No meu caso, acho que foi mais questão de perfil, mas não dá pra afirmar com certeza.
Esperei um tempo, organizei melhor minha vida e fui pra entrevista mais seguro. Isso fez diferença, eu aposto, por mais que eles não falem. No fim, deu tudo certo. Então não desanima, negativa acontece.