Vale a pena visitar as grutas em São Thomé das Letras?

Estou interessado em visitar as grutas de São Thomé das Letras. Alguém que já foi pode dizer se vale a pena e quais são as mais recomendadas?

1 curtida

Olha, eu já fui algumas vezes pra São Thomé das Letras e as grutas são, sem dúvida, um dos pontos altos da viagem.

Se você curte natureza e um clima meio místico, vai amar. A Gruta de Sobradinho, por exemplo, é bem legal, tem uma água super cristalina e uma sensação de tranquilidade incrível.

Já a Gruta do Labirinto é bem interessante porque é, literalmente, um labirinto natural, com várias passagens estreitas.

É meio claustrofóbica, então, se você não curte espaços pequenos, talvez não seja a melhor opção. Mas vale a pena explorar, o visual é lindo!

1 curtida

Eu estive lá no ano passado e, sinceramente, acho que vale super a pena! As grutas são bem diferentes uma da outra.

A Gruta do Carimbado é famosa por causa das lendas que dizem que ela é infinita e conecta com Machu Picchu, o que cria toda uma aura de mistério.

Inclusive, tem um tópico aqui no Viajantes que fala sobre as lendas e mistérios de São Thomé das Letras. Dá uma olhada:

https://viajantes.net/t/quais-sao-as-lendas-e-misterios-de-sao-thome-das-letras/2890

Claro, isso é mais lenda do que realidade, mas ainda assim é fascinante caminhar por lá e imaginar todas as histórias.

Outra que eu adorei foi a Gruta do Sobradinho, que tem uma trilha aquática. Se você curte um passeio diferente, com água correndo pelos pés, essa é perfeita.

1 curtida

Pra mim, São Thomé das Letras não seria a mesma sem as grutas. Quando fui, visitei a Gruta de Sobradinho e a Gruta do Carimbado. A primeira é ótima pra quem gosta de água, porque você anda por dentro de um riacho, e a segunda é envolta em muitas histórias e mistérios.

É uma experiência única, sabe? Além disso, as formações rochosas são muito interessantes, parece que cada canto da gruta tem uma surpresa. Leve uma lanterna, porque algumas partes são bem escuras!

1 curtida

Oi, @caiomaia. Tudo certo?

Cara, se você gosta de conhecer Grutas, eu recomendo a leitura desses dois tópicos que temos aqui na nossa comunidade.

Como você está falando sobre São Thomé das Letras, creio que é interessante estender um pouco mais a sua viagem e conhecer algumas das melhores grutas que existem em MG.

Além disso, temos diversos outros tópicos em que falamos exclusivamente sobre São Thomé das Letras. Para aproveitar ainda mais a cidade, dá uma olhada nesses links :point_down:t5:

Com certeza vale a pena visitar as grutas em São Thomé das Letras! Cada uma oferece uma experiência única e contato direto com a natureza e a história da região.

Vou falar com um pouco mais detalhes sobre algumas das grutas que eu acho que merecem um destaque maior:

Gruta de São Thomé

A Gruta de São Thomé, por exemplo, é a mais famosa, situada bem no centro da cidade.

Além de ser facilmente acessível, ela carrega uma lenda interessante que diz que foi o lugar onde o apóstolo São Tomé teria aparecido, o que dá um toque místico à visita.

Gruta do Carimbado

Já a Gruta do Carimbado tem um ar mais misterioso. Muitos acreditam que ela é uma passagem secreta para Machu Picchu, no Peru!

O percurso até o fundo da gruta é desafiador, mas para quem gosta de aventura, é imperdível.

Gruta Sobradinho

A Gruta Sobradinho também é um ótimo passeio. Ela se destaca pelas belas formações rochosas e um riacho que passa pelo interior da caverna, criando um cenário incrível.

Aqui você pode combinar o passeio com uma caminhada pela natureza ao redor.

Se você gosta de natureza, aventura e uma pitada de misticismo, as grutas de São Thomé são visitas que você não pode perder!

1 curtida

Pessoal, eu ADOREI a história sobre a Gruta do Carimbado. Porém, eu fiquei sabendo que ela está aberta ao publico.

Alguém saber por que a Gruta do Carimbado foi fechada? Será que vai demorar muito para abrir ao público de novo?

1 curtida

A Gruta do Carimbado foi fechada por motivos de segurança. Dizem que as passagens internas da gruta são bem complicadas, e teve gente que se perdeu lá dentro.

Como é um lugar cheio de lendas, muita gente acabava se arriscando demais. Eu ouvi falar que o risco de alguém se perder ou sofrer algum acidente foi o principal motivo do fechamento. Melhor prevenir, né?

1 curtida

A Gruta do Carimbado está fechada por determinação do Ministério Público desde 2011. O acesso foi restrito devido a questões de segurança, como risco geológico, e também pela necessidade de preservar o meio ambiente.

Esses fatores tornaram a visitação perigosa, levando à decisão de fechar a gruta para proteger tanto os visitantes quanto o local.

Agora, em relação a quanto ela vai ser aberta ao público, não se tem nenhuma previsão ou ainda se isso irá acontecer algum dia.

O fechamento da Gruta do Carimbado rolou por questões ambientais e de preservação. Pelo que entendi, o fluxo de turistas estava começando a impactar o ecossistema da região.

Muita gente passava por lá e acabava danificando as formações naturais. E como o lugar é cercado de histórias e misticismo, a galera se empolgava, mas o cuidado com o meio ambiente nem sempre era prioridade.

Contudo, ainda assim São Thomé das Letras possui diversas outras grutas das quais valem a pena conhecer, como o pessoal nos comentários acima já mencionou.

1 curtida