Estou interessado em visitar as grutas de São Thomé das Letras. Alguém que já foi pode dizer se vale a pena e quais são as mais recomendadas?
Olha, eu já fui algumas vezes pra São Thomé das Letras e as grutas são, sem dúvida, um dos pontos altos da viagem.
Se você curte natureza e um clima meio místico, vai amar. A Gruta de Sobradinho, por exemplo, é bem legal, tem uma água super cristalina e uma sensação de tranquilidade incrível.
Já a Gruta do Labirinto é bem interessante porque é, literalmente, um labirinto natural, com várias passagens estreitas.
É meio claustrofóbica, então, se você não curte espaços pequenos, talvez não seja a melhor opção. Mas vale a pena explorar, o visual é lindo!
Eu estive lá no ano passado e, sinceramente, acho que vale super a pena! As grutas são bem diferentes uma da outra.
A Gruta do Carimbado é famosa por causa das lendas que dizem que ela é infinita e conecta com Machu Picchu, o que cria toda uma aura de mistério.
Inclusive, tem um tópico aqui no Viajantes que fala sobre as lendas e mistérios de São Thomé das Letras. Dá uma olhada:
https://viajantes.net/t/quais-sao-as-lendas-e-misterios-de-sao-thome-das-letras/2890
Claro, isso é mais lenda do que realidade, mas ainda assim é fascinante caminhar por lá e imaginar todas as histórias.
Outra que eu adorei foi a Gruta do Sobradinho, que tem uma trilha aquática. Se você curte um passeio diferente, com água correndo pelos pés, essa é perfeita.
Pra mim, São Thomé das Letras não seria a mesma sem as grutas. Quando fui, visitei a Gruta de Sobradinho e a Gruta do Carimbado. A primeira é ótima pra quem gosta de água, porque você anda por dentro de um riacho, e a segunda é envolta em muitas histórias e mistérios.
É uma experiência única, sabe? Além disso, as formações rochosas são muito interessantes, parece que cada canto da gruta tem uma surpresa. Leve uma lanterna, porque algumas partes são bem escuras!
Oi, @caiomaia. Tudo certo?
Cara, se você gosta de conhecer Grutas, eu recomendo a leitura desses dois tópicos que temos aqui na nossa comunidade.
Como você está falando sobre São Thomé das Letras, creio que é interessante estender um pouco mais a sua viagem e conhecer algumas das melhores grutas que existem em MG.
Além disso, temos diversos outros tópicos em que falamos exclusivamente sobre São Thomé das Letras. Para aproveitar ainda mais a cidade, dá uma olhada nesses links ![]()
- Quais são os melhores mirantes em São Thomé das Letras?
- Qual é a média de preços de hospedagem em São Thomé das Letras?
- É necessário guia para visitar as atrações de São Thomé das Letras?
- Como é a infraestrutura turística de São Thomé das Letras?
- Qual a melhor época para visitar São Thomé das Letras?
- Quais são as principais atrações turísticas de São Thomé das Letras?
- Onde se hospedar em São Thomé das Letras?
- Onde comer em São Thomé das Letras?
Com certeza vale a pena visitar as grutas em São Thomé das Letras! Cada uma oferece uma experiência única e contato direto com a natureza e a história da região.
Vou falar com um pouco mais detalhes sobre algumas das grutas que eu acho que merecem um destaque maior:
Gruta de São Thomé
A Gruta de São Thomé, por exemplo, é a mais famosa, situada bem no centro da cidade.
Além de ser facilmente acessível, ela carrega uma lenda interessante que diz que foi o lugar onde o apóstolo São Tomé teria aparecido, o que dá um toque místico à visita.
Gruta do Carimbado
Já a Gruta do Carimbado tem um ar mais misterioso. Muitos acreditam que ela é uma passagem secreta para Machu Picchu, no Peru!
O percurso até o fundo da gruta é desafiador, mas para quem gosta de aventura, é imperdível.
Gruta Sobradinho
A Gruta Sobradinho também é um ótimo passeio. Ela se destaca pelas belas formações rochosas e um riacho que passa pelo interior da caverna, criando um cenário incrível.
Aqui você pode combinar o passeio com uma caminhada pela natureza ao redor.
Se você gosta de natureza, aventura e uma pitada de misticismo, as grutas de São Thomé são visitas que você não pode perder!
Pessoal, eu ADOREI a história sobre a Gruta do Carimbado. Porém, eu fiquei sabendo que ela está aberta ao publico.
Alguém saber por que a Gruta do Carimbado foi fechada? Será que vai demorar muito para abrir ao público de novo?
A Gruta do Carimbado foi fechada por motivos de segurança. Dizem que as passagens internas da gruta são bem complicadas, e teve gente que se perdeu lá dentro.
Como é um lugar cheio de lendas, muita gente acabava se arriscando demais. Eu ouvi falar que o risco de alguém se perder ou sofrer algum acidente foi o principal motivo do fechamento. Melhor prevenir, né?
A Gruta do Carimbado está fechada por determinação do Ministério Público desde 2011. O acesso foi restrito devido a questões de segurança, como risco geológico, e também pela necessidade de preservar o meio ambiente.
Esses fatores tornaram a visitação perigosa, levando à decisão de fechar a gruta para proteger tanto os visitantes quanto o local.
Agora, em relação a quanto ela vai ser aberta ao público, não se tem nenhuma previsão ou ainda se isso irá acontecer algum dia.
O fechamento da Gruta do Carimbado rolou por questões ambientais e de preservação. Pelo que entendi, o fluxo de turistas estava começando a impactar o ecossistema da região.
Muita gente passava por lá e acabava danificando as formações naturais. E como o lugar é cercado de histórias e misticismo, a galera se empolgava, mas o cuidado com o meio ambiente nem sempre era prioridade.
Contudo, ainda assim São Thomé das Letras possui diversas outras grutas das quais valem a pena conhecer, como o pessoal nos comentários acima já mencionou.