Estou organizando uma viagem de 10 dias pelo Pará e estou considerando incluir a Ilha de Marajó. Gostaria de saber se vale a pena o deslocamento, como são as praias e o que tem de diferente para fazer por lá.
Incluir a Ilha de Marajó no roteiro pelo Pará é altamente recomendado, pois proporciona uma experiência singular e bastante distinta da vivida em Belém.
O destino encanta pela combinação de natureza exuberante, rica cultura local e patrimônio histórico.
Com paisagens impressionantes, uma fauna diversificada onde se destacam os icônicos búfalos e comunidades tradicionais acolhedoras, a ilha oferece um mergulho autêntico na essência amazônica.
Fui sozinha e me senti segura o tempo todo. A Ilha de Marajó tem uma vibe completamente diferente de Belém.
@ReginaldoBittencour, Sim, vale muito a pena incluir a Ilha de Marajó em uma viagem de 10 dias pelo Pará.
O deslocamento é simples, feito por balsa ou catamarã saindo de Belém (a travessia dura cerca de 2 a 3 horas), e o contraste com a capital é enorme lá, tudo é mais rústico, tranquilo e imerso na natureza.
As praias são lindas e amplas, com destaque para Barra Velha, Pesqueiro e Araruna, todas em Soure, que é a melhor cidade para se hospedar. As barracas de praia são simples, com boa comida e cerveja gelada, e o banho de mar é relaxante.
O que torna Marajó diferente e imperdível:
- A convivência com os búfalos (inclusive há patrulhas policiais montadas neles!)
- A culinária marajoara, com filé de búfalo, turu, peixes frescos e frutas regionais
- O ritmo local, com mototáxis, mercados simples e vida ribeirinha
- Passeios como o da Fazenda Bom Jesus, onde é possível ver a fauna local de perto
Com 3 ou 4 dias, você aproveita bem a ilha com calma.
Fomos com nossos dois filhos pequenos e adoramos, as praias são largas, de água tranquila e pouco movimentadas, perfeitas para crianças.
É uma experiência educativa e divertida para os pequenos. Só atenção com a infraestrutura é bem simples, então vá preparado.
Vale muito incluir sim, especialmente se você se interessa pela cultura amazônica. Em Marajó, você vê de perto como vivem comunidades tradicionais.
Os mercados, os artesanatos em couro de búfalo, a música, as danças… tudo tem um toque único. Visitei também o Museu do Marajó, que conta muito da história local e dos povos que ali viveram.
Olha, fui com muita expectativa e achei bonito, mas cansativo. O deslocamento até Soure é longo, e a infraestrutura não é das melhores.
Tem uma energia muito especial. Me hospedei em uma casa simples em Soure, conheci locais incríveis e comi como um rei gastando pouco.
A dica é levar dinheiro vivo e ter flexibilidade com horários o ritmo lá é outro.
A culinária é um espetáculo à parte provei o melhor peixe frito da vida na praia do Pesqueiro e o filé de búfalo no restaurante Paraíso Verde foi surreal.
@ReginaldoBittencour, aqui no site Viajantes temos muitos conteúdos, dá uma olhada:
https://viajantes.net/t/e-seguro-visitar-belem-atualmente/4158/12
https://viajantes.net/t/qual-e-o-melhor-roteiro-de-7-dias-pelo-para/4171/11
https://viajantes.net/t/precisa-tomar-alguma-vacina-para-viajar-ao-para/4175/11