Estou interessado em visitar Ribeirão Preto e gostaria de saber quais linhas de turismo oferecem roteiros que incluem esse destino.
Se você está falando de “linha de turismo” no sentido de roteiro/serviço turístico que roda pela cidade, a mais “óbvia” hoje em Ribeirão é a Rota da Cerveja de Ribeirão Preto. Ela funciona em esquema hop-on hop-off em datas específicas (e também tem opção de contratação), passando por cervejarias e paradas bem clássicas do rolê gastronômico da cidade.
Eu fiz com amigos e foi bem prático porque você não fica preocupado com deslocamento nem estacionamento.
Depende do que você chama de “linha de turismo”: dentro de Ribeirão, tem experiência pronta (tipo ônibus/rota com paradas); e, na região, tem rotas oficiais que incluem Ribeirão Preto como município participante em roteiros mais amplos. Eu já usei os dois estilos e funciona assim:
-
Rota da Cerveja (Ribeirão Preto): passeio urbano/gastronômico, com ônibus em circuito e paradas nas cervejarias (bem “turismo na prática”);
-
RODA SP – Rota Mogiana: roteiro regional com Ribeirão no conjunto de cidades atendidas (bom pra encaixar bate-voltas e combinar atrações);
-
Circuito Turístico Alta Mogiana (Rota da Arte e afins): proposta mais cultural/regional, com Ribeirão entre os destinos do circuito.
Se a sua ideia é conhecer “Ribeirão + região”, aí sim entra o RODA SP (Rota Mogiana), que coloca Ribeirão no mapa do roteiro regional.
Olha, eu fui pra Ribeirão com a ideia de “cidade do chope” e acabei pegando justamente a Rota da Cerveja: você compra o ingresso e vai circulando de ônibus entre as cervejarias do circuito, descendo onde quiser e voltando no próximo.
Mas também existem outras coisas legais para faze rna cidade. Dá uma olhadinha nesse vídeo, vai te ajudar a criar um roteiro:
Eu montaria seu plano pensando em qual “linha” combina mais com o seu estilo. Pra facilitar, segue um comparativo do que costuma aparecer com Ribeirão no roteiro:
| Opção de “linha/rota” | Tipo de passeio | Como é na prática | Quando vale mais a pena |
|---|---|---|---|
| Rota da Cerveja – Ribeirão Preto | Urbano + gastronômico | Ônibus em circuito (estilo hop-on hop-off) entre cervejarias/paradas | 1 dia na cidade, foco em cerveja e gastronomia |
| RODA SP – Rota Mogiana | Regional (multi-cidades) | Ribeirão aparece como uma das cidades do conjunto da rota | Viagem de fim de semana, combinando cidades da Mogiana |
| Circuito Turístico Alta Mogiana (Rota da Arte) | Cultural/regional | Ribeirão entra junto com cidades como Brodowski, Batatais, Franca etc. | Se você curte museus, história e roteiro cultural |
| Rotas do Vinho de SP – recorte Alta Mogiana | Enoturismo regional | A rota foca em vinícolas/experiências na Alta Mogiana | Pra quem quer “interior gastronômico” e vinícolas |
Aí é só escolher qual roteiro mais combina com o tipo de viagem que você quer fazer.
Só um cuidado: muita gente pergunta isso esperando algo tipo “melhor Linha Turismo para Curitiba”, e Ribeirão não é bem assim no dia a dia. O que mais chega perto de “linha” mesmo é evento/rota fechada, e aí a Rota da Cerveja é a que você encontra com mais clareza, porque tem o esquema de ônibus circulando e você vai parando nos pontos.
Se a sua ideia é conhecer “Ribeirão + região”, aí sim entra o RODA SP (Rota Mogiana), que coloca Ribeirão no mapa do roteiro regional.
Eu fui com a mesma dúvida e percebi que, na prática, o que resolve é escolher uma rota temática. Pra conhecer Ribeirão de um jeito organizado, a Rota da Cerveja foi a mais tranquila: você entra no circuito, faz as paradas, e não precisa ficar chamando carro toda hora.
Depois, pra esticar viagem, eu olhei essas rotas maiores da região (tipo Rota Mogiana/Alta Mogiana) porque aí Ribeirão vira um “hub” bom pra dormir e sair pros arredores. Se você me disser se quer mais rolê urbano ou interior/rural, dá pra escolher a melhor sem erro.