Pensando em viajar para fora do Brasil, mas com dúvida de qual o melhor lugar do país para fazer isso usando o real.
Tailândia! ![]()
Nos últimos anos, falar em viajar para a Tailândia vem sendo cada vez mais comum. Mas assim, apesar dessa ‘descoberta’, ainda vale muito a pena ir para lá. No quesito moeda, um real vale mais de 5 Baht tailandês, o que pode pesar um pouco mais de início são as passagens.
Tendo a moeda com essa valorização, uma das melhores experiência na Tailândia eu diria que são as visitas são os santuários de elefantes. Muito marcante ter essa proximidade com um animal imponente. É tudo muito ético, sabe? Os cuidados e o foco no bem-estar deles são maravilhosos.
No mais, eu recomendo explorar outras atrações. A culinária é bem exótica e eu particularmente gostei demais. Em viagem pela Tailândia não deixe jamais de conhecer os templos. Na capital, recomendo:
- Grand Palace
- Wat Phra Kaew
- Wat Pho
- Wat Arun
Além deles, se possível, visite o Wat Rong Khun, famoso Templo Branco. Um verdadeiro espetáculo visual. Uma das obras mais espetaculares que já tive o prazer de visitar e até pessoalmente parece inacreditável.
A América do Sul praticamente toda uma boa opção para viajar com o real valorizado. Países como Bolívia , por exemplo, acho que é a principal recomendação. Se fosse há alguns anos, citaria também o Peru.
Eu acompanhei esse canal que mostrou um pouco da viagem deles e por dia, foram 116 reais por pessoa na Bolívia por dia. Eles deram dicas ótimas como a de levar protetor solar direto do Brasil pelo fato de lá ser bem caro. Recomendo demais acompanhar e ver se faz sentido pra ti. Abraço!
Eu recomendo o Vietnã. A moeda do Brasil é muito valorizada em relação ao Dong: 1 real são mais de 4.500 Dong. O país tem um passado marcado e bem forte, mas no caso de viagem, vale decidir entre Saigon ou Hanói.
Na minha opinião, Hanói vale mais por um tripé simples:
- Templos em Hanói — Templo Ngoc Son, Quoc Pagoda, Quan Thanh
- Arquitetura antiga e estilo de vida menos agitado
- Lagos e, mais especificamente, a Baía de Ha Long, que fica há poucas horas de distância.
No mais, eu deixo uma ressalva: Saigon tem muitos atrativos, tipo o Museu da Guerra, que é uma parte histórica absurda. Mas por lá, eu diria que temos algo mais moderno. Como prefiro a parte histórica, fico com Hanói.
Na Europa tem a República Tcheca como excelente opção de custo benefício. É um destino um pouco mais fora da rota tradicional, mas igualmente lindo. Por lá, dá pra conhecer cultura europeia gastando pouco. Parece até irreal falar essa frase, mas dá.
A arquitetura é deslumbrante, tem castelos góticos, palácios incríveis e a Cidade Velha. Além disso, pra mim o top 3, em ordem:
- Relógio Astronômico
- Ponte Carlos
- Igreja de São Nicolau
Quem construiu esse relógio, estava muito inspirado!
Eu concordo demais com essa visão de que países da América do Sul são bons destinos, ainda mais considerando o câmbio. Explorar países poucos tradicionais podem valer muito a pena antes de ir diretamente para a Europa ou Estados Unidos.
Dá até pra se desfazer daquela máxima de que “quem converte não se diverte”.
Me lembro uma vez de ter visto sobre a Guatemala como um destino com alguns lugares bem paradisíacos. Acredito apenas que nós devemos planejar bem. Além disso, todo viajante tem que ter um pouquinho de espírito aventureiro e curiosidade!
Excelente a sua dica da Bolívia como país barato para viajar com real. Se quiser outras opções, dá uma olhada:
1. Argentina
O país tem uma boa conversão de moeda e custo acessível no dia a dia. Buenos Aires, Córdoba e Mendonza acredito ser os melhores destinos em custo-benefício. Uma das melhores vantagem é que dá pra montar roteiros variados, entre cultura, gastronomia e natureza.
2. Peru
Lima, Cusco e Arequipa oferece experiências culturais indescritíveis. Como principal dica, eu diria para se planejar bem em relação a Machu Picchu, como é uma atração extremamente bem famosa, pode encarecer a viagem. Mas ainda assim, o Peru é uma boa opção para viajar barato com o real.
3. Colômbia
Medellín, Bogotá e Cartagena é um trio de respeito quando o assunto é destino barato. Nos três é possível ter atrações gratuitas ou de baixo custo. Em Medellin eu diria facilmente a Comuna 13 e Plaza Botero. Na capital eu indico o Museu do Ouro. Praias, cidades históricas, vida urbana e natureza: todos são possíveis de encontrar na Colômbia com um orçamento relativamente enxuto.