Qual é o melhor roteiro de 7 dias pelo Pará?

Tenho uma semana livre e quero montar um roteiro que inclua Belém, Alter do Chão e, se possível, a Ilha de Marajó. Alguém tem sugestões de como organizar os dias e os deslocamentos?

5 curtidas

Comece por Belém,a diversidade e a beleza do Parque Zoobotânico Mangal das Garças oferecem uma imersão na cultura amazônica.

4 curtidas

Oi, tudo bem? Que incrível que você tem uma semana livre para explorar o Pará! Vou sugerir um roteiro equilibrado que inclui Belém, Alter do Chão e a Ilha do Marajó. Aqui vai uma ideia para os seus 7 dias de viagem:

Dia 1: Chegada em Belém

• Chegue a Belém e se instale em um hotel bem localizado, como o Atrium Hotel Quinta de Pedras ou o Hotel Grão Pará.

• Aproveite a tarde para fazer um passeio tranquilo pelo Centro Histórico de Belém, conhecendo o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas, e a Catedral Metropolitana.

• À noite, relaxe na Estação das Docas e aproveite a vista para a Baía do Guajará enquanto saboreia um prato típico.

Dia 2: Cultura e gastronomia em Belém

• Comece o dia com uma visita ao Mercado Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos da cidade, onde você pode conhecer as iguarias e artesanatos locais.

• Após o mercado, faça um tour guiado pelo Theatro da Paz, uma obra-prima do Ciclo da Borracha.

Dia 3: Ilha do Marajó

• Pela manhã, pegue um voo ou barco até a Ilha do Marajó (o deslocamento de barco leva cerca de 2h30).

• Visite as praias e aproveite a tranquilidade da ilha, além de conhecer o artesanato e as cerâmicas marajoaras.

Dia 4: Ilha do Marajó

• Continue sua exploração pela ilha, se gostar de natureza, você pode fazer um passeio até as zonas de campos alagados ou explorar a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Soure.

• Conheça mais sobre a vida local, como a criação de búfalos e a culinária marajoara.

• Aproveite a noite na ilha, com uma refeição simples e saborosa.

Dia 5: Viagem para Alter do Chão

• De manhã, retorne para Belém e siga para Alter do Chão. Você pode pegar um voo até Santarém (cerca de 1h30 de viagem) e, de lá, um transporte até Alter do Chão (cerca de 30 minutos).

• Após a chegada, aproveite as famosas praias de rio de Alter do Chão e relaxe.

• À noite, curta a atmosfera tranquila e a gastronomia local em um dos restaurantes à beira-rio.

Dia 6: Alter do Chão

• Passe o dia em Alter do Chão, explorando suas praias, como a Praia do Carapanari.
  • Se gostar de aventuras, considere uma visita à Floresta Nacional de Tapajós.
  • Aproveite o entardecer e experimente mais pratos amazônicos em Alter do Chão.

Dia 7: Retorno para Belém

• Volte para Belém pela manhã e use o dia para relaxar antes do seu voo de volta. Se tiver tempo, faça uma visita rápida ao Museu Paraense Emílio Goeldi ou ao Mangal das Garças.

• Aproveite o último jantar na cidade e aproveite o pôr do sol na Estação das Docas ou no Complexo Ver-o-Rio.

Com esse roteiro, você vai aproveitar bem a diversidade de experiências em Belém, Alter do Chão e Ilha do Marajó, equilibrando cultura, natureza e lazer.

5 curtidas

Fui ao Pará com o objetivo de entender a cultura e história dessa região tão rica. O primeiro destino foi Belém, onde a cidade me recebeu com sua arquitetura colonial e o Centro Histórico repleto de referências do período imperial.

4 curtidas

A visita ao Forte do Presépio foi uma imersão na história da cidade, e a Casa das Onze Janelas, com suas exposições de arte, me fez entender um pouco mais sobre a cultura paraense.

4 curtidas

Fui também até as praias da ilha, desertas e calmantes, onde passei horas observando a natureza.

O quarto dia foi ainda mais focado em cultura local, com uma visita a aldeias que preservam as tradições dos povos originários e a cerâmica marajoara, uma verdadeira arte que resiste ao tempo.

3 curtidas

No quinto dia, segui para Alter do Chão, onde a tranquilidade reinava. Passei os dias relaxando nas suas praias de rio, com águas claras e mornas, e fiz um passeio de barco pelo Rio Tapajós, com suas ilhas fluviais e uma paisagem de tirar o fôlego.

4 curtidas

No último dia, aproveitei para fazer uma trilha pela Floresta Nacional de Tapajós e fui em busca de mais histórias da Amazônia. Foi uma viagem de imersão profunda na história e cultura amazônica.

4 curtidas

Meu roteiro pelo Pará foi uma verdadeira viagem pelos sabores e ingredientes amazônicos. Comecei em Belém, onde fui direto ao Mercado Ver-o-Peso, o coração gastronômico da cidade.

4 curtidas

Alter do Chão, no final da viagem, não decepcionou. Ali, o peixe de rio é uma verdadeira atração, com destaque para o pacu e o tambaqui, sempre preparados de forma impecável.

Comi em vários restaurantes à beira do rio, onde o prato principal era sempre acompanhado de um delicioso arroz e farofa.

4 curtidas

Confiram esses conteúdos aqui, caso tenha interesse:

https://viajantes.net/t/qual-o-melhor-lugar-para-comprar-artesanato-tipico-do-para/4176/11
https://viajantes.net/t/precisa-tomar-alguma-vacina-para-viajar-ao-para/4175/11
https://viajantes.net/t/quais-sao-as-praias-de-rio-mais-bonitas-no-para/4168
https://viajantes.net/t/quanto-custa-em-media-uma-viagem-para-alter-do-chao-por-5-dias/4167

4 curtidas