Planejo visitar Machu Picchu. Qual a melhor época para evitar a temporada de chuvas?
Bom, eu já passei por essa mesma dúvida quando comecei a planejar minha viagem pra lá. Machu Picchu tem basicamente duas épocas no ano: a estação seca, de maio a setembro, e a chuvosa, que vai de novembro a março.
Se a sua ideia é fugir das chuvas, o melhor mesmo é ir entre maio e setembro. É nessa época que os dias ficam mais abertos, com bastante sol, as trilhas estão mais seguras e a chance de pegar neblina ou chuva forte é bem menor.
Só que tem um detalhe: justamente por ser a melhor época, também é quando o lugar fica mais cheio, especialmente em junho, julho e agosto.
Agora, se você não gosta de multidão e prefere algo mais tranquilo, vale considerar abril ou outubro. Esses meses são de transição, então ainda chove pouco, mas não tem tanta gente quanto no auge da alta temporada.
Eu, pessoalmente, acho abril uma ótima escolha, porque a paisagem fica verdinha por causa das chuvas do verão e, ao mesmo tempo, você já tem um clima bem mais estável.
Fevereiro é o único mês que eu realmente não recomendaria, porque além de ser o mais chuvoso, a Trilha Inca fecha para manutenção. Já janeiro e março também podem ser complicados pelo excesso de chuva.
Fabricia, pra facilitar a sua escolha, montei uma tabela com as diferenças de cada período do ano em Machu Picchu. Assim dá pra comparar de forma rápida e ver o que mais combina com a sua viagem:
| Época do ano | Clima e chuvas | Movimento de turistas | Observações principais |
|---|---|---|---|
| Janeiro e Fevereiro | Chuvas intensas, trilhas escorregadias | Poucos turistas | Fevereiro: Trilha Inca fechada |
| Março | Ainda chuvoso, mas começando a melhorar | Movimento baixo | Paisagem bem verde |
| Abril | Transição para a seca, pouca chuva | Movimento moderado | Bom equilíbrio entre clima e público |
| Maio a Setembro | Estação seca, céu aberto, dias ensolarados | Alta temporada, muitos turistas | Melhor época para evitar chuvas, mas com lotação |
| Outubro | Transição para a chuva, clima ainda estável | Movimento moderado | Boa alternativa para fugir da multidão |
| Novembro e Dezembro | Início da estação chuvosa | Menos turistas | Chuvas podem atrapalhar a experiência |
Olá!! Eu fui a Machu Picchu em setembro e recomendo muito essa época. Peguei dias ensolarados, quase nada de chuva e a paisagem estava incrível. A única coisa é que havia bastante gente, então precisei comprar ingresso com antecedência.
Conversei com outros viajantes que foram em abril e outubro e disseram que curtiram muito também, porque encontraram clima bom e menos turistas.
Então, se você quiser céu limpo, vá entre maio e setembro, mas se preferir menos movimento, abril ou outubro podem ser a melhor escolha.
Olha, não tem época ruim pra Machu Picchu, mas com certeza tem épocas mais confortáveis. Eu, particularmente, acho abril e outubro perfeitos, porque a cidade não está lotada e o clima ajuda bastante.
Claro que maio a setembro é o auge, céu azul e quase sem chuva, mas prepare-se para dividir o espaço com muita gente. Se você puder, evite fevereiro, que é quando chove muito e a Trilha Inca fecha.