Quais trilhas oferecem as melhores vistas no Parque Nacional do Itatiaia?

Estou indo ao Itatiaia e quero fazer trilhas com boas vistas. Quais vocês recomendam?

6 curtidas

Eu fiz a trilha até o Pico das Agulhas Negras e, na minha opinião, é a vista mais impressionante do parque. É a montanha mais alta da região e a quinta mais alta do Brasil, então a sensação de chegar no topo é indescritível.

A trilha é pesada, precisa de guia em alguns trechos de escalaminhada, mas vale muito a pena. Se você gosta de aventura e está disposto a encarar um desafio, não tem como sair de lá sem fazer essa.

4 curtidas

Uma trilha que recomendo bastante é a do Morro do Couto. Ela é considerada uma das mais fáceis da parte alta do parque e ainda assim oferece um visual incrível.

Do cume, você consegue ver as Agulhas Negras de frente e boa parte da Serra da Mantiqueira. É uma opção perfeita se você quer vistas bonitas sem enfrentar um percurso tão difícil. Fiz em um ritmo tranquilo e em menos de 2 horas já estava no topo.

5 curtidas

Se você curte algo mais leve e ainda assim com vistas bonitas, recomendo a trilha até o Lago Azul. Não é longa, é de dificuldade fácil a moderada, e no caminho você já encontra várias cachoeiras. O lago em si tem uma cor linda e rende fotos maravilhosas. Claro que não tem o mesmo impacto das trilhas da parte alta, mas pra quem quer algo mais tranquilo, é uma ótima opção.

Já que gosta de trilhas, indico esse artigo aqui dentro do fórum, vale dar uma olhada:

Quantas trilhas tem em Bombinhas?

4 curtidas

Eu gostei muito da trilha da Pedra do Altar. O caminho é relativamente curto, mas a vista do topo é incrível, dá pra ver bem as Agulhas Negras e outras formações do parque.

É um bom meio-termo: não exige tanto quanto Agulhas ou Prateleiras, mas ainda entrega uma vista panorâmica incrível. Fiz em um fim de tarde e foi uma das experiências mais bonitas que já tive em trilha.

5 curtidas

Outro ponto que pouca gente comenta, mas que achei maravilhoso, é a trilha até a Pedra do Sino de Itatiaia. É longa e cansativa, mas o visual compensa cada passo. Do cume, a vista da Serra do Mar e da Mantiqueira é espetacular. Se você tiver tempo e disposição, é uma das trilhas mais completas do parque. Só recomendo ir preparado, porque é um percurso mais puxado.

4 curtidas

Pra quem quer aproveitar o parque sem se desgastar tanto, recomendo o Circuito das Cachoeiras, na parte baixa. Você vai passando por várias quedas d’água lindíssimas, com trechos de mata bem preservada.

Não é a trilha mais famosa pelas vistas de montanha, mas as paisagens naturais ao longo do caminho são belíssimas e dão aquela sensação de contato direto com a natureza. Vale muito a pena, especialmente se não estiver no pique das trilhas longas da parte alta.

5 curtidas