Quais são os pontos históricos relacionados ao ouro em Curitiba?

Fascinado pela história do ouro no Paraná. Gostaria de saber quais locais em Curitiba estão relacionados a essa época.

2 curtidas

Poucos sabem, mas o Paraná foi pioneiro na exploração de ouro no Brasil. Para aprender um pouco mais sobre essa relação entre o estado, Curitiba e a mineração de ouro, eu recomendo o Museu Paranaense.

Por lá, há um acervo numismático e geológico muito interessante que apresenta em detalhes como a região atraiu mineradores. Em geral, pensamos logo em Minas Gerais, mas a mineração no Paraná começou bem antes.

A atual Curitiba teve a Vila fundada justamente por conta dos locais de mineração próximos e dos garimpeiros. Se curtir história, vale demais. Eu diria até que é uma parada obrigatória. O MUPA é lindo por dentro e por fora, quando estive por lá, foi uma visitação riquíssima!

• Rua Kellers, 289 — Centro Histórico de Curitiba
  • Entrada gratuita todos os dias.
1 curtida

Praça Tiradentes e Praça Borges de Macedo.

A praça Tiradentes é o marco Zero da cidade, então é imprescindível conhecer de todo modo. Bem próximo dali, há na Praça Borges de Macedo restos da estrutura onde ficava o Pelourinho.

Mais do que apenas o Ciclo do Ouro, ambos os locais mostram um pouco do domínio português sobre o território brasileiro e mais especificamente Curitiba. Além disso, os mineradores se estabeleceram ali há alguns séculos.

Toda história tem um começo, a do ouro em Curitiba e a da própria capital começa ali. A Basílica também é muito bonita, vale a visita!

1 curtida

O Memorial de Curitiba é um ótimo lugar. Me lembro ter visitado o Paraná há alguns anos e passei por uma exposição sobre a cidade que contava um pouco da história da cidade, fundada em 1963, e lembro de ter ficado encantada com essa questão da mineração, que não fazia muita ideia.

Vi o pessoal comentando sobre a Praça Tiradentes e a Basílica, a parte boa é que o Memorial é bem pertinho. Tudo ali no Centro Histórico. Não sei se está planejando fazer um roteiro completo ou conhecer algo específico, mas dependendo, segue uma sugestão para conhecer Curitiba.

• Praça Tiradentes
  • Memorial de Curitiba
  • Praça Borges de Macedo
  • Basílica de Curitiba
  • Museu de Arte Sacra

O Museu Paranaense também dá pra incluir, mas aí depende de como estará seu dia e o tamanho da curiosidade em explorar tudo em um dia só. Boa viagem!

1 curtida

O Parque Barigui foi, há muito tempo, um local de mineração de ouro em Curitiba. Atualmente não tem resquícios dessa época, mas é ótimo para passar o dia, conhecer, e desfrutar de um dia calmo. É um dos maiores parque da cidade. Eu adoro lá, e pensar nessa questão de extração, deixa tudo ainda mais interessante.

Se puder dar uma recomendação próxima de Curitiba, a Trilha do Ouro, em Campo Magro também é legal. São cerca de 20 km da capital para lá, bem pertinho. Ao fazer o passeio, você consegue ver no leito do rio marcas das mudanças causadas pelos garimpeiros.

A trilha é bem simples, confesso. Mas assim, dá a dimensão visual dessa questão do ouro na cidade. Ah, mais uma curiosidade, atualmente, só existe uma mina de ouro ativa no Paraná.

1 curtida

Nossa, esse roteiro parece incrível. Estava planejando uma viagem para Curitiba e é ótimo saber que a cidade tem mais que só o Opera de Arame e o Jardim Botânico. Moça, tu quase me convenceu a ir para Curitiba haha :heart_hands:t2:

1 curtida