Fascinado pela história do ouro no Paraná. Gostaria de saber quais locais em Curitiba estão relacionados a essa época.
Poucos sabem, mas o Paraná foi pioneiro na exploração de ouro no Brasil. Para aprender um pouco mais sobre essa relação entre o estado, Curitiba e a mineração de ouro, eu recomendo o Museu Paranaense.
Por lá, há um acervo numismático e geológico muito interessante que apresenta em detalhes como a região atraiu mineradores. Em geral, pensamos logo em Minas Gerais, mas a mineração no Paraná começou bem antes.
A atual Curitiba teve a Vila fundada justamente por conta dos locais de mineração próximos e dos garimpeiros. Se curtir história, vale demais. Eu diria até que é uma parada obrigatória. O MUPA é lindo por dentro e por fora, quando estive por lá, foi uma visitação riquíssima!
- Rua Kellers, 289 — Centro Histórico de Curitiba
- Entrada gratuita todos os dias.
Praça Tiradentes e Praça Borges de Macedo.
A praça Tiradentes é o marco Zero da cidade, então é imprescindível conhecer de todo modo. Bem próximo dali, há na Praça Borges de Macedo restos da estrutura onde ficava o Pelourinho.
Mais do que apenas o Ciclo do Ouro, ambos os locais mostram um pouco do domínio português sobre o território brasileiro e mais especificamente Curitiba. Além disso, os mineradores se estabeleceram ali há alguns séculos.
Toda história tem um começo, a do ouro em Curitiba e a da própria capital começa ali. A Basílica também é muito bonita, vale a visita!
O Memorial de Curitiba é um ótimo lugar. Me lembro ter visitado o Paraná há alguns anos e passei por uma exposição sobre a cidade que contava um pouco da história da cidade, fundada em 1963, e lembro de ter ficado encantada com essa questão da mineração, que não fazia muita ideia.
Vi o pessoal comentando sobre a Praça Tiradentes e a Basílica, a parte boa é que o Memorial é bem pertinho. Tudo ali no Centro Histórico. Não sei se está planejando fazer um roteiro completo ou conhecer algo específico, mas dependendo, segue uma sugestão para conhecer Curitiba.
- Praça Tiradentes
- Memorial de Curitiba
- Praça Borges de Macedo
- Basílica de Curitiba
- Museu de Arte Sacra
O Museu Paranaense também dá pra incluir, mas aí depende de como estará seu dia e o tamanho da curiosidade em explorar tudo em um dia só. Boa viagem!
O Parque Barigui foi, há muito tempo, um local de mineração de ouro em Curitiba. Atualmente não tem resquícios dessa época, mas é ótimo para passar o dia, conhecer, e desfrutar de um dia calmo. É um dos maiores parque da cidade. Eu adoro lá, e pensar nessa questão de extração, deixa tudo ainda mais interessante.
Se puder dar uma recomendação próxima de Curitiba, a Trilha do Ouro, em Campo Magro também é legal. São cerca de 20 km da capital para lá, bem pertinho. Ao fazer o passeio, você consegue ver no leito do rio marcas das mudanças causadas pelos garimpeiros.
A trilha é bem simples, confesso. Mas assim, dá a dimensão visual dessa questão do ouro na cidade. Ah, mais uma curiosidade, atualmente, só existe uma mina de ouro ativa no Paraná.
Nossa, esse roteiro parece incrível. Estava planejando uma viagem para Curitiba e é ótimo saber que a cidade tem mais que só o Opera de Arame e o Jardim Botânico. Moça, tu quase me convenceu a ir para Curitiba haha ![]()