Quais são os melhores lugares para voar de parapente no Paraná?

Estou interessada em saltar de parapente e vou para o Paraná. Onde posso praticar?

6 curtidas

Eu já saltei de parapente no Morro do Anhangava, em Quatro Barras (região metropolitana de Curitiba), e posso dizer que foi uma das experiências mais marcantes que tive no Paraná. O lugar é praticamente um clássico do voo livre no estado.

O acesso é feito pelo Parque Estadual da Serra da Baitaca, e antes de subir é preciso fazer um cadastro rápido na entrada. A trilha até a rampa de decolagem é puxada quando você está com o equipamento nas costas (no meu caso levou quase duas horas). O caminho alterna trechos de lajeado, pedras e partes mais íngremes, mas a vista já começa a recompensar ainda durante a subida.

Lá em cima, a rampa natural oferece um visual incrível da Serra do Mar e de Curitiba ao fundo. O voo em si costuma ser generoso, com térmicas boas quase o ano inteiro. O pouso é em áreas descampadas na base, mas exige planejamento porque não há tantos pontos alternativos assim.

Se você busca uma combinação de desafio físico, contato com a natureza e um voo cheio de possibilidades, eu recomendo muito o Anhangava. Para mim, valeu cada passo da trilha e cada minuto no ar.

6 curtidas

Olá. Eu nunca saltei de parapente, mas dei uma pesquisada na internet pra te ajudar. Vi que o Paraná tem vários pontos interessantes, então eu vou listar os que encontrei:

Morro do Anhangava (Quatro Barras)

Um dos picos mais tradicionais da Grande Curitiba. O acesso exige encarar uma trilha até a rampa, nada impossível, mas é bom ir de tênis e com água.

Em compensação, o visual de serra e as térmicas costumam recompensar o esforço, especialmente em dias de estabilidade atmosférica.

O pouso pede atenção: a oferta de campos abertos é limitada, então planejamento e briefing com pilotos locais fazem toda a diferença.

Pico do Capivari (Campina Grande do Sul)

Também na região metropolitana, costuma agradar pela logística: há estrada até próximo da rampa e estacionamento ao lado, o que facilita levar equipamento.

Em dias bons, pilotos relatam possibilidades de voos mais longos, inclusive com deriva rumo ao litoral. Ventos moderados e teto razoável tendem a favorecer permanência em voo.

Rampa do Cal (Campo Largo)

Perto de Curitiba, é uma alternativa prática quando o objetivo é reduzir desgaste de subida: há relatos até de apoio com trator para levar os equipamentos na última parte.

O local aceita diferentes janelas de vento, mas, como sempre, vale confirmar a orientação predominante no dia. Costuma ser procurado por quem quer treinar decolagens com mais tranquilidade logística.

Resumo rápido: logística amigável, boa para treinos e decolagens consistentes.

Pico Agudo (Japira)

Mais ao interior, é referência do voo livre e frequentemente recebe encontros e provas. A altitude e o relevo oferecem voos com ótima leitura de relevo/varandas térmicas, e o visual é daqueles de encher os olhos.

O ponto de atenção é a distância a partir de Curitiba: deslocamento maior, exigindo planejamento de transporte, hospedagem e apoio de resgate.

Ou seja, trata-se de um cenário forte para performance, mas demanda logística antecipada. Por isso, caso queira ir pra lá, é válido se planejar com antecedência.

Morro do Boi (Matinhos)

No litoral, mistura voo e paisagem de costa, nascer ou fim de tarde aqui podem ser memoráveis.

Por outro lado, a dinâmica do vento marítimo é mais caprichosa: variações de direção e intensidade podem encurtar ou inviabilizar a janela de voo. Checar marés e boletins costeiros ajuda a evitar frustração.

Três Morrinhos (Terra Rica)

Mais ao noroeste do estado, costuma ser alternativa interessante para quem está na região.

A pressão de pista e “concorrência” de pilotos tende a ser menor que nos arredores da capital, o que favorece voos tranquilos para quem está começando a explorar novos sítios, desde que com orientação local.

Tibagi (Rampa da Comuna)

No centro do estado, bastante utilizada por pilotos da região. Em tempo seco, o acesso costuma ser ok; em dias de chuva, a estrada pode complicar, melhor evitar para não atolar nem danificar o carro.

Quando abre, oferece aquele visual de campos e relevo suaves, com voos agradáveis em dias de estabilidade moderada.

Dicas práticas antes de escolher o pico

• Fale com o clube local (briefing de decolagem/pouso e regras do sítio).
  • Cheque vento e teto no dia (aplicativos + relato de pilotos no local).
  • Planeje o resgate (pontos de pouso, sinal de celular e rota de saída).
  • Leve o básico: água, protetor, corta-vento leve e lanche rápido.
  • Se for seu primeiro voo, priorize voo duplo com instrutor e picos de acesso fácil (Capivari/Cal).
6 curtidas

Oi! Dá uma olhada nesses vídeos aqui que podem te ajudar a ter ideia de onde ir para saltar!

4 curtidas

Montei uma tabela com alguns lugares no Paraná para saltar de parapente, com informações básicas que podem te ajudar a decidir:

Local Cidade/Região Acesso Destaques Pontos de Atenção
Morro do Anhangava Quatro Barras (próx. Curitiba) Trilha a pé (~40–60 min) Visual da Serra do Mar, boas térmicas Poucos pousos alternativos, subida cansativa
Pico do Capivari Campina Grande do Sul Estrada até perto da rampa, estacionamento Possibilidade de voo longo até o litoral Estrutura simples, sem muitos serviços
Rampa do Cal Campo Largo Acesso facilitado, apoio de trator p/ equipamentos Voo em vários quadrantes Espaço pode ser limitado em dias movimentados
Pico Agudo Japira (interior) Estrada até o topo (pode ter trechos ruins) Altitude alta, palco de campeonatos Distante de Curitiba, depende do vento certo
Morro do Boi Matinhos (litoral) Estrada até próximo da rampa Vista do mar e da orla Vento marítimo instável, exige condições ideais
Tibagi (Rampa da Comuna) Tibagi (centro do estado) Estrada, mas pode ficar ruim na chuva Boa opção p/ região central Acesso pode ser difícil em dias chuvosos
5 curtidas

Eu já saltei no Pico do Capivari (Campina Grande do Sul) e no Morro do Boi (Matinhos), e dá para dizer que a experiência em cada um deles é bem diferente, tanto pelo visual quanto pelas condições de voo.

No Pico do Capivari, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a facilidade de acesso. Você chega de carro praticamente até a rampa, tem estacionamento ali perto, então não tem aquele desgaste de trilha pesada como em outros pontos. O lugar é muito procurado justamente por isso, e a vista da serra é incrível. O voo tem potencial para ser longo, com possibilidade de se estender até o litoral em dias de condição boa. No meu caso, o vento estava cooperando e consegui aproveitar bastante as térmicas. Só senti falta de uma estrutura mais completa no local, tipo lanchonete ou apoio maior, mas nada que atrapalhe a experiência de verdade.

Já no Morro do Boi, a sensação foi totalmente diferente. O fato de estar no litoral muda tudo: decolar ali e ver o mar na frente é surreal. O voo tem muito mais aquele lado “visual” de apreciar a paisagem. É lindo mesmo. Mas, ao mesmo tempo, achei as condições de vento bem mais imprevisíveis que no Capivari. Tive que esperar mais tempo para pegar o momento certo para decolar, e isso exigiu mais paciência e cuidado. Também é um local que, dependendo do dia, pode ficar um pouco instável e acabar limitando a duração do voo.

Comparando os dois:

• Se a ideia é praticidade e voar bastante, o Pico do Capivari ganha fácil, principalmente pelo acesso e pela consistência das térmicas.

• Se o objetivo é um voo inesquecível pelo visual, o Morro do Boi é imbatível — não tem nada como voar com a vista do mar logo abaixo.

No fim das contas, cada um tem seu charme. O Capivari é mais técnico e previsível, enquanto o Morro do Boi é mais sobre a beleza e a experiência de voar sobre o litoral.

5 curtidas