Estou procurando por sugestões de áreas ou campings para acampar em Blumenau, considerando aspectos como infraestrutura, segurança e proximidade de pontos turísticos ou áreas naturais.
Eu já acampei algumas vezes lá. Se você quer ficar dentro de Blumenau, que acho bem mais tranquilidade, eu começaria pelo Camping Florestal (bairro Velha). O que eu gostei nele é que é perto de tudo. Você tem o clima de camping e uma localização boa.
Inclusive, a localização ajuda muito no quesito segurança, porque fica em frente ao 10º BPM, então tem movimento e presença policial na área, algo que me deixou bem mais tranquila.
Tem uma infraestrutura boa também. Costuma atender bem quem quer o básico bem feito: espaço para montar barraca, área mais organizada e acesso fácil para mercado/farmácia. Para passeios, eu achei ótimo. Recomendo!
Já faz um tempo que não acampo, mas quando eu queria mais conforto de estrutura para banho, lazer e “plano B” caso chova, eu optava o Parque Recanto dos Anjos, na Itoupava Central. A vibe é bem família e, para mim, o diferencial é ter uma estrutura legal.
Eu fui com a expectativa de “camping raiz”, mas acabei curtindo esse estilo mais prático: dá para montar a barraca e, no mesmo dia, aproveitar o espaço do parque, o que ajuda quando tem criança ou quando o grupo é misto, que foi o meu caso kkk
De localização, achei bom por ficar em Blumenau e ao mesmo tempo mais perto de áreas verdes e roteiros do Vale Europeu, então dá para fazer bate-volta e voltar para dormir com mais conforto. Só não sei se ainda funciona, vale a pena dar uma olhada.
Olhar, pra fugir do barulho, eu tive uma experiência bem legal no Parque Spitzkopf, região do Progresso. Para mim, ele funciona para quem quer um camping com cara de refúgio, com mais verde em volta e um clima que combina com trilha, descanso e noite mais silenciosa.
Eu gosto desse tipo de lugar porque, em geral, a segurança vem muito do controle de entrada e do perfil do público: quem está ali costuma estar pela proposta de natureza, e isso muda o ambiente.
Para turismo, eu achei interessante porque você consegue alternar: um dia mais natural e, se quiser, no outro dia descer para conhecer Centro, museus e cervejarias sem ficar longe. Eu recomendo ir com a mentalidade de levar o que você precisa para a barraca e respeitar as regras do espaço, porque é o tipo de camping que fica melhor quando todo mundo colabora com silêncio e organização.
Eu já acampei algumas vezes em Blumenau e região e vou comentar aqui o que achei.
- Camping Remanso Açu: gostei bastante da proposta dele porque fica às margens do rio Itajaí-Açu, então o visual e o clima são bem agradáveis. A estrutura costuma atender bem, com energia elétrica e chuveiro quente, o que já facilita bastante para quem não quer passar perrengue. Muito bom pelo ambiente familiar, a tranquilidade e o contato direto com a natureza.
- Camping Recanto Silvestre: quem gosta de área verde organizada e espaço para curtir o dia inteiro é perfeito. O gramado é lindo, é perto do rio e da estrutura com banheiros e áreas cobertas. Eu vejo que ele agrada bastante famílias e grupos de amigos, principalmente pela sensação de segurança e pelo ambiente mais controlado. Um ponto importante é que em feriados costuma ficar mais movimentado.
- Spitzkopf: esse é um parque. Tem trilhas, natureza linda. Considero uma das experiências mais interessantes em Blumenau. A área é bem arborizada e tem aquela sensação de refúgio. É bem silencioso, tem vista das montanhas, e dá pra alternar entre camping e chalé. Um ponto de atenção é a organização e os itens que vai levar.
- Camping Florestal: muito prático! Fica perto da Vila Germânica, mercados e restaurantes. Para mim, isso é ótimo quando a viagem é curta. Único ponto que pode incomodar é que por estar em área mais urbana, o clima não é tão isolado quanto um camping mais afastado.
No fim das contas, a melhor escolha depende muito do que você procura: mais natureza e silêncio ou mais estrutura e proximidade da cidade.