Gostaria de praticar canoagem no Amazonas. Quais são os melhores locais para isso?
No começo do ano passado fiz um passeio no Rio Jauaperi e achei incrível. Ao todo, o meu passeio com a minha esposa foi de dez dias. Nós fechamos o passeio com a Amazon Mystery Tours e quem acompanhou essa aventura foi o Erikes.
Ele é completamente apaixonado por lá, sai com a sensação de que conheci a verdadeira floresta tropical, sabe? Toda a expedição que tive foi ótima.
- Canoagem
- Comida
- Cachoeiras
- Acampamento
- Vida Selvagem
Essa lista é só algumas coisas que para mim se destacaram nessa viagem. Foi bem imersiva a experiência, com certeza tá no meu top 3 viagens da vida!
Rio Urubu. Cara, vai ser uma ótima opção, fiz uma viagem de cinco dias por lá e consegui ter uma experiência bem marcante: corredeiras, águas fáceis de remar e alguns momentos guiar na mão por conta das rochas.
Eu fiz de caiaque. Ao longo dos dias são algumas horas, mas consegui fazer tudo bem-planejado. Então teve pausa pra descanso, almoço e café da manhã bem organizadinhos. Esse vídeo dá um pouco da dimensão de como é um trecho.
Boa tarde, amigo! Como cê tá? Uma recomendação de passeio mais geral no Amazonas, mas que também vai encontrar oportunidades, é Parque Nacional de Anavilhanas. Fica em Novo Airão, mais especificamente.
Falando de uma forma mais nerd, é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade. São umas 400 ilhas e 60 lagos.
É um verdadeiro paraíso e super extenso, até por isso eu recomendo cê olhar direitinho questão de quanto tempo vai viajar e principalmente com quem cê vai fazer os passeios. No caso da canoagem, tem bastante oferta e é bom pra poder explorar bem de pertinho, onde os barcos maiores não entram.
No mais, de dica, é o de sempre
- Água. Pensa num lugar quente é o Norte desse país
- Protetor Solar
- Repelente. Sei que é uma dica básica, mas tu vai me agradecer, confia.
Se estiver buscando passeios pelos igapós e igarapés, eu recomendo Tefé. Para os locais é bem comum o deslocamento por lá, mas também dá para se aventurar no ecoturismo por lá. Além disso, é o coração da Amazônia e tem também o encontro das Águas.
Anavilhanas é o melhor passeio que já fiz na vida!!! Uma beleza que só a natureza é capaz de fazer. Deus abençoe e boa viagem! ![]()
O estado do Amazonas (Brasil) é um dos destinos mais incríveis do mundo para quem quer praticar canoagem ou caiaque, graças à sua enorme rede de rios, igarapés, igapós e florestas inundadas. Aqui estão alguns dos melhores lugares e experiências para você considerar:
1. Rio Negro e seus afluentes (próximo a Manaus)
- A região ao redor de Manaus é extremamente popular para passeios de canoagem no Rio Negro e canais menores.
- Você pode fazer atividades de meio dia ou expedições guiadas por operadores locais, explorando igarapés e pequenas águas protegidas.
- Esses passeios normalmente incluem observação de fauna como golfinhos-boto e aves, além de oportunidades para apreciar o pôr do sol na água.
2. Novo Airão – Explorar tributários do Rio Negro
Novo Airão é um destino excelente para canoagem com foco mais natural e selvagem, ideal para quem quer remadas longas em ambientes tranquilos e cheios de vida selvagem.
A região tem igarapés e canais que permitem passeios calmos entre a floresta e as margens pantanosas.
Oi, @pedrosantos tudo bem? Então, eu conheço alguns locais para praticar canoagem no Amazonas que são bem interessantes. Dentre eles, posso mencionar os seguintes:
Rio Juma – Canoagem com pôr do sol
O Rio Juma (acessível por tours saindo de Manaus) é conhecido por suas paisagens espetaculares e ambientes mais isolados.
É especialmente bonito no fim da tarde, quando o sol se põe sobre as águas.
Rio Urubu – Expedições mais aventureiras
Passeios pelo Rio Urubu proporcionam trechos de canoagem em águas mais tranquilas e cenários densos de floresta.
Geralmente fazem parte de expedições de vários dias com acampamento e imersão total na natureza.
##. Igarapés e igapós inundados (na época de cheia)
Durante a temporada de cheia, muitos rios menores e áreas de igapó ficam acessíveis por caiaque, oferecendo uma experiência única de remada por entre árvores alagadas e biodiversidade rica.
Dicas para sua viagem
- Melhor época: a estação seca (geralmente entre junho e novembro) costuma ser mais fácil para planejar remadas seguras e aproveitar trilhas aquáticas.
- Guias locais: viajar com operadores experientes garante segurança e acesso a trechos menos conhecidos dos rios.
- Natureza: muitos desses passeios combinam canoagem com observação de golfinhos-boto, aves tropicais e a flora amazônica.