Adoro observar estrelas e vou estar no Sertão do Piauí. Onde é o melhor ponto para isso?
O Sertão do Piauí é um dos melhores lugares do Brasil para observar o céu noturno, principalmente por causa da baixa poluição luminosa, do clima seco e da grande quantidade de áreas naturais afastadas de centros urbanos.
Os dois principais destaques são a Serra da Capivara e a Serra das Confusões. Na Serra da Capivara, especialmente nos arredores de São Raimundo Nonato, o céu é extremamente limpo e permite ver constelações, a Via Láctea e até meteoros a olho nu. Já a Serra das Confusões é ainda mais isolada, ideal para quem busca silêncio total e escuridão absoluta.
Para aproveitar melhor, o ideal é observar em noites sem lua, longe de vilas e estradas, e preferir os meses mais secos. Mesmo fora dos parques, em áreas rurais do sertão, a experiência já é impressionante.
Sem dúvida, Serra da Capivara é um dos melhores lugares. Pouquíssima poluição luminosa e céu absurdamente estrelado.
Fui para a região de São Raimundo Nonato e fiquei impressionado com o céu à noite. Mesmo fora do parque, já dá para ver a Via Láctea a olho nu. Dentro da Serra da Capivara, então, é surreal.
Muita gente fala da Serra da Capivara, mas a Serra das Confusões também é excelente para observar estrelas, ainda mais por ser menos visitada.
A Serra da Capivara é mais estruturada e famosa, enquanto a Serra das Confusões é mais isolada e silenciosa. Para quem quer céu totalmente escuro e zero interferência, a Confusões ganha fácil.
Se você curte astrofotografia, o Sertão do Piauí é perfeito. Céu limpo, ar seco e praticamente nenhuma luz artificial fora das cidades.
Algumas dicas que me ajudaram bastante em uma observação:
-
Evite cidades grandes e postes de luz
-
Prefira noites sem lua
-
Vá para áreas mais altas ou afastadas
-
Leve lanterna com luz vermelha para não prejudicar a visão noturna
Nunca vi um céu tão estrelado quanto no interior do Piauí. Dá para passar horas só olhando.
Se for sua primeira vez observando o céu no sertão, recomendo ficar hospedado perto de São Raimundo Nonato e combinar passeios diurnos no parque com observação noturna fora da cidade.
Os meses mais secos costumam ser melhores, porque quase não tem nuvem e o céu fica muito mais limpo.